Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete “concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo”.

Para as autoras, seria importante – para todos – a apropriação das questões que se referem

  • A.

    ao desenho arquitetônico.

  • B.

    à estética da recepção.

  • C.

    à estética do espaço.

  • D.

    ao desenho técnico.

  • E.

    à estética educacional.

A regra dos terços constitui um dos princípios básicos da composição da imagem, em que a tela é dividida em três partes iguais, tanto na vertical como na horizontal, formando nove quadrantes, e constitui uma aproximação da proporção áurea, usada para determinar os pontos mais harmônicos da composição. De acordo com essa regra, é correto afirmar que

  • A.

    os pontos de interseção entre as linhas são pontos fortes para localização de objetos de destaque.

  • B.

    o objeto de destaque deve ser enquadrado sempre acima da linha superior.

  • C.

    o objeto de destaque deve ser enquadrado no quadro central.

  • D.

    os pontos fortes para localização de objetos é o centro de qualquer um dos nove quadros.

Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são

  • A.

    carvão para as sombras e lápis de gradação clara - um HB - para as linhas mais definidas

  • B.

    carvão para as sombras e lápis de ponta dura - um HB - para produção de hachuras

  • C.

    esfuminho para as sombras e lápis de gradação clara - um 3B - para o grafite

  • D.

    esfuminho para as sombras e lápis macio - um 6B - para o grafite

  • E.

    grafite mais macio - um 6B - e lápis de gradação clara - um 3B - para as sombras definidas

A simples observação nos leva a reconhecer que existe uma forma de expressão natural na criança que se manifesta pelo:

  • A.

    cor.

  • B.

    linha.

  • C.

    grafismo.

  • D.

    forma.

A arte infantil, como toda ludicidade, é feita para o próprio autor e para os outros, razão pela qual se torna necessário expor os trabalhos, valorizando:

  • A.

    pintura.

  • B.

    criação.

  • C.

    desenho.

  • D.

    paisagem.

Quando a criança pinta, desenha, modela ou constrói regularmente, a evolução acelera, atingindo a sua maturação, para que a aprendizagem se processe sem entraves, buscando:

  • A.

    individualidade.

  • B.

    estética.

  • C.

    belo.

  • D.

    integração social.

As artes plásticas, antes de tudo, é criação ou recriação de sentimentos expressos pela natureza, através:

  • A.

    imagens.

  • B.

    abstrato.

  • C.

    geométrico.

  • D.

    traço.

Em artes plásticas, do mesmo modo que a música ou a poesia tem linguagem própria, uma tela com sua superfície plana pode sugerir profundidade ou dar a impressão de um plano:

  • A.

    bidimensional.

  • B.

    tridimensional.

  • C.

    espacial.

  • D.

    convexo.

Segundo a arteterapeuta Angela Philippini, nós “funcionamos em rede; estamos permanentemente em rede, interagindo com tudo e todos e sendo influenciados e influenciando. E [podemos] nos reconectar a esta ideia primordial: 'estamos e somos' a rede de Indra”.Atécnica a que a autora se refere é a:

  • A.

    colagem.

  • B.

    assemblagem.

  • C.

    assemblagem.

  • D.

    fotografia.

  • E. pintura.

Segundo Maria Carolina Nani, na abordagem em Análise Psico-Orgânica (APO) “busca-se acolher a Sensação (o que vem do corpo), o Sentimento (o que vem da alma) e o Sentido (o que vem do espírito)”. Para tanto, o trabalho caminha nas seguintes três direções:

  • A.

    conexão orgânica, orgânico profundo e conceito.

  • B.

    massagem profunda, relaxamento e energético.

  • C.

    trabalho orgânico, desfusional e expressivo.

  • D.

    energia residual, energia consequencial e acumulação.

  • E.

    primária original, secundária plena e terciária perceptiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...