Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:

I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).

II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.

III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .

IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.

O correto está em:

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e pós-moderna, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. A respeito da leitura da obra de arte julgue, as seguintes afirmativas:

I- Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem.

II- Uma leitura torna-se significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor.

III- Ler não é apreender as significações de um objeto. IV- No ensino da arte, a leitura tem sido concebida como algo mais prático.

O correto está somente em:

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:

I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.

II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.

III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.

IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.

O correto está somente em:

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I e II.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?

  • A.

    A organização e sistematização das ações do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de aprendizagem estabelecidos.

  • B.

    Documento formal e burocrático que registra as ações de ensino ocorridas em uma disciplina.

  • C.

    Forma de registrar todas as informações sobre como ocorreu o processo ensino-aprendizagem da disciplina sob a responsabilidade de um único professor.

  • D.

    Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente.

Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.

O aprendizado de técnicas de modelado e de aplicação da perspectiva são dispensáveis para o estudo da história da arte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.

O professor deve solicitar que os alunos comparem vários modelos de cadeiras, com o objetivo de possibilitar a análise da relação entre forma e função.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade dos princípios expressos no texto acima às situações de ensino de artes plásticas.

A escolha do material didático adequado garante o cumprimento das metas de ensino, independentemente do contexto escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a influência exercida por Herbert Read no ensino de Artes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A Escolinha de Arte do Brasil foi fundada em 1948 por Augusto Rodrigues como um espaço onde as crianças poderiam exercer sua capacidade de criar em liberdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a influência exercida por Herbert Read no ensino de Artes no Brasil, julgue os itens a seguir.

Para estimular a livre expressão da criança, o professor deve selecionar alguns modelos a serem copiados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a influência exercida por Herbert Read no ensino de Artes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A expressão utilizada por uma ex-professora da Escolinha de Arte do Brasil — “"a nossa mestra foi a própria criança"” — resume o modo pelo qual as atividades dos professores estavam baseadas no que era feito, aceito ou recusado pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...