Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe

  • A. a valorização de conhecimentos sobre a arte erudita, como valor estético absoluto.
  • B. o desenvolvimento do interesse e da competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem teatral.
  • C. o desenvolvimento da capacidade de reconhecer exclusivamente obras de arte, nas diversas linguagens artísticas.
  • D. o estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético.
  • E. a aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.

A concepção de ensino de arte apresentada no fragmento de texto relaciona-se com a pedagogia

  • A. tradicional.
  • B. inovadora.
  • C. tecnicista-experimental-escolanovista.
  • D. histórico-crítica-reflexiva
  • E. libertadora.

No Brasil, houve um momento de valorização da arte infantil e mudança na concepção do ensino de arte, com base na expressão e na liberdade criadora. Isso ocorreu com a

  • A. adoção da pedagogia tradicional para o ensino de artes.
  • B. inserção do ensino de artes no currículo.
  • C. criação da Escolinha de Arte no Brasil.
  • D. regulamentação pedagógica tecnicista no ensino.
  • E. implementação da proposta metodológica da pedagogia progressista.

Para o alcance de um ensino condizente com o proposto no texto apresentado, deve-se

  • A. desenvolver habilidades artísticas e estéticas do aluno, valorizando o seu processo criador e a sua relação subjetiva com o mundo.
  • B. estimular o desenvolvimento da habilidade individual artística do aluno por meio de exercícios de repetição e de treinamento técnico.
  • C. aprimorar, com ênfase no desenho geométrico, o conhecimento técnico do aluno, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho.
  • D. desenvolver e aprimorar as habilidades artísticas do aluno por meio de técnicas de reprodução de modelos da arte.
  • E. promover a aquisição de conhecimentos teóricos de arte com enfoque no ensino da história da arte clássica.

A abordagem para o ensino de arte desenvolvida a partir das experiências realizadas pela professora Ana Mae Barbosa, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e amplamente difundida nas décadas de 80 e 90 do século XX, denomina-se abordagem

  • A. expressionista.
  • B. tecnicista.
  • C. modernista.
  • D. livre.
  • E. triangular.

Com relação ao movimento Arte-Educação no Brasil, assinale a opção correta.

  • A. O Arte-Educação surgiu durante o movimento da semana de Arte Moderna sob a liderança do teórico e crítico Oswald de Andrade.
  • B. O referido movimento surgiu em razão da divergência entre a concepção do ensino de arte voltado aos aspectos clássicos da formação dos alunos e a legislação educacional.
  • C. As reflexões a respeito do ensino de arte desenvolvidas pelo filósofo Herbert Read fundamentaram esse movimento.
  • D. Os pressupostos do movimento Arte-Educação foram introduzidos na grade curricular pela Lei n.º 5.692/1971.
  • E. A princípio, o Arte-Educação foi aplicado no âmbito da educação escolar regular e, posteriormente, ampliado para outras modalidades de ensino.

A massificação do conhecimento não educa nem oferece contribuições para a construção da cidadania. Em oposição a essa tendência massificadora do conhecimento, a educação por meio da arte estabelece o processo dialógico entre

  • A. o fazer artístico e a interação com a realidade.
  • B. a realidade social de classes abastadas e o discurso científico.
  • C. a realidade social de classes populares e o discurso científico.
  • D. a tradição da arte europeia e a valorização da técnica.
  • E. o fazer artístico e o conhecimento erudito.

As linguagens artísticas estimulam diversas faculdades: a leitura de um livro, a imaginação; a pintura, a criatividade; o teatro, a dança e a música, a percepção da voz, do olhar e das expressões corporais. Assim, o ensino de arte contribui para o desenvolvimento do indivíduo. Para atingir esse objetivo, é importante

  • A. valorizar o intelecto em detrimento da linguagem artística.
  • B. ter consciência de que o cotidiano é absorvido independentemente das linguagens artísticas experimentadas.
  • C. ter consciência de que a experiência estética é essencial no cotidiano.
  • D. abordar as linguagens artísticas como originadas nas irrealidades do mundo.
  • E. libertar o indivíduo das amarras do cotidiano inconsciente.

O professor de artes, ao propor estudo de aspectos peculiares acerca de determinadas manifestações artísticas, a partir de uma perspectiva multicultural, estimula o aluno a

  • A. apreciar determinada manifestação artística de interesse do professor.
  • B. usar um código cultural hegemônico.
  • C. apropriar-se de diferentes códigos culturais.
  • D. refletir sobre a formação dos guetos culturais.
  • E. valorizar a cultura erudita.

Entre as habilidades e competências a ser desenvolvidas na proposição de projetos pedagógicos a partir do teatro de revista, destaca-se a de

  • A. compreender a construção de identidade dos personagens de histórias em quadrinhos.
  • B. analisar e compreender a produção do mercado de revistas no início do século XX.
  • C. analisar crítica e esteticamente e produzir músicas de gêneros e estilos diferenciados.
  • D. conscientizar-se dos meios tecnológicos digitais e seus usos específicos.
  • E. fruir diversas manifestações de danças e compreender suas técnicas composicionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...