Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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No que se refere à arquitetura da informação e à usabilidade, assinale a alternativa correta.

  • A. A web mudou drasticamente desde sua origem, quando era uma série de documentos físicos. Nos primeiros anos, ela era um grande sistema de hipertexto utilizado por alguns pesquisadores e usuários, mas, posteriormente, a primeira interface gráfica foi introduzida na forma de um navegador.
  • B. No início do uso da internet, no decorrer das gerações de tecnologia, ocorreram grandes mudanças nas diretrizes de usabilidade, porque esta é pertinente ao comportamento humano, e as pessoas mudaram muito logo nas primeiras décadas de uso da web.
  • C. Mudanças nos navegadores, maiores larguras de banda e novas tecnologias em uso na internet não reduziram problemas como tempo lento de download, layouts congelados e incompatibilidade entre várias plataformas.
  • D. Existem três níveis de relacionamento das pessoas com o design: 1 – visceral, que é o mais imediato e é dominado pela aparência; 2 – comportamental, que está embasado no uso de objetos; e 3 – reflexivo, que está embasado na maneira como pensamos ou refletimos a respeito de um objeto.
  • E. A maioria dos sites que cresceram significativamente no início do uso da web apresentava interfaces complexas, com muitas imagens gráficas e rápido download de páginas.

A respeito da acessibilidade na web, assinale a alternativa correta.

  • A. O design de interface pode alijar ou conferir grandes poderes aos usuários. Usuários com capacidades normais não têm dificuldades com interfaces mal projetadas, e deficientes físicos podem contornar seus problemas com interfaces relativamente bem projetadas. Um bom site deve ser acessível à maioria dos usuários.
  • B. Um site inacessível pode remover os obstáculos do caminho das pessoas. Remover o obstáculo permite que a deficiência seja superada totalmente. Por exemplo: o ato de permitir que as pessoas com deficiências visuais redimensionem o texto resulta em melhor legibilidade, o que elimina a deficiência, mesmo que a visão dessas pessoas continue a mesma.
  • C. As deficiências visuais variam muito, desde visão reduzida a nenhuma percepção de luz. Usuários na extremidade menos severa talvez não requeiram tecnologias assistenciais, mas precisam aumentar o tamanho do texto.
  • D. A severidade e o nível das deficiências visuais não aumentam com a idade; logo, o envelhecimento da população não é um problema em web design.
  • E. Criar layouts com tamanho perfeito em pixels é adequado. O padrão deve ser definido. Por tal razão, não se deve deixar que os usuários sobrescrevam sua interface predefinida. Manter o controle significa não abrir mão de parte dele.

Considerando o processo de desenvolvimento da identidade visual, assinale a alternativa correta.

  • A. Há dois momentos no processo de desenvolvimento da identidade visual. O primeiro refere-se à implementação da identidade visual por meio do planejamento e da produção das peças de comunicação. O segundo momento, à criação da marca e ao desenvolvimento dos elementos gráficos que constituem a identidade visual.
  • B. A imagem de uma instituição se constrói a partir do seu nome e da qualidade de seus serviços e produtos, bem como de seu atendimento e posicionamento. Entretanto, não é necessário que ela revele seu posicionamento nos cenários econômico, ambiental, histórico, político e social. Um projeto de identidade visual pode ter a responsabilidade de transferir para o plano visual esse patrimônio intangível.
  • C. O AsBuilt é o instrumento que reúne as informações a respeito da instituição. Por meio do AsBuilt, formaliza-se a comunicação entre o escritório de design e o cliente. O AsBuilt direciona o projeto de identidade visual e sua implementação.
  • D. Toda marca representa visualmente uma empresa ou um produto. Assim, seu símbolo e (ou) logotipo são constituídos segundo uma referência simbólica. Seja no nome (marca figurativa), no símbolo (marca nominal) ou em alguma forma de conjunto desses elementos (marca mista), seja por meio de uma representação abstrata ou realista, seja por uma forma minimalista ou ornamental, toda marca tem um conceito.
  • E. A definição e o correto uso da tipografia padrão têm grande importância nos projetos de identidade visual. A precisão nas indicações tipográficas deve ser rigorosa.

