Questões de Artes do ano 2017

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“Surrealismo” foi um termo cunhado em 1924 para expressar os anseios de muitos jovens artistas de criar algo mais real que a realidade em si. Sobre o movimento artístico intitulado Surrealismo, marque a opção INCORRETA.

  • A. O pintor espanhol Salvador Dali (1904-1989), considerado um dos maiores nomes do Surrealismo, passou muitos anos de sua vida nos Estados Unidos.
  • B. O pintor belga René Magritte (1898-1967) representava em suas pinturas uma completa ruptura com os hábitos mentais dos artistas que são prisioneiros do talento, do virtuosismo e de todas as pequenas especialidades técnicas. Em seus trabalhos encontramos imagens oníricas, precisas e com títulos confusos.
  • C. Muitos dos surrealistas, impressionados com os escritos de Freud, afirmavam: quando nossos pensamentos ficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a nos dominar.
  • D. Alberto Giacometti (1901-1966) é considerado um dos maiores representantes da escultura surrealista.
  • E. Os artistas surrealistas discordavam das ideias de Paul Klee quando este afirmava que um artista não deve planejar o seu trabalho, e sim deixá-lo crescer.

Os artistas Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Andy Warhol são representantes do movimento artístico intitulado:

  • A. Op Art
  • B. Pop Art
  • C. Body Art
  • D. Fauvismo
  • E. Dadaísmo

Segundo Archer, “O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna – Impressionismo, Fauvismo, Cubismo –, o rótulo “Minimalismo” foi aplicado por críticos aos trabalhos de [...]” (2012, p. 42).

Assinale a alternativa CORRETA, considerando a opção que contém apenas nomes de artistas ligados ao Movimento Minimalista.

  • A. Donald Judd; Robert Morris; Dan Flavin; Carl Andre.
  • B. Pablo Picasso; Juan Miró; Rebecca Horn; Susan Hiller.
  • C. Jackson Pollock; Anselm Kiefer; Eric Fischl; Julian Schnabel.
  • D. Susana Solano; Malcolm Morley; Howard Hodgkin; Philip Guston.
  • E. Leon Kossoff; Keith Haring; Frank Moore; David Wojnarowicz.

Sobre a chamada “Arte Pública”, é INCORRETO afirmar:

  • A. nos anos de 1980, a arte pública mantinha intactos os mesmos propósitos de seus inícios na década de 1970.
  • B. nos EUA e na Europa, agências especializadas em arte pública começaram a se estabelecer na medida em que ela começava a se propagar. Onde os projetos públicos exigiam a inclusão de obras de arte, essas agências supervisionavam a seleção e o contrato do artista apropriado.
  • C. esquemas de “porcentagem para a arte” foram amplamente adotados, em que um por cento do custo total de qualquer empreendimento tinha que ser destinado a gastos com arte.
  • D. as tensões existentes entre o público em geral e a arte, ostensivamente concebida com o total bem-estar público em mente, ficaram patentes na discussão do destino do “Arco Inclinado” de Serra, encomendado em 1981 por um programa oficial para a Federal Plaza de Nova York.
  • E. embora alguns aspectos da arte pública insistissem na separação entre a cultura de galeria e a integridade demótica da emancipação da arte com relação a ela, havia muitos artistas cuja prática abarcava a galeria e o espaço público.

Nascida em 1946, a artista levou seu corpo aos seus limites físicos como modo de esvaziá-lo e deixá-lo em prontidão para uma experiência espiritual mais plena. Suas performances-solo no início dos anos de 1970, muitas delas chamadas de “Ritmos” devido a um trabalho anterior com instalações de som, requeriam que ela gritasse até ficar completamente rouca, dançasse até cair por esgotamento, fosse surrada por uma máquina de vento até desmaiar, que se flagelasse, que tomasse drogas alteradoras da mente e realizasse outros atos perigosos.

O texto acima se refere a:

  • A. Adrian Piper
  • B. Yoko Ono
  • C. Marina Abramovic
  • D. Gina Pane
  • E. Carolle Schneeman

O estilo dos grafites deveria servir como objetivo expressivo em suas obras. Ficou conhecido como “SAMO”, escrevendo este pseudônimo, numa campanha bem-sucedida de autopromoção, nas paredes externas dos melhores locais de exposição do mundo da arte. Suas pinturas eram cheias de palavras e frases que haviam sido riscadas, alteradas e substituídas por melhores versões. Longe de indicar indiferença ou irreflexão, esse difuso procedimento representava um esforço de esclarecimento e comunicação. Afirmou: “Eu considero apenas as palavras de que gosto, copiando-as repetidas vezes ou usando diagramas. Gosto de ter informação, e não apenas um toque de pincel”. Suas pinturas levam a uma áspera crítica aos EUA contemporâneos e à posição que neles ocupam os negros: “Os negros nunca são retratados de maneira realista, ou melhor, nem sequer são retratados na arte moderna, e eu estou feliz por fazê-lo”.

 Assinale a alternativa CORRETA com relação ao artista descrito no texto acima.

  • A. Heitor dos Prazeres
  • B. Jean-Michel Basquiat
  • C. David Wojnarowicz
  • D. Robert Gober
  • E. Jeff Koons

Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Maior compromisso com a cultura e com a história. Até os inícios dos anos de 1980, o compromisso da Arte na Escola era apenas o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno. Hoje, à livre-expressão, a Arte-Educação acrescenta a livre-interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino. O slogan modernista “Todos somos artistas” era utópico e foi substituído pela ideia de que todos podemos compreender e usufruir da Arte.
  • B. Ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de Arte (apreciação interpretativa) e a contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
  • C. O conceito de criatividade também se ampliou. Pretende-se não só desenvolver a criatividade por intermédio do fazer Arte, mas também pelas leituras e interpretações das obras de Arte. Para o modernismo, dos fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a originalidade. Atualmente, a elaboração e a flexibilidade são extremamente valorizadas.
  • D. A necessidade de alfabetização visual vem confirmando a importância do papel da Arte na Escola. A leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise de forma, cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos, em diferentes contextos, conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade. Os modos de recepção da obra de Arte e da imagem, ao ampliarem o significado da própria obra, a ela se incorporam.
  • E. Arte-Educação Pós-moderna não apresenta compromisso com a diversidade cultural. Continuam a serem enfatizados os códigos europeus e norte-americanos brancos, sem muita atenção à diversidade de códigos em função de raças, etnias, gênero e classe social.

Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.

  • A. III, V, I, II, IV
  • B. I, I, III, IV, V
  • C. I, IV, III, V, II
  • D. III, IV, I, II, V
  • E. IV, III, V, II, I

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Conforme o texto de Arnheim, intelecto e intuição são processos cognitivos diferenciados e, portanto, necessariamente excludentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual foi o primeiro movimento artístico orientado exclusivamente para o design, com estilo marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas, reconhecido, posteriormente, como sendo o último suspiro da decoração?

  • A. Art Nouveau.
  • B. Cubismo.
  • C. De Stijl.
  • D. Bauhaus.
  • E. Futurismo.
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