Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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A respeito da arquitetura da informação e da usabilidade, assinale a alternativa correta.

  • A. No acesso a páginas web, o tempo de resposta pode ser influenciado, entre outros aspectos, pelo Sistema Operacional, pelo endereço IP, pela velocidade de conexão, pela sobrecarga do servidor web e pelo número de kilobytes que devem ser transmitidos.
  • B. Três avanços tornaram os videoclipes mais aceitáveis na web atual. São eles: maior largura de banda, melhoria na qualidade técnica dos vídeos e melhoria na produção de vídeos e de outras formas de apresentação multimídia para web por parte dos produtores.
  • C. Um problema particular de usabilidade merece ênfase: em vários aplicativos, os usuários não percebem adequadamente as opções por causa de barras de rolagem padrão. Um controle de rolagem é um elemento opcional de interface com o usuário no design de um aplicativo e não precisa ser projetado de acordo com as expectativas dos usuários.
  • D. Depois da pesquisa, o campo de endereço é a maneira mais comum de as pessoas encontrarem o que estão procurando nos websites. Até recentemente, a maioria dos sites tinha capacidades de pesquisa muito ruins, que não priorizavam hits de página de uma maneira inteligente.
  • E. É uma boa prática no desenvolvimento web usar frames. Estes elementos facilitam a usabilidade com os browsers antigos.

No que se refere à arquitetura da informação e à usabilidade, assinale a alternativa correta.

  • A. É recomendável configurar o tamanho do texto com a utilização de um esquema de tamanho relativo. Nem todas as fontes são criadas da mesma maneira. Ao se escolher uma fonte para um website, é aconselhável optar por aquelas disponíveis nos computadores e nos navegadores dos clientes.
  • B. As duas famílias de fontes mais comuns são serifa e sem serifa. As fontes com serifa têm arremates no meio de cada letra ou outros enfeites e variações sutis. As fontes sem serifa são simples e não têm os detalhes decorativos.
  • C. As telas de computadores oferecem a qualidade tipográfica de impressão e os detalhes no texto serifado acabam parecendo bons. Como resultado, estudos a respeito da leitura na tela demonstram que o texto serifado é o mais rápido de ser lido, exatamente o oposto da descoberta para o texto impresso.
  • D. Em um site, deve-se limitar o número de estilos de fonte. Os estilos de fonte devem ser usados como uma maneira sutil e eficaz de criar ordem e de comunicar elementos dispersos no site.
  • E. Fazse recomendável o uso de quatro cores e de três fontes diferentes nas principais áreas de um site para que ele não pareça desestruturado e amador.

No que se refere à arquitetura da informação e à usabilidade, assinale a alternativa correta.

  • A. Textos com todas as fontes em minúsculas aumentam a velocidade de leitura em aproximadamente 10%. Letras em maiúsculas e minúsculas têm combinações que dividem o texto em formas reconhecíveis.
  • B. Deve-se ter cuidado ao combinar cores vibrantes, como roxo e amarelo. Embora, tecnicamente, essas cores tenham contraste alto, cores brilhantes causam um efeito vibrante sobre o texto no computador, o que pode torná-lo difícil de ser lido.
  • C. Cores claras são melhores para o texto e cores saturadas são melhores para o fundo. Alto contraste pode causar tensão ocular e desconforto.
  • D. Quando possível, devem ser utilizadas combinações de cores pretas e brancas ou cores que variem pouco em tonalidade. Uma maneira exata de testar se as cores escolhidas são distinguíveis é visualizar as imagens em escalas de cinza.
  • E. Os usuários se adequam a textos intermitentes ou em movimento nos websites, mesmo que os desviem daquilo que estão tentando fazer. Os usuários associam texto estático a anúncios publicitários e provavelmente os ignoram.

No que diz respeito à integração de páginas PHP a dados de formulário, assinale a alternativa correta.

  • A. Ao contrário do método Post, que envia os dados por uma cadeia de variáveis após o endereço-destino, o método Get envia os dados do formulário por meio do corpo da mensagem encaminhada ao servidor.
  • B. Por meio do método Get, podem ser enviados outros tipos de dados que não podem ser encaminhados pelo método Post, como imagens ou outros arquivos.
  • C. Existem duas maneiras de trabalhar com dados em um programa PHP: tratá-los como se fossem constantes, colocando o símbolo & seguido do próprio nome do campo do formulário ou utilizar os arrays superglobais predefinidos pelo PHP.
  • D. São funções do PHP: empty – verifica se determinada string está vazia (nula); strlen – retorna o número de caracteres de uma string; e strstr – acha a primeira ocorrência de uma string. Se não for encontrada, retorna falso (false).
  • E. A função stripslashes aplicada a uma string adiciona seus caracteres de controle.

