Questões de Artes do ano 2011

Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental

  • A.

    o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.

  • B.

    o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.

  • C.

    a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.

  • D.

    a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.

  • E.

    a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.

Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro

  • A.

    Universitário Maria Antonia.

  • B.

    Trianon de São Paulo.

  • C.

    de Referência Mário Covas.

  • D.

    Cultural FIESP.

  • E.

    da Cultura Judaica.

A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.

Na imagem, está ausente o território

  • A.

    materialização.

  • B.

    materialidade.

  • C.

    musicalização.

  • D.

    saberes matéricos.

  • E.

    história dos materiais.

Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.

Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em

  • A.

    I-B; II-A; III-D.

  • B.

    I-C; II-D; III-A.

  • C.

    I-A; II-C; III-B.

  • D.

    I-D; II-B; III-C.

  • E.

    I-A; II-B; III-C.

Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para

  • A.

    professores de arte.

  • B.

    mediadores de um centro cultural.

  • C.

    operários de uma fábrica.

  • D.

    jovens de uma escola pública.

  • E.

    educadores de ONGs.

Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi

  • A.

    Gilles Deleuze.

  • B.

    Walter Benjamin.

  • C.

    Fernando Hernández.

  • D.

    John Dewey.

  • E.

    Raimundo Martins.

O estudo da arte no Brasil, a partir do modernismo, inclui leituras, contextualização e análises das produções artísticas brasileiras do século XX, que refletiam uma cultura mais nacionalista, com temas e aspectos da natureza e realidade brasileira. Entre os artistas da época, tem-se

  • A.

    Anita Malfatti, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral.

  • B.

    Cândido Portinari, Almeida Junior e Aleijadinho.

  • C.

    Claude Monet, Lasar Segall e Anita Malfati.

  • D.

    Manoel da Costa Ataíde, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.

  • E.

    Maria Bonomi, Lygia Pape e Hélio Oiticica.

“Da mesma maneira que lemos um livro podemos ler uma produção artística. Ao lermos estaremos produzindo sentido.” Em relação à leitura de uma obra de arte, marque a alternativa correta.

  • A.

    O elemento cor em uma obra figurativa ou abstrata será interpretado da mesma maneira por todos que observarem.

  • B.

    Ao assistir um filme ou uma música, você interpretará sem interferência de fatores externos, somente aqueles produzidos pelo autor.

  • C.

    Você vê a obra de acordo com sua ótica, ou seja, de acordo com suas referências pessoais e culturais.

  • D.

    Uma obra de arte existe, desde o momento em que ela é concluída, e terá sempre significados sem que ninguém precise apreciá-la.

  • E.

    Não é necessário ter conhecimento prévio para compreender a produção estética da humanidade.

As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva

  • A.

    rizomática/territórios da arte.

  • B.

    sociocultural /transdisciplinar.

  • C.

    cultura visual/indústria cultural.

  • D.

    multicultural/pluricultural.

  • E.

    livre expressão/contextualização.

Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de

I. gestos teatrais − relação ator-movimento

II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano

III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras

IV. gestos emocionais − sentimentos humanos

Está correto o apresentado em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...