Questões sobre Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Pierrot, Pulcinella e Arlequim;
  • B. Pierrot, Colombina e Arlequim;
  • C. Arlequim, Pulcinella e Pierrot;
  • D. Pulcinella, Colombina e Arlequim;
  • E. Arlequim, Colombina e Pierrot.

A crítica ao teatro feita por Émile Zola e André Antoine é reconhecida como uma ruptura na história do teatro e da encenação, abrindo o campo para uma série de experimentações e inovações nas décadas seguintes. A alternativa que caracteriza corretamente uma inovação na história da encenação ao longo do século XX é:

  • A. o teatro de Antoine substituiu a presença do ator pela da marionete, no intuito de sublinhar o realismo do texto, em detrimento da interpretação do ator;
  • B. a materialidade da representação, que busca imitar o mundo dos objetos e do meio social, é uma marca do teatro simbolista de Edward Gordon Craig;
  • C. para Antonin Artaud, a encenação só adquire sentido como arma histórica e política, útil para reconhecer as contradições do mundo e, com isso, transformá-lo;
  • D. a encenação para Bertold Brecht é a oportunidade criar uma metafísica do teatro como arte independente e autônoma, diferente dos meios de expressão escritos;
  • E. nos anos 1960, a encenação foi ressignificada de várias maneiras, expressando-se como happening ou performance, como o testemunha a obra de Joseph Beuys.

Com relação às especificidades culturais do teatro Nô, analise as afirmativas a seguir, considerando V a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

Há uma tensão constitutiva do Nô entre “o que é visto pela mente” (tai) e “o que é visto pelos olhos" (yu) e cabe ao treinamento e à encenação do ator principal (shite) evidenciar isso na formalidade do gesto e do uso da máscara.

O ator do Nô passa por anos de treinamento, desde a infância, e sua arte é passada de pai para filho entre várias famílias de shites.

O drama Nô tem uma estrutura imutável, composta apenas de dois tipos de atores, o principal (shite) e o secundário (waki), que portam máscaras, declamam o texto e executam pequenas peças musicais.

A sequência correta é:

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

Sobre a relação entre o Teatro Essencial de Denise Stoklos e o minimalismo, é correto afirmar que:

  • A. o teatro é o mínimo de poder dramático para atingir o máximo de significação da maquinaria teatral;
  • B. a atividade do ator engendra os movimentos, o texto, o cenário, o espaço cênico e a própria concepção do espetáculo;
  • C. o papel do diretor-encenador é hegemônico ao dirigir e significar a performance cênica do ator;
  • D. o uso de poucos elementos, por vezes apenas o ator, é fruto da escolha por um formato econômico e popular de teatro;
  • E. a atitude estética minimalista aprofunda o naturalismo através do uso da mímica para produzir um cenário ilusionista.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 26.

“A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.”

Diante do exposto, assinale a alternativa que contém apenas informações corretas no que diz respeito à arte da dança de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A.

    As aulas devem ser acompanhadas por estímulos sonoros, pois a dança está ligada diretamente à música e uma não funciona sem a outra.

  • B.

    Não é aconselhável haver repetição de atividades, pois os alunos podem ficar entediados e perderem o interesse na aula.

  • C.

    A dança é apenas uma atividade lazer, para que o aluno psicologicamente se canse menos no intervalo entre uma aula e outra.

  • D.

    A dança tem o intuito de desenvolver na criança a compreensão de suas capacidades físicas, ou seja, ajudar a criança a entender melhor o seu próprio corpo e seu funcionamento.

Qual teatrólogo brasileiro adaptou o “Sistema de Jogos Teatrais” de Viola Spolin fundado na ênfase que esta confere à função da platéia intragrupo, no desenvolvimento do processo pedagógico teatral, redimensionada particularmente nas práticas do que ele intitulou de “Teatro-forum”?

  • A. José Celso.
  • B. Augusto Boal.
  • C. César Vieira.
  • D. Oduvaldo Vianna Filho.
  • E. Amir Hadade.

Qual o médico e escritor maranhense, que foi também dramaturgo, autor dentre outras peças, de “Por causa de Inês”, encenada pelo grupo TEMA na década de 70 do século passado?

  • A. Fernando Moreira.
  • B. Aldo Leite.
  • C. Ubiratan Teixeira.
  • D. Cecílio Sá.
  • E. João Mohana.

O controvertido produtor responsável pela difusão do ballet russo pelo mundo ocidental foi:

  • A. Diaghilev.
  • B. Beauchamp.
  • C. Fokine.
  • D. Vígano.
  • E. Blasis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...