Questões sobre Arte/Educação

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"A brincadeira infantil é a forma infantil da habilidade humana para lidar com a experiência através de situações modelares e para dominar a realidade através da experimentação do planejamento" ... "Através do brinquedo, a criança inicia sua integração social; aprende a conviver com os outros, a situar-se frente ao mundo que a cerca. Ela se exercita brincando."

(Luise Weiss, 1989)

Analise as questões abaixo e marque que não corrobora o texto acima:

  • A.

    Brincando, a criança desenvolve os seus lados emocional e afetivo bem como algumas áreas do domínio cognitivo, tais como a capacidade de síntese, o jogo simbólico etc

  • B.

    Essa integração plena do ato lúdico entre aprender e brincar é rompida gradativamente, impondo-se à criança a hora de brincar e a hora de aprender.

  • C.

    Trabalhar, numa sociedade competitiva, é uma atividade superior. Brincar não rende dinheiro, não é lucrativo, enquanto que trabalhar significa competir, 'sobreviver'.

  • D.

    No universo escolar, as aulas de artes são colocadas após as aulas de Matemática, Física e Português, para contrabalançar as disciplinas sérias, aquelas que preparam para o futuro para o vestibular.

  • E.

    A indústria dos brinquedos transforma a criança num pequeno proprietário aburguesado que nem sequer tem que inventar os mecanismos de causalidade adulta,pois lhe são fornecidos prontos: Ela só tem de utilizá-los, nunca há um caminho a percorrer.

"A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constante perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar."

(PCN-Arte, 1997)

Considerando a citação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

[ ] Em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, o desenho mimeografado com formas estereotipadas para crianças colorirem.

[ ] Há escolas que apresentam "musiquinhas" indicando ações para a rotina escolar (hora do lanche, hora da saída).

[ ] Em outras escolas, trabalha-se apenas com a auto-expressão.

[ ] Há professores que são ávidos por ensinar história da arte e levar os alunos a museus, teatros e apresentações musicais e de dança.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

  • A.

    VVVV.

  • B.

    FVVV

  • C.

    FFVV.

  • D.

    FFFV.

  • E.

    FFFF.

"As atividades de expressão são jogos dramáticos, musicais ou plásticos, que dão ao aluno um meio de exteriorizar, pelo movimento e pela voz, seus sentimentos mais profundos e suas observações pessoais. O objetivo básico das atividades é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno". (REVEBEL, OLGA 1989). Assinale com "V" verdadeiro os itens que correspondem ao princípio metodológico ressaltado pela autora e "F" falso para o que se contrapõe a esse princípio.

( ) As atividades de expressão liberam a personalidade pela espontaneidade e formam-na pela cultura.

( ) As atividades artísticas permitem que o aluno se auto-expresse, explorando todas as formas de comunicação humana.

( ) O meio natural de estudo, para a criança e o adolescente, é a sala de aula, e somente a disciplina na sala da aula constrói as potencialidades intelectuais e físicas.

A correlação CORRETA é

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    V – V – F.

  • C.

    F – F – F.

  • D.

    F – V – F.

  • E.

    V – F – F

Leia e assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos objetivos da avaliação em arte.

  • A.

    Os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).

  • C.

    Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).

  • D.

    A avaliação em Arte desconstitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, retrabalhar os conteúdos, assim como fica impossível ao professor (re)avaliar como ensinou e o que os alunos aprenderam.

  • E. A avaliação pode remeter o professor a observar o seu modo de ensinar e apresentar os conteúdos e levá-lo a replanejar uma tarefa para obter aprendizagem adequada.

Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.

  • A.

    É desnecessário a escola incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo, criticamente, também aquelas produzidas pelas mídias.

  • B.

    No que se refere à arte, é dispensável ao aluno tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história.

  • C.

    O aluno pode observar ainda que os trabalhos artísticos envolvem a aquisição de códigos e habilidades que são inúteis dominar para incorporar a seus trabalhos.

  • D.

    A qualidade da ação pedagógica que considera tanto as competências relativas à percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.

  • E.

    O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos artísticos da cultura erudita, dos modernos meios de comunicação e das novas tecnologias, mas é supérfluo na cultura popular

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Há preocupação, por parte dos arte-educadores, em trabalhar o "Fazer Artístico" em consonância com a "História da Arte" e a "Contextualização da obra-de-arte".

  • B.

    Na escola tradicional, valorizavam-se as habilidades manuais, 'os dons artísticos', os hábitos de organização e precisão

  • C.

    Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado para o domínio técnico.

  • D.

    A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico era considerada mais por seu aspecto funcional do que uma experiência em arte.

  • E.

    Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando-se o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas dominantes.

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Um professor que proponha uma atividade de (re)leitura da obra de Pablo Picasso, - Guernica – estará objetivando a(o)

  • A.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • B.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • C.

    produto do trabalho escolar.

  • D.

    valorização dos elementos como esquemas de luz, sombras e construções geométricas.

  • E.

    reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e cultura, situando conexões entre vida, obra e contexto.

Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A área de arte contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes nos nossos dias

  • B.

    A arte na escola desconstitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas co-responsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna.

  • C.

    Nos cursos de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais ao mesmo tempo em que os professores e os alunos se posicionam diante de questões sociais e culturais de arte eles podem fazê-lo sobre as histórias das crenças, modos de interpretação, de valoração vividos pelas pessoas.

  • D.

    Interdisciplinarmente, a Arte pode problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados com a complexidade da vida do ser em sociedade.

  • E.

    Abordar ética no ensino e aprendizagem de Arte é tratar da relação entre ética e estética. O conhecimento estético dos alunos e professores desenvolve-se em um complexo processo de elaboração, no qual estão presentes as experiências pessoais fundamentadas na vida cultural.

Assinale a alternativa destoante em relação à atitude que deve ser estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à apreciação em Artes Visuais.

  • A.

    Identificação, observação e análise das diferentes técnicas e procedimento artísticos presentes nos próprios trabalhos, em relação aos dos colegas e em diversas culturas.

  • B.

    Criação de formas artísticas por meio de poéticas pessoais, buscando tornar-se um artista.

  • C.

    Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.

  • D.

    Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes na cultura (regional, nacional e internacional).

  • E.

    Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração da sua ambiência.

As imagens, em Artes Visuais, como produção de cultural e histórica, podem inferir nas seguintes contribuições para o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Compreensão sobre o valor das artes visuais na vida dos indivíduos e suas possíveis articulações com a ética que permeia as relações de trabalho na nossa sociedade

  • B.

    Elaboração de formas pessoais de registro e assimilação, sistematização e comunicação das experiências com formas visuais.

  • C.

    Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.

  • D.

    Discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho de apreciação das imagens por meio da fala, da escrita ou dos registros (gráficos, sonoros, dramático).

  • E.

    Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade e sua presença na comunidade e no cotidiano dos alunos.

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