Questões de Artes do ano 2017

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“...desafiava a ordem estabelecida das coisas e valorizava mais os processos da vida do artista que buscavam poesia na presença de materiais, do que os objetos que ofereciam apenas significado. O observador destas obras de arte, confrontado com o fato de sua existência, devia sentir-se igualmente livre para explorar a informação que elas ofereciam...”

O texto acima referese a uma reflexão produzida pelo crítico Michael Archer, ao analisar um movimento da arte contemporânea. A partir do texto é possível concluir que a análise se refere ao movimento contemporâneo:

  • A. Da Land Art
  • B. Da Arte Abjeta
  • C. Da Arte Minimalista
  • D. Da Arte Povera
  • E. Do Expressionismo Abstrato

No que se refere aos movimentos artísticos criados na arte contemporânea, associe as duas colunas, relacionando os movimentos artísticos a seus respectivos enfoques.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. IV, III, II, I, V
  • B. IV, V, I, II, III
  • C. II, III, I, IV, V
  • D. I, V, IV, II, III
  • E. III, II, IV, V, I

Relacionado às abordagens que o conceitualismo tomou na produção artística contemporânea em meados dos anos 60, a partir dos estudos de Michael Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas abaixo.

( ) Quando o artista opera sobre esse sistema, isso significa que todo o planejamento e as decisões são feitas de antemão, e a execução é uma questão de procedimento rotineiro. A ideia se torna uma máquina que faz a arte.

( ) O serialismo se apresenta assim como o entendimento de que a obra de arte final não deveria ilustrar ou estar subordinada a nenhuma outra coisa.

( ) O movimento acredita que o significado do objeto de arte existe, em certa medida, “fora” dele, em suas relações com seu meio ambiente.

( ) Propunha que as imagens podem ser reconhecidas como análogas à linguagem: uma obra de arte pode ser lida, funcionando também o seu inverso; as palavras podem ser, analogamente à imagem, vistas.

( ) Atuava em uma realidade social que, em termos de observação e tratamento, necessariamente esteve mais distanciado e reflexivo, mesmo compreendendo os produtos e implicações dessa cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, F, V, F
  • E. V, F, V, F, F

No transcorrer da arte contemporânea, de acordo com os escritos de Michael Archer (2001), foi possível verificar um deslocamento da ênfase dada na arte, do produto final para o seu processo de feitura. Dessa maneira, um reconhecimento da presença corporal do artista como fator crucial desse processo tornou-se quase inevitável. A partir dessa análise, assinale a alternativa que apresenta artistas que NÃO tiveram o corpo como proposta construtiva de sua arte.

  • A. Joseph beuys, Marina Abramovic
  • B. Vitor Acconi, Carolee Schneeman
  • C. Chris Burden, Bruce Nauman
  • D. Cindy Sherman, Barry Le Va
  • E. Morris Louis, James Rosenquist

A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. III, II, IV, V, I
  • C. IV, III, II, V, I
  • D. V, II, I, III, IV
  • E. V, II, I, IV, III

“Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual.” (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Apresenta-se no espectro solar, sendo denominada cor fundamental, com alto grau de saturação, decorrendo daí sua maior visibilidade em comparação com as demais cores.
  • B. Para conseguir o clareamento tonal do matiz, utiliza-se a dessaturação através da mistura com o branco.
  • C. Através da utilização de contraste, se obtém uma cor mais vibrante e enérgica, quando aplicada sobre fundo preto.
  • D. Aplicada em pequenas proporções sobre fundo verde, agita-se e causa desagradável sensação de crepitação.
  • E. A partir da Comuna de Paris, o vermelho passou a simbolizar a revolução proletária e é atualmente identificado como símbolo ideológico.

Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:

  • A. Cubismo
  • B. Futurismo
  • C. Impressionismo
  • D. Expressionismo
  • E. Surrealismo

Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.

  • A. O movimento parte da hipótese de que a arte, como modelo de operação criativa, contribui para modificar as condições objetivas pelas quais a operação industrial é alienante.
  • B. Constitui-se sobre a absoluta irredutibilidade da arte ao sistema cultural vigente, portanto, seu anacronismo constitui um individualismo absoluto, que foi identificado pelos críticos da época como elitizado e de difícil assimilação.
  • C. Sua finalidade inicial foi transformar o quadro numa forma-objeto que possuísse uma realidade própria e autônoma e uma função específica própria.
  • D. Rejeitando qualquer efeito ilusório, e de cunho nitidamente realista, o movimento dá origem a um objeto em si, que é irredutível a qualquer outro, dotado de uma estrutura e de fundamentos próprios.
  • E. Gris substitui a teoria clássica do movimento por uma nova tendência chamada de sintético de estruturação da forma, baseada em valores, onde o objeto não constitui o problema, e este se apresenta na estrutura proporcional do espaço como equilíbrio de planos coloridos, assim o elemento que opera a síntese é a luz.

Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:

  • A. À Arte Abjeta
  • B. À Arte Povera
  • C. Ao Hiper Realismo
  • D. Ao Minimalismo
  • E. À Arte Conceitual

Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que “repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição”. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:

  • A. a fragilidade da obra de arte
  • B. a inoperância do sistema da arte contemporânea
  • C. a antiarte nos objetos
  • D. a morte da tradição na arte contemporânea
  • E. o realismo traumático da arte
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