Questões de Artes do ano 2015

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Precisa-se de imagens de um entrevistado para compor uma das editorias da próxima edição do jornal interno. Como este entrevistado está em outra cidade e vai viajar a trabalho, um fotógrafo foi contratado para enviar o material. Na hora marcada para a sessão o fotógrafo envia a seguinte mensagem: As fotos devem ser em PPP ou PA?

Os significados das siglas PPP e PA, são

  • A. referentes à composição das imagens. PPP é o plano em que divide a composição em 3 eixos (1/3, 2/3 e 1/3) com um elemento em cada eixo. PA é plano de composição áurea, com os elementos em cada eixo, a mais clássica das composições.
  • B. referentes à resolução das imagens. Respectivamente pixels por polegada, de baixa resolução e pixels em alta definição, mais utilizados para composições impressas.
  • C. referentes aos planos de composição. Respectivamente, Primeiríssimo Primeiro Plano, em que o rosto é enquadrado dos ombros para cima e Plano Americano, em que a figura humana é retratada dos joelhos para cima.
  • D. referentes aos planos de composição. Respectivamente, primeiríssimo primeiro plano, em que o rosto é enquadrado dos joelhos para cima e plano americano, em que a figura humana é retratada com detalhes do rosto.
  • E. relativas à ambientação. Respectivamente primeiro plano próximo, em que a figura humana é retratada de forma bem próxima e plano ambientado, em que a figura humana aparece com um pouco de “chão” e um pouco de “céu”.

Uma das fotos mais multiplicadas é a do guerrilheiro argentino Ernesto Guevara (foto 1). O autor da foto é Alberto Korda.

Sobre a composição destas fotografias, é correto afirmar:

  • A. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.
  • B. A primeira afirmação é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • C. As duas afirmações são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • D. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • E. As duas afirmações são verdadeiras e a primeira explica a segunda.

No tratamento de um esquema de cores de uma ilustração comprada de um banco de imagens que irá compor uma publicação impressa 4 × 4 cores, de alto padrão, as cores

  • A. precisam ser transformadas em RGB.
  • B. precisam ser transformadas em CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).
  • C. precisam estar na escala Pantone, em RGB.
  • D. precisam ser transformadas de CMYK ( escala cinza) para uma escala colorida Pantone.
  • E. podem ser CMYK ou RGB desde que a extensão das imagens seja .JPG ou .PNG.

Ao compor a diagramação da próxima revista mensal que será distribuída externamente, encontrou-se no site de buscas uma foto interessante, a qual será utilizada para ilustrar a publicação. Considere as assertivas a seguir:

I. Uma das primeiras preocupações é com o direito autoral, pois as imagens podem depender de autorização para compor uma publicação.

II. Por estar no Google, basta citar a fonte como crédito da ilustração.

III. A imagem pode estar em baixa resolução e pode reticular ao ser aplicada na composição da revista.

IV. A partir desta imagem é possível fazer, no Corel Draw ou Illustrator, um novo desenho inspirado na foto com a resolução e esquema de cores corretos e respeitando o direito autoral da imagem, desde que o desenho não seja uma reprodução da foto.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I e III, apenas.

Sobre o uso do branco e do preto, analise as afirmativas abaixo.

I. O branco em publicações impressas é ausência de cor, portanto, seu uso serve como respiro para o layout.

II. Nas composições digitais que serão vistas por telas, o branco é a mistura de todas as cores, portanto seu uso precisa ser dosado para não causar desconforto.

III. O preto, tanto em publicações impressas como em digitais vistas por tela, significa ausência de cor, por isso seu uso é sempre recomendável como recurso de layout.

IV. O preto é a mistura das cores quando se trata de publicações impressas, por isso, deve-se dosar seu uso em publicações impressas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e IV.

Ao elaborar o layout para uma publicação impressa especial, que será veiculada uma vez por ano com os principais resultados da instituição, o designer idealizou um elemento que seria uma linha de apoio que desceria da haste da primeira letra do título do texto, como na representação abaixo.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. III e IV.
  • E. I e IV.

A equipe de comunicação foi convocada para elaborar o primeiro número de uma revista corporativa de uma instituição de pesquisa. Este primeiro número tinha como objetivo apresentar a instituição como um todo a possíveis financiadores e não destacar uma pesquisa isolada. Na reunião de briefing constatou-se que as áreas de pesquisa eram muito diferentes, iam desde experimentos com cultivo de plantas e inseminação de animais a pesquisas com robôs e circuitos eletrônicos. Diante deste cenário, analise as proposições abaixo.

I. A saída para produzir a capa deste número da revista foi o uso de uma fotografia conceitual

PORQUE

II. A imagem conceitual pode transmitir a mensagem desejada, como por exemplo, a imagem de uma porta aberta com a legenda “uma instituição aberta à inovação”, enquanto que a imagem factual poderia privilegiar apenas um dos campos de pesquisa, o que não era desejado.

Sobre essas proposições, é correto afirmar que

  • A. as duas são verdadeiras e a primeira explica a segunda.
  • B. a primeira é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • C. as duas são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • D. as duas são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.
  • E. as duas são verdadeiras e a segunda explica a primeira.

Os elementos visuais seguem os princípios básicos do design. O objetivo do I é evitar que elementos meramente similares, como cor, tamanho, espessura, forma, espaço e textura, fiquem iguais em uma página e não proporcionar níveis de leitura. Cada elemento também deve ter uma ligação visual com outro elemento da página, a este princípio dá-se o nome de II e proporciona uma aparência limpa e suave. Finalmente, os elementos devem estar organizados e agrupados para dar unidade visual, de acordo com o princípio da III.

Completam, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:

  • A. alinhamento − proximidade − repetição
  • B. contraste − alinhamento − proximidade
  • C. contraste − alinhamento − proximidade
  • D. alinhamento − repetição − proximidade
  • E. alinhamento − contraste − repetição
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