Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ideia de que o ator deveria desenvolver a faculdade de ver-se mentalmente, de forma contínua, em um espelho, é parte da noção de conhecimento aprofundado do corpo para gerar expressividade do teatro de

  • A.

    Anton Tchekhov.

  • B.

    Erwin Piscator.

  • C.

    Vsevolod Meyerhold.

  • D.

    Noël Coward.

  • E.

    André Antoine.

Para Spolin (2008), existem três níveis de jogo, que são:

  • A.

    introdução; solução de problemas; ação catalisadora.

  • B.

    introdução; geração de problemas; ação catalisadora.

  • C.

    participação; solução de problemas; ação catalisadora.

  • D.

    introdução aos problemas; geração de problemas; ação.

  • E.

    participação; ação catalisadora; experimentalismo.

A diferença entre jogo dramático (faz-de-conta) e jogo teatral é que no segundo existe

  • A.

    a inserção da regra e o pressuposto de um conjunto de princípios pedagógicos.

  • B.

    a presença de um professor que avalia o talento e a capacidade artística de cada aluno.

  • C.

    a presença do aparato teatral: palco, plateia, cenários e figurinos.

  • D.

    a proposta de improvisação livre de regras, que permite maior inventividade por parte do aluno.

  • E.

    a necessidade de introdução dos aspectos textuais que compõem o teatro.

Para Salles (2007) “atores e atrizes retêm em suas memórias expressões faciais, modulações de voz ou gestos diversos para uma mesma fala”. Essa coleção será experimentada nos ensaios, mas, entre as possibilidades, alguns caminhos serão escolhidos e outros descartados.

Do ponto de vista do processo de criação, a autora denomina o momento como

  • A.

    levantamento.

  • B.

    memórias.

  • C.

    percepção.

  • D.

    testagem.

  • E.

    rastros.

A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:

  • A.

    espaço.

  • B.

    volume.

  • C.

    superfície.

  • D.

    luminosidade.

  • E.

    textura.

São obras bidimensionais:

  • A.

    desenhos, gravuras e esculturas.

  • B.

    pinturas, vídeos e fotografias.

  • C.

    gravuras, desenhos e pinturas.

  • D.

    fotografias, pinturas e instalações.

Para fazer suas esculturas, Michelangelo pesquisava diversas áreas do conhecimento. Para esculpir a obra David ele estudou

  • A.

    botânica e história da civilização.

  • B.

    geologia e educação física.

  • C.

    filosofia e biologia humana.

  • D.

    anatomia e cálculos matemáticos de proporção.

Considerando as ideias suscitadas pelos textos acima, julgue os itens que se seguem.

No segundo texto, o autor enfatiza a importância de se reconhecer a forma das coisas em seu transcendentalismo teleológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da análise da reprodução da obra Merda d’artista e do texto referente a arte conceitual, julgue os seguintes itens.

Os artistas conceituais seguiam o modelo aristotélico de progressão linear na elaboração da obra em direção a um hipotético ponto de culminância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Federico Fellini desenhava imagens que serviam na elaboração de seus filmes. Luis Arrieta realizou uma pesquisa e escreveu sobre mitos ao elaborar e transmitir para os bailarinos sua versão coreográfica da Sagração da Primavera (In: Salles, 2007).

Essas ações, segundo uma perspectiva dos processos de criação, indicam que

  • A.

    o percurso criador é processo intersemiótico.

  • B.

    o objeto criado prescinde do processo de criação.

  • C.

    os dois autores são exceção dentro do âmbito artístico.

  • D.

    nos documentos de processo de criação, privilegia-se a linguagem do objeto final.

  • E.

    os documentos de processo de criação não são relevantes da perspectiva educacional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...