Questões de Artes do ano 2017

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Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?

  • A. Todos tiveram seu auge no princípio da década de 1920.
  • B. Todos foram realizados a partir de investimento governamental.
  • C. Todos buscam aproximar o campo das artes plásticas e das artes aplicadas.
  • D. Nenhum teve grande expressividade no contexto brasileiro.
  • E. Nenhum foi bem-sucedido.

Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?

  • A. O pintor emprega cores quentes no vestuário, contrabalanceando a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
  • B. Há uma predominância de tons deliberadamente artificiais, evocando uma atmosfera de sonho ou alucinação.
  • C. O que chama a nossa atenção é a forma como as sombras são constituídas a partir de cores primárias intensas.
  • D. Todas as afirmativas acima estão corretas.
  • E. Nenhuma das afirmativas acima está correta.

As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:

  • A. Leveza
  • B. Apreensão
  • C. Realidade
  • D. Tédio
  • E. Movimento

O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?

  • A. George Braque
  • B. Wassily Kandinsky
  • C. Gustave Flaubert
  • D. Piet Mondrian
  • E. Luigi Russolo

São características da Pop Art, EXCETO:

  • A. A ambiguidade discursiva no que tange às apropriações da cultura de massa.
  • B. O uso de técnicas de reprodução automática.
  • C. O diálogo com a linguagem publicitária e a cultura das celebridades.
  • D. Uso de materiais sintéticos como vinil, aço e espelhos em esculturas geométricas.
  • E. A adoção de uma visualidade mais gráfica do que pictórica.

A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:

I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.

II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.

III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.

IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.

V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.

  • A. As alternativas II, III, IV e V
  • B. As alternativas II, III, IV e V
  • C. As alternativas III, IV e V
  • D. As alternativas I, III e IV
  • E. As alternativas I, II e V

Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:

  • A. O Grupo Rex surgiu nesse período cujos princípios estéticos, marcados pelos happenings, ligavam-se às novas figurações e ao Grupo Fluxus, com uma atitude marcada pela irreverência, sobretudo em relação ao circuito de galerias.
  • B. Carlos Scliar cria o clube de gravura, destinado à tomada de posição ideológica por uma arte que desejava ser destinada ao povo, em um regionalismo contestador das manifestações antinacionais do abstracionismo.
  • C. A exposição Nova Objetividade marca o período, sendo considerada uma das mais significativas para o entendimento das vanguardas brasileiras. Foram expostos trabalhos que rompiam com a bidimensionalidade da pintura e em que a narrativa era comprometida com o tempo presente.
  • D. Na busca por um estado típico brasileiro, retornam ao cenário artístico as ideias antropofágicas de Oswald de Andrade, onde muitos artistas passaram a transcrever a aura político-social em suas representações abordando uma temática local.
  • E. O período é marcado pela precariedade de recursos materiais explorados na obra de arte. A perenidade dos objetos cedia à valoração da mensagem confinada.

Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: “... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência”. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:

  • A. À produção do artista Daniel Acosta sobre o não congelamento do tempo e do espaço real na escultura de relevo. (210 a 212)
  • B. Às gravuras de Laurita Salles, carregadas de história da gravura e da arte, que caminham na fenda entre a pintura e a escultura, ampliando assim o debate da arte no país. (217 e 218)
  • C. À obra de instalação e escultura da artista Iole de Freitas, cujas peças, expostas no gabinete de Arte SP, expandem os limites de tensão entre o corpo no tempo e no espaço na arte. (219 e 220)
  • D. À desconstrução dos postulados construtivos do desenho de Antônio Lizárragga, com o qual o artista, por meio dos espelhamentos que realiza, enfatiza a presença do fluxo do tempo na apreciação de suas obras.
  • E. À arte de Georgia Kyryakakis, que, ao incendiar seus objetos (considerados nem desenhos, nem esculturas, nem pintura), subtrai qualquer definição e conceito tradicional entre as modalidades artísticas, radicalizando sua obra, que se transforma em uma metáfora da arte.

A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.

( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.

( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.

( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.

( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.

( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.

A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V, V, V, F, V
  • B. F, F, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, V, F, F
  • E. V, F, V, V, V

De acordo com o crítico Greenberg, a pintura, na primeira metade dos anos 60, passava por uma realização crítica e reflexiva de suas qualidades essenciais. Segundo a visão do crítico, artistas como Kenneth Noland e Morris Louis surgiam como sucessores do Expressionismo Abstrato, ao proporem pinturas com ausência de pinceladas visíveis, distribuídas sobre telas não preparadas, expostas ao brilho intenso da tinta acrílica. Esse estilo de pintura foi identificado como:

  • A. Color Assembly (Montagem de cor)
  • B. Action Painting (pintura de ação)
  • C. Color Field-Painting (Pintura de campo de cor)
  • D. Color Painting (pintura a cores)
  • E. Hard-edge (corte sólido)
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