A respeito da direção de arte para web design, levando em conta os aspetos de cor, forma, grids, texturas e estudo de tipografias, entre outros, assinale a alternativa correta.

  • A. O principal objetivo do design na comunicação é transmitir informações. A escolha da tipografia não representa necessariamente um aspecto relevante.
  • B. A legibilidade ainda é um problema nos websites atuais. Independentemente da qualidade visual do site, se as pessoas não puderem ler o texto facilmente, ele estará destinado ao fracasso.
  • C. A tipografia e os esquemas de cores corretos são desejáveis para o bom design visual. Entretanto, decisões embasadas unicamente na marca, em preferências pessoais e estéticas ou, simplesmente, em caprichos pessoais podem trazer experiências ruins ou confusas na navegação do usuário.
  • D. As estratégias de utilizar fonte comum com 15 ou mais pixels, evitar fundos poluídos e utilizar texto preto sobre fundo branco são algumas diretrizes fundamentais para textos na web.
  • E. Os usuários utilizam mídia web e mídia impressa da mesma maneira. Por isso, os designers precisam ajustar seus websites da mesma maneira.

A respeito das linguagens HTML/XHTML, assinale a alternativa correta.

  • A. O XHTML representa um HTML com tags para interpretar XML. A vantagem é que o XHTML possui poucas alterações nas tags já conhecidas.
  • B. Por ser essencialmente uma linguagem para criação e manipulação de textos, um programador de HTML precisa ter um grande embasamento teórico de lógicas de programação.
  • C. O HTML é uma linguagem embasada em uma linguagem mais antiga e muito mais complexa, chamada SGML. Por tal motivo, uma das maiores características da linguagem HTML é ter uma estrutura rígida e exata. Ela define as funcionalidades de uma página, estabelecendo o que é título, texto, lista, subtítulo, local das imagens etc.
  • D. Os comandos de HTML são chamados tags, cujo significado em inglês é “etiqueta”, pois representam, em sua maioria, comandos para determinação do fluxo de execução da página.
  • E.

Em relação às tecnologias CSS e Tableless, assinale a alternativa correta.

  • A. O CSS formata a informação que é entregue pela linguagem de programação HTML. Essa informação pode ser qualquer coisa: imagem, texto, vídeo, áudio ou qualquer outro elemento criado.
  • B. Um seletor representa uma tag. Essa tag é usada como uma condição para determinar quais elementos de um grupo de elementos serão formatados. Tags encadeadas e tags agrupadas são a base do HTML e do CSS.
  • C. Há uma diferença muito sensível entre pseudoclasses e pseudoelementos. Ambos ajudam o desenvolvedor a encontrar e separar elementos específicos na árvore de objetos do documento HTML. Normalmente, há algumas necessidades ao selecionar determinados elementos que não têm identificação de class ou id no código. A situação se agrava quando não se pode modificar o HTML ou quando o código é gerado dinamicamente.
  • D. A sintaxe do image-border divide-se em três partes: 1 – URL da imagem que será utilizada; 2 – tamanho do slice da imagem; e 3 – como o HTML aplicará a imagem na borda.
  • E. O valor CurrentUseColor pode ser muito útil para diminuir o retrabalho em alguns momentos da produção. CurrentUseColor é uma constante cujo valor é definido pelo valor da propriedade color do seletor.

Em relação à linguagem de Script Javascript, assinale a alternativa correta.

  • A. As funções client side não precisam ser envolvidas em um container SCRIPT.
  • B. Um recurso muito útil do container SCRIPT é a possibilidade de criar um arquivo dependente da página HTML com os principais scripts e depois criar uma referência em todas as páginas para esse arquivo. Isso ajuda muito a manter um padrão e a reutilizar o código JavaScript.
  • C. Para declaração de uma constante no JavaScript, devem ser utilizados o comando consr, o nome da constante (que não pode ter sido declarada mais de uma vez no mesmo código) e o seu valor final.
  • D. Os principais tipos de caixas de mensagens são o alerta, a confirmação e o prompt. O alerta apresenta apenas o botão OK, a confirmação apresenta as opções “cancelar” e “confirmar” e o prompt mostra um campo de entrada de texto.
  • E. Estruturas condicionantes servem para executar mais de uma vez um trecho de código. É sempre importante a criação de uma forma para o programa sair do laço. Caso contrário, cria-se um loop infinito, que pode travar o browser.

