Lista completa de Questões de Artes do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?
Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?
As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:
O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?
São características da Pop Art, EXCETO:
A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:
I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.
II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.
III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.
IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.
V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.
Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.
Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:
Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: ... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:
A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.
( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.
( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.
( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.
( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.
( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.
A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o crítico Greenberg, a pintura, na primeira metade dos anos 60, passava por uma realização crítica e reflexiva de suas qualidades essenciais. Segundo a visão do crítico, artistas como Kenneth Noland e Morris Louis surgiam como sucessores do Expressionismo Abstrato, ao proporem pinturas com ausência de pinceladas visíveis, distribuídas sobre telas não preparadas, expostas ao brilho intenso da tinta acrílica. Esse estilo de pintura foi identificado como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...