Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. Com surgimento no mercado de sistemas de escaneamento de alto rendimento e de baixo custo, a fotografia digital e os sistemas de impressão digital em larga escala não estão interferindo nas habilidades que o mercado exige dos designers gráficos.
  • B. Muitas dessas profissões, algumas com altíssimo grau de especialização, estão desaparecendo ou tiveram que mudar rapidamente seu campo de atuação.
  • C. A área denominada pré-impressão, como etapa preparatória dos processos de impressão, tende a se consolidar, cada vez mais, no mercado de trabalho.
  • D. Alguns programas de informática usados habitualmente incluem sistemas automáticos de fechamento de arquivos, sem permitir detecção de erros.
  • E. A grande pressão exercida pelas exigências por prazos e por melhores custos fazem com que a maioria dos profissionais de design gráfico não precisem assumir, como parte de sua atuação, tudo aquilo que era de responsabilidade de dezenas de outros profissionais.

A tendência do homem ocidental é ler da esquerda para a direita e do alto para baixo. O movimento da leitura tem começo em algum ponto um pouco acima do centro da página, para depois percorrê-la. O ponto assinalado com um círculo na imagem recebe o nome de:

  • A. área principal.
  • B. área secundária.
  • C. área morta.
  • D. centro óptico.
  • E. centro geométrico.

Tendo como base a lista técnica de verificação do documento, assinale a alternativa correta.

  • A. Os elementos que não devem ser cortados pelo refile ficarão localizados respeitando-se uma margem de 3 a 5 mm para fora da borda da folha.
  • B. As medidas da folha devem corresponder às medidas do produto ainda não refilado.
  • C. As imagens e textos devem localizar-se dentro da folha, mesmo quanto aos sangrados.
  • D. Qualquer elemento impresso que deva chegar até a borda do papel no produto terminado deverá estar no limite da borda.
  • E. Não devem existir objetos na área de trabalho ao redor da folha. Os gráficos e textos colocados nessa área durante a criação da peça devem ser eliminados para evitar confusão no momento da execução dos fotolitos.

Acerca da lista técnica de verificação na paginação, assinale a alternativa correta.

  • A. As imagens devem ser inseridas a partir dos arquivos originais correspondentes.
  • B. Os elementos com mais de duas cores em gradiente, efeitos de lente, sombras ou texturas não precisam ser convertidos em bitmap.
  • C. Objetos muito complexos (com mais de mil nós), geralmente produzidos pela conversão de texto em curvas ou traçado automático de bitmaps podem ser utilizados sem restrição.
  • D. Para garantir que uma linha possa ser copiada em uma chapa, em condições ótimas, essa deve ter uma espessura mínima de 1 ponto.
  • E. Mudanças de tamanho ou rotações imperceptíveis (estender a 100,1%, girar 0,01o) que não produzem mudanças visíveis, não causam problemas ao se processar um arquivo.

A respeito da lista técnica de verificação das cores, assinale a alternativa correta.

  • A. Para compor uma cor desejada (CMYK) é possível combinar as quatro cores possíveis, sem problemas de registro durante a impressão.
  • B. A sobreposição de quatro cores, em percentual elevado, não causa danos ao resultado final de um trabalho impresso.
  • C. Se a impressão for em quadricromia, é preciso verificar se não há valores marcados como tintas de cor sólida (Pantone® ou outras).
  • D. Trabalhos com textos em corpos muito pequenos (menos de 9 pontos) ou linhas muito finas (menos de 1 ponto) podem ser impressos em qualquer qualidade.
  • E. Ao se usar a escala Pantone® em um trabalho não há a necessidade de se informar à gráfica qual o número de código da tinta a ser utilizada no processo de impressão.

Revistas com periodicidade semanal exige de seus produtores uma coordenação cronométrica, pois têm data certa para estar nos pontos de venda e nas mãos de seus assinantes. Os prazos a serem cumpridos fazem com que a equipe que produzirá a revista seja a mais homogênea possível. É de vital importância que o projetista gráfico tenha conhecimento do processo de montagem de cadernos que irão compor uma revista. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os cadernos são montados em múltiplos de dois, alinhando-se os números de páginas em grupos de dois.
  • B. As fotos e imagens são elementos de menor importância na valorização do visual de uma revista.
  • C. Boxes (ou cercaduras) são um recurso utilizado para destacar determinada matéria, sendo conveniente aumentar a largura das colunas, para dar margem entre o texto e os filetes que envolvem a matéria nas laterais.
  • D. As partes que compõem a primeira página, na maioria das vezes, são: o sumário, o editorial, o expediente e algum comentário sobre a capa.
  • E. Na diagramação das páginas internas, mudanças radicais fazem parte da dinâmica de criação.

A imprensa diária atravessa uma revolução, em termos de administração e tecnologia. Os periódicos diários investem alto em tecnologia, para dar aos seus leitores e anunciantes um produto de alta qualidade, que atinja com plenitude os objetivos de informar e vender. Para conseguir esse objetivo, jornais do mundo inteiro buscam recursos para melhorar e dinamizar seus veículos, pois a concorrência com outros meios é acirrada e somente a flexibilidade e a qualidade podem trazer resultados satisfatórios.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A verticalização de uma matéria em um jornal standard (54 cm de altura em média) torna a leitura agradável.
  • B. O contraste provocado por matérias dispostas horizontal e verticalmente desestimula a leitura de um jornal.
  • C. O impacto visual de um jornal deve estar nas páginas internas de conteúdo.
  • D. Um dos maiores erros, em termos de visual, é o uso indiscriminado da mistura de letras maiúsculas (caixa alta) com minúsculas, na titulagem.
  • E. A utilização de tipos de fontes diferentes na composição de um jornal leva ao equilíbrio formal e agradam o leitor.

Em um “Fluxo de trabalho digital” é importante que as imagens fotográficas a serem utilizadas no projeto tenham sido capturadas com qualidade para poderem posteriormente ser tratadas e formatadas de maneira adequada. Para isso, deve-se obter preferencialmente um arquivo base no formato

  • A. .RAW.
  • B. .TIFF.
  • C. .GIF.
  • D. .JPG.
  • E. .PNG.

No CorelDRAW, como também em programas semelhantes como o Adobe Illustrator, é possível transformar uma imagem bitmap em um conjunto de traços editáveis. O nome desse processo é

  • A. vetorização.
  • B. anti-aliasing.
  • C. rasterização.
  • D. dithering.
  • E. escaneamento.

Nos processos de edição e de tratamento de desenhos vetoriais, os softwares mais adequados são

  • A. InDesign e Corel PhotoPaint.
  • B. CorelDRAW e Illustrator.
  • C. Photoshop e Flash.
  • D. Corel PhotoPaint e CorelDRAW.
  • E. Photoshop e Illustrator.
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