No que se refere à tecnologia Ajax, assinale a alternativa correta.

  • A. Ajax (sigla de Syncronous JavaScript and XML) não é uma tecnologia, mas sim o uso de tecnologias incorporadas. Nesse contexto, as principais tecnologias são o JavaScript e o XML. Juntos, eles são capazes de tornar o navegador mais interativo, com a utilização de solicitações síncronas de informações.
  • B. O Ajax compõe-se de: HTML/XHTML e CSS, DOM, XML e XSLT, XMLHttpRequest e JavaScript.
  • C. O Ajax contém um mecanismo que, na realidade, é um conjunto de funções escritas em HTML/XHTML, que são chamadas quando é necessário pedir ou enviar uma informação ao servidor.
  • D. O método Post para envio de dados via Ajax funciona de maneira semelhante à do método Get, com a diferença de que os dados do formulário devem ser enviados por meio do método get( ).
  • E. Em uma aplicação que contém Ajax, uma parte da lógica da aplicação é movida para o servidor. Quando o usuário entra na página, um documento mais complexo é entregue ao servidor, em que muitas das informações são scripts em JavaScript.

Em relação às informações a respeito de jQuery, assinale a alternativa correta.

  • A. $(document).ready() – não se pode manipular a página com segurança até o documento estar pronto (ready). O jQuery detecta o estado de prontidão e o código incluído dentro de $(document).ready() somente rodará depois que a página estiver pronta para executar o código HTML/XHTML.
  • B. O conceito mais básico do jQuery é selecionar alguns elementos e fazer alguma coisa com eles. O jQuery suporta a maioria dos seletores HTML, assim como alguns seletores que não são o padrão.
  • C. O conceito mais básico do jQuery é selecionar alguns elementos e fazer alguma coisa com eles. O jQuery suporta a maioria dos seletores HTML, assim como alguns seletores que não são o padrão.
  • D. No nomeamento, ao se chamar um método em uma seleção e esse método retornar um objeto jQuery, é possível continuar a chamar métodos do jQuery pausando-se com um ponto e vírgula.
  • E. O jQuery sobrecarrega seus métodos. Então, o método usado para setar um valor geralmente tem o mesmo nome do método usado para se obter um valor. Quando um método é usado para setar um valor, ele é chamado de getter. Quando um método é usado para se pegar ou ler um valor, ele é chamado de setter. Os getters afetam todos os elementos na seleção. Já os setters obtêm o valor requisitado somente do primeiro elemento na seleção.

No que diz respeito à instalação, configuração, utilização e adição de plugins, assinale a alternativa correta.

  • A. Ao se visitar um website, o navegador pode não estar apropriadamente equipado para visualizar a página. Quando o sistema operacional não consegue executar, por exemplo, um applet ou outro elemento, uma caixa de diálogo surge na tela com a informação de que um plugin é exigido.
  • B. Mesmo quando o plugin certo é descarregado e posto na pasta correta dentro do sistema, ele pode vir a não funcionar. Nesse caso, pode ser necessário realizar outras atividades, como especificar o sistema operacional, os registros, o mime type e os sufixos.
  • C. São plugins multimídia o PNG, o CMX e o DWG.
  • D. Os refinamentos dos plugins e as tecnologias de ponta tornaram mais fáceis a instalação e o uso. Entretanto, navegadores modernos não disponibilizam uma interface inteligente para manter os plugins atualizados.
  • E. Define-se como plugin todo aplicativo, programa, ferramenta ou extensão que se encaixe a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Geralmente, os plugins são leves e não comprometem o funcionamento do software, além do fato de que a instalação e o manuseio são fáceis.
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