Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Abigail Housen (citada por Rossi, In: Pillar, 1999) afirma que o desenvolvimento estético continua durante toda a vida. Para isso acontecer, é preciso garantir
o aprendizado da contextualização, do registro e da exposição da arte em moldes museológicos.
o exercício e o pensamento abstrato sobre arte abstrata.
a curadoria educativa e o fazer artístico.
o diálogo e o contato constante com os artistas e suas obras originais.
a exposição à arte e a familiaridade com ela.
Nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, a recepção da obra acontece por meio de
contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.
convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.
fruição sinestésica e a construção da significação só é possível por meio da familiaridade com os códigos da linguagem.
mediação estética e a significação ocorre pela interação do público com perguntas sobre a materialidade da obra.
leitura do receptor e sua estética.
Paul Klee registra em suas anotações: No momento em que eu pretendia diluir com aguarrás uma base de asfalto já aquecida e que havia ficado grossa demais, ela se marmorizou, transformando-se em uma base bonita e singular para água-tinta. (citado por Salles, 2007).
O relato do artista sobre o percurso criador mostra o conceito de
efêmero.
erro.
caos.
experimentação.
acaso.
A cultura nas sociedades pós-industriais, pós-modernas e globalizadas do século XXI pode ser chamada de
material e imaterial.
mercadológica.
híbrida.
massa.
midiática.
Considerando as imagens das figuras I e II e o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos à obra de Kandinsky.
Na obra de Kandinsky, a utilização de formas e linhas restringe-se à delimitação dos campos de cores.
Considerando as imagens das figuras I e II e o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos à obra de Kandinsky.
Formas definidas e cor são elementos expressivos na composição das pinturas de Kandinsky.Considerando as imagens das figuras I e II e o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos à obra de Kandinsky.
A expressividade das pinturas de Kandinsky advém da composição de contrastes de cores vibrantes.
Considerando as imagens das figuras I e II e o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos à obra de Kandinsky.
Nas obras ilustradas nas figuras I e II, a interferência das linhas sugere variação entre ritmo e movimento.
Considerando as imagens das figuras I e II e o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos à obra de Kandinsky.
As obras ilustradas nas figuras I e II são exemplos de representação figurativa realista.
A civilização da Grécia Clássica buscava a harmonia e a unidade como modo de vida e tinha o homem no centro de sua cultura. Na escultura, inicialmente influenciada pela técnica e forma da escultura do Egito Antigo, a representação da perfeição do corpo projeta uma dimensão idealizada da realidade. Posteriormente, e progressivamente, a estatuária grega tornou-se cada vez mais focada na representação da forma humana de forma naturalista. Inspirando-se no físico dos atletas, os escultores gregos desenvolveram uma forma de composição escultórica que observava a relação entre proporções, ritmo e movimento.
Com base nas informações acima e nas imagens apresentadas nas figuras de III a V, julgue os itens subsequentes.
A arte produzida na Grécia clássica reflete claramente os ideais de unidade em relação ao homem e à sua conduta de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...