Lista completa de Questões de Artes do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Igreja Matriz de Itaboraí é um dos prédios tombados em 1970 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por sua importância histórica e artística para a cidade e para a cultura brasileira. Essa edificação deve ser denominada e caracterizada como:
Igreja Matriz de São Joaquim, apresentando uma fachada em estilo Rococó
Igreja Matriz de São João Batista, apresentando uma torre sineira e um traçado Barroco
Igreja Matriz de São Brás, com linhas neoclássicas, por causa da reforma que recebeu
Igreja Matriz de São Caetano, com linhas maneiristas e barrocas
Igreja Matriz de São Lourenço, com seu traçado Barroco, onde avultam 2 torres sineiras
Uma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como:
manifestações culturais.
práticas lúdicas.
eventos sociais.
brincadeiras infantis.
apresentações eruditas.
Conforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de:
atenção, concentração e observação.
técnica, interação e raciocínio.
teoria, motivação e memória.
hiperatividade, criatividade e estilo.
competitividade, intuição e raciocínio.
Quando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a:
aculturação.
identificação
imaginação.
superação.
erudição.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão.
O processo cultural é formado por diferentes linguagens artísticas. Acerca dessas linguagens, assinale a opção incorreta.
A dança lida principalmente com o movimento.
As artes plásticas têm como essência a linguagem visual.
A música é essencialmente uma arte sonora.
O teatro lida exclusivamente com a linguagem verbal.
Augusto Boal criou uma forma de teatro que tem como princípios básicos a transformação do espectador em protagonista da ação teatral e, também, a tentativa de, através dessa transformação, modificar a sociedade, e não apenas interpretá-la. Trata-se do Teatro:
Social.
Progressista.
Novo.
da Renovação.
do Oprimido.
No teatro de Augusto Boal, existem dois modos de encenação que diferem entre si, pelo fato de o espectador ter ou não a consciência de sua própria participação na ação. O espectador participa da ação, sem ter consciência disso, em que tipo de Teatro?
Arena.
Manipulado.
Invisível.
Inconsciente.
Fórum.
As proporções ideais do corpo humano variam conforme a idade do sujeito. Como método, muitos artistas utilizam a medida da cabeça para estabelecer a altura do individuo. Levando em consideração essa metodologia, assinale a alternativa correta quanto à proporção ideal do corpo a ser desenhado.
Em uma criança de cinco anos, a proporção ideal corresponde à medida de cinco cabeças.
Em uma criança de um ano, a proporção ideal corresponde à medida de quatro cabeças.
Em um homem adulto, a proporção ideal corresponde à medida de nove cabeças.
Em uma criança de dez anos, a proporção ideal corresponde à medida de seis cabeças.
Em uma criança de três anos, a proporção ideal corresponde à medida de cinco cabeças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...