A respeito das linguagens HTML/XHTML, assinale a alternativa correta.

  • A. A utilização da tag HEAD é obrigatória. Ferramentas de busca como Google, Cadê e outras utilizam essa tag como parâmetro para encontrar as palavras-chave que identificarão um site em sua lista.
  • B. A marcação BEHAVIOR define como o letreiro vai deslizar na tela. Para BEHAVIOR, existem três valores: SCROLL, SIZE e ALTERNATE.
  • C.
  • D.
  • E. HREF representa Hipertext REFerence, que significa “referência de hipertexto”. É nesse atributo que é informado o destino da tag criada. As tags podem representar vínculos com outras partes do mesmo documento, com arquivos, com páginas do mesmo site ou com outros sites.

A partir da imagem e das informações apresentadas acima e no que se refere ao uso da cor em projetos de design, assinale a alternativa correta.

  • A. Considera-se cores-luz primárias: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • B. No processo subtrativo são consideradas cores-pigmento básicas: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • C. As três cores-luz primárias projetadas em igual intensidade produzem uma luz negra (preto).
  • D. Consideram-se primárias as cores que são formadas pela soma de outras cores.
  • E. As cores complementares ocupam posições laterais na construção de círculos cromáticos.

Um designer gráfico precisa ter consciência de todo o processamento existente para definir as cores que serão utilizadas para impressão final do projeto. Com base nessa afirmativa, observando o círculo cromático, assinale a alternativa correta.

  • A. As cores básicas da mescla subtrativa são o vermelho, o verde e o azul.
  • B. Na síntese subtrativa, ao misturar o amarelo com o ciano obtém-se o vermelho.
  • C. A síntese aditiva é o conjunto de cores que é utilizada em impressões.
  • D. Na síntese aditiva, misturamos pigmentos coloridos que atuam como seletores ou filtros de luz.
  • E. Em condições ideais, a mistura subtrativa das cores primárias dá como resultado o preto.

Em relação ao uso e técnica da cor, assinale a alternativa correta.

  • A. A capacidade de refletir a luz é uma propriedade de algumas cores.
  • B. A saturação da cor varia de acordo com a quantidade de preto contido na cor.
  • C. A saturação da cor é um fenômeno que acontece quando a cor tem sua força máxima, sem a necessidade de adição de branco ou preto.
  • D. Quanto maior a porcentagem de branco existente em uma cor, menor será sua capacidade de reflexão.
  • E. Qualquer alteração em uma das três dimensões da cor (matiz, tonalidade e saturação) não interfere nas propriedades das outras duas.

No início da fabricação do papel eram inúmeros os formatos existentes. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de padronização dos formatos. O padrão internacional para tamanho de papéis ISO 216 é com base no padrão alemão DIN 476.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A maior parte dos tamanhos padronizados de papéis recebem nomes acompanhados por números. O tamanho do papel tende a ser maior à medida que o número do nome do papel aumenta, como do A3 para o A4.
  • B. No decorrer do século XX, o padrão internacional foi adotado em todos os países do mundo, incluindo EUA e Canadá, países que também adotaram inteiramente o sistema métrico.
  • C. Por terem todos a mesma proporção, o padrão ISO 216 facilita o redimensionamento de documentos entre seus tamanhos, prevenindo perda de imagem.
  • D. Os atuais padrões de papel no Brasil derivam dos formatos tradicionais Letter, Legal e Tabloide.
  • E. Onde vigora o padrão ISO, a espessura e densidade de um papel é expressa em gramas por centímetro quadrado (g/cm²), unidade batizada de gramatura.

Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os tipos móveis utilizados séculos antes na Coréia e na China configuravam a alternativa “artesanal” ao difícil trabalho do copista secular.
  • B. A tipografia trata igualmente um título e um texto, sem preocupação com o tipo, tamanho ou cor.
  • C. Existem regras para o uso de fontes tipográficas na composição de projetos gráficos.
  • D. A moda e as tendências colocam em evidência tipos novos, o que faz com que os tipos mais clássicos sejam cada vez menos utilizados.
  • E. Nos últimos anos, verificou-se o renascimento da caligrafia, técnica que está assumindo um lugar muito importante nos materiais utilizados em projetos gráficos.
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