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De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental
o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.
o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.
a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.
a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.
a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.
Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro
Universitário Maria Antonia.
Trianon de São Paulo.
de Referência Mário Covas.
Cultural FIESP.
da Cultura Judaica.
A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.
Na imagem, está ausente o território
materialização.
materialidade.
musicalização.
saberes matéricos.
história dos materiais.
Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.
Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em
I-B; II-A; III-D.
I-C; II-D; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-D; II-B; III-C.
I-A; II-B; III-C.
Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para
professores de arte.
mediadores de um centro cultural.
operários de uma fábrica.
jovens de uma escola pública.
educadores de ONGs.
Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi
Gilles Deleuze.
Walter Benjamin.
Fernando Hernández.
John Dewey.
Raimundo Martins.
O estudo da arte no Brasil, a partir do modernismo, inclui leituras, contextualização e análises das produções artísticas brasileiras do século XX, que refletiam uma cultura mais nacionalista, com temas e aspectos da natureza e realidade brasileira. Entre os artistas da época, tem-se
Anita Malfatti, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral.
Cândido Portinari, Almeida Junior e Aleijadinho.
Claude Monet, Lasar Segall e Anita Malfati.
Manoel da Costa Ataíde, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Maria Bonomi, Lygia Pape e Hélio Oiticica.
Da mesma maneira que lemos um livro podemos ler uma produção artística. Ao lermos estaremos produzindo sentido. Em relação à leitura de uma obra de arte, marque a alternativa correta.
O elemento cor em uma obra figurativa ou abstrata será interpretado da mesma maneira por todos que observarem.
Ao assistir um filme ou uma música, você interpretará sem interferência de fatores externos, somente aqueles produzidos pelo autor.
Você vê a obra de acordo com sua ótica, ou seja, de acordo com suas referências pessoais e culturais.
Uma obra de arte existe, desde o momento em que ela é concluída, e terá sempre significados sem que ninguém precise apreciá-la.
Não é necessário ter conhecimento prévio para compreender a produção estética da humanidade.
As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva
rizomática/territórios da arte.
sociocultural /transdisciplinar.
cultura visual/indústria cultural.
multicultural/pluricultural.
livre expressão/contextualização.
Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de
I. gestos teatrais − relação ator-movimento
II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano
III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras
IV. gestos emocionais − sentimentos humanos
Está correto o apresentado em
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
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