Questões de Artes do ano 2010

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A geometria descritiva fundamentou todas as representações contemporâneas de desenho projetivo, e seus princípios são equivalentes em diversas projeções. Assinale a alternativa que mostra a equivalência entre as projeções ortográficas e as épuras no primeiro diedro.

  • A. A projeção vertical e a vista frontal se diferenciam apenas pela supressão de linhas tracejadas nesta.
  • B. A vista lateral esquerda situa-se à esquerda da vista frontal por rebatimento do plano de perfil
  • C. A vista lateral esquerda corresponde à projeção do objeto em um plano vertical auxiliar  colocado à sua direita.
  • D. A projeção de um objeto no plano horizontal de projeção (π) corresponde à sua vista superior.
  • E. A vista inferior de um objeto é idêntica à sua projeção no plano horizontal, situada abaixo da linha de terra.

No caso da projeção cilíndrica de objetos poliédricos e de revolução, a escolha do tipo de perspectiva pode facilitar a representação e a boa compreensão do objeto. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

  • A. A perspectiva cavaleira reduz as dimensões dos três eixos do objeto em 2/3, 1/2 ou 1/3, conforme o tipo escolhido de 30º, 45º ou 60º
  • B. A perspectiva trimétrica pode ter de um a três pontos de fuga e é a que mais se assemelha à visão humana.
  • C. A projeção de circunferência em axonometria resulta em uma oval regular, construída com quatro arcos.
  • D. A perspectiva isométrica é a mais rápida de ser feita e é bastante apropriada para representação de objetos de pequena escala.
  • E. Na perspectiva oblíqua, as projetantes são perpendiculares ao plano de projeção, mas os objetos são girados horizontalmente em 30º, 45º ou 60º

Na perspectiva cavaleira a 60º, o coeficiente de redução mais indicado para ser aplicado ao eixo de profundidade, atenuar a distorção dimensional e melhor representar o objeto é

  • A. 2/5 (0,40).
  • B. 1/3 (0,33).
  • C. 1/2 (0,50).
  • D. 3/4 (0,75).
  • E. 2/3 (0,66).

A respeito dos fundamentos da perspectiva cônica, é correto afirmar que

  • A. os pontos de fuga são determinantes para a orientação das linhas paralelas que, na representação em perspectiva, são divergentes.
  • B. a linha do horizonte é a reta resultante da interseção do plano horizontal com o plano vertical de projeção.
  • C. a interseção do plano horizontal sobre o qual o objeto está apoiado e o plano de projeção determinam a linha de visada.
  • D. geometral é o plano que contém a linha do horizonte e o ponto de vista, situando-se na altura em que se considera o observador.
  • E. o centro de projeção, ou ponto de vista, está a uma distância finita do plano de projeção, e o objeto pode estar à frente ou atrás desse plano.

Acerca da representação em perspectiva cônica, é correto afirmar que

  • A. um ponto de fuga das retas verticais é conveniente de estabelecer quando as dimensões do objeto forem diminutas.
  • B. essa perspectiva é recomendável quando há, no objeto, muitos detalhes irregulares que devam ser explicitados.
  • C. tal perspectiva pode resultar em infinitas projeções para um mesmo objeto, de acordo com a posição dos pontos de fuga, do ponto de vista e do observador.
  • D. tal perspectiva pode resultar em infinitas projeções para um mesmo objeto, de acordo com a posição dos pontos de fuga, do ponto de vista e do observador.
  • E. quando o objeto está entre o ponto de vista e o plano de projeção, sua projeção resultará menor que ele.

Em relação à estreita associação que deve existir entre o traçado urbano e a topografia local, assinale a alternativa correta.

  • A. Traçados geométricos rígidos adaptam-se bem aos terrenos acidentados ou de alta declividade.
  • B. É de conhecimento amplo e irrestrito que o desenho urbano compreende essencialmente a solução em planta, tendo em vista que o sistema viário é fundamental para a definição de um loteamento.
  • C. No desenho urbano, o sistema viário precisa ser compreendido como um sistema de escoamento de águas pluviais, estreitamente dependente das condições de topografia.
  • D. Em geral, os traçados urbanos mais econômicos são aqueles que implicam movimentos de terra para fins de aplainamento do sítio, convertendo topografias complexas em simples.
  • E. Sítios com declividade de 1% ou inferior são ideais para a implantação de parcelamentos urbanos, por serem praticamente planos.

O tipo ortogonal de traçado urbano em que vias paralelas são cortadas por vias em sentido perpendicular, originando quadras de lados iguais, é o

  • A. radial.
  • B. radial concêntrico ou rádio-concêntrico.
  • C. hexagonal.
  • D. misto.
  • E. tabuleiro de xadrez ou quadrícula.

Em relação aos projetos de urbanização, assinale a alternativa correta.

  • A. O objeto do projeto de urbanização pode ser visto como o produto constituído por conjunto de edificações (incluindo as de infraestrutura e de serviços) definidas e articuladas em conformidade com os princípios e as técnicas do urbanismo para, ao integrar a microrregião, desempenhar determinadas funções em níveis adequados (exemplos: cidades, aldeias, bairros, vilas, loteamentos, desmembramentos e remembramentos).
  • B. A sequência usual de etapas para um projeto de urbanização é a seguinte: coleta de dados, pesquisas e análises; projeto básico; projeto conceitual; e projeto detalhado.
  • C. Estudos topográficos, hidrológicos, geológicos e de tráfego, entre outros, compõem a fase do projeto conceitual.
  • D. A delimitação do arranjo geral da configuração urbana, incluindo o traçado da malha viária, ocorre na fase do projeto detalhado.
  • E. Projeto geométrico é um termo adotado para o projeto de urbanização detalhado dos lotes, o qual contém sua geometria.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica de traçados urbanos em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração (cul-de-sac, em “T” ou de circulação interior).

  • A. Esses traçados são extremamente econômicos, desde que haja perfeita hierarquização nas vias.
  • B. As distâncias a serem percorridas neles são geralmente maiores que as de outros traçados; além disso, de acordo com esses traçados, a interrupção de vias para manutenção tende a criar problemas de circulação.
  • C. Esses traçados são potencialmente perigosos para automóveis, pois neles há grande quantidade de cruzamentos sem hierarquia clara.
  • D. Esses traçados apresentam alto grau de segurança para o pedestre.
  • E. Os custos operacionais dos serviços de coleta de lixo e de entregas, por exemplo, nesses traçados são mais elevados.
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