Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Teoria em Arte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo.
Para as autoras, seria importante para todos a apropriação das questões que se referemao desenho arquitetônico.
à estética da recepção.
à estética do espaço.
ao desenho técnico.
à estética educacional.
Artes - Teoria em Arte - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A regra dos terços constitui um dos princípios básicos da composição da imagem, em que a tela é dividida em três partes iguais, tanto na vertical como na horizontal, formando nove quadrantes, e constitui uma aproximação da proporção áurea, usada para determinar os pontos mais harmônicos da composição. De acordo com essa regra, é correto afirmar que
os pontos de interseção entre as linhas são pontos fortes para localização de objetos de destaque.
o objeto de destaque deve ser enquadrado sempre acima da linha superior.
o objeto de destaque deve ser enquadrado no quadro central.
os pontos fortes para localização de objetos é o centro de qualquer um dos nove quadros.
Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são
carvão para as sombras e lápis de gradação clara - um HB - para as linhas mais definidas
carvão para as sombras e lápis de ponta dura - um HB - para produção de hachuras
esfuminho para as sombras e lápis de gradação clara - um 3B - para o grafite
esfuminho para as sombras e lápis macio - um 6B - para o grafite
grafite mais macio - um 6B - e lápis de gradação clara - um 3B - para as sombras definidas
A simples observação nos leva a reconhecer que existe uma forma de expressão natural na criança que se manifesta pelo:
cor.
linha.
grafismo.
forma.
A arte infantil, como toda ludicidade, é feita para o próprio autor e para os outros, razão pela qual se torna necessário expor os trabalhos, valorizando:
pintura.
criação.
desenho.
paisagem.
Quando a criança pinta, desenha, modela ou constrói regularmente, a evolução acelera, atingindo a sua maturação, para que a aprendizagem se processe sem entraves, buscando:
individualidade.
estética.
belo.
integração social.
As artes plásticas, antes de tudo, é criação ou recriação de sentimentos expressos pela natureza, através:
imagens.
abstrato.
geométrico.
traço.
Em artes plásticas, do mesmo modo que a música ou a poesia tem linguagem própria, uma tela com sua superfície plana pode sugerir profundidade ou dar a impressão de um plano:
bidimensional.
tridimensional.
espacial.
convexo.
Segundo a arteterapeuta Angela Philippini, nós funcionamos em rede; estamos permanentemente em rede, interagindo com tudo e todos e sendo influenciados e influenciando. E [podemos] nos reconectar a esta ideia primordial: 'estamos e somos' a rede de Indra.Atécnica a que a autora se refere é a:
colagem.
assemblagem.
assemblagem.
fotografia.
Segundo Maria Carolina Nani, na abordagem em Análise Psico-Orgânica (APO) busca-se acolher a Sensação (o que vem do corpo), o Sentimento (o que vem da alma) e o Sentido (o que vem do espírito). Para tanto, o trabalho caminha nas seguintes três direções:
conexão orgânica, orgânico profundo e conceito.
massagem profunda, relaxamento e energético.
trabalho orgânico, desfusional e expressivo.
energia residual, energia consequencial e acumulação.
primária original, secundária plena e terciária perceptiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...