Questões sobre Artes Cênicas

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  • A. Santa Rosa incorporou a teoria da moderna cenografia de Adolphe Appia e Gordon Craig no palco brasileiro, como no caso dos três planos de ação - realidade, memória e alucinação - articulados na peça;
  • B. o cenógrafo criou imagens familiares, beneficiando-se do repertório figurativo do folclore nacional, para de serem fruídas e percebidas de imediato pela plateia brasileira;
  • C. Santa Rosa introduziu a diversidade de planos, os efeitos de luz e os diferentes cortes cênicos para representar um tempo linear e único, no nível da consciência;
  • D. o trabalho do cenógrafo foi marcado por excessos barrocos e uso de enquadramentos simétricos que geravam a sensação de hiperrealismo no espectador;
  • E. Santa Rosa inovou em termos cênicos, ao abrir espaço para o sociodrama e para a conscientização do espectador, que deve ser instigado a abandonar a posição passiva.

A constituição do espaço cênico contemporâneo produziu uma série de modificações nas formas tradicionais de concepção espacial. A arquitetura teatral foi afetada por essas novas exigências e começou a elaborar experiências em busca de um edifício condizente com as propostas contemporâneas de construção do espaço cênico.

A arquitetura teatral exemplo dessa renovação é:

  • A. o Teatro Total de Walter Gropius e Erwin Piscator;
  • B. o Teatro Municipal do Rio de Janeiro em estilo eclético;
  • C. o Teatro de Bayreuth, concebido por Wagner;
  • D. o Teatro Olímpico de Vicenza, projetado por Andrea Palladio;
  • E. o Theatro da Paz de Belém do Pará, inspirado no Teatro Scala, de Milão.

  • A. nos espetáculos de Loie Fuller, a luz assumiu protagonismo, ao passo que, para Artaud, a ação da luz devia realçar a supremacia e caráter único da palavra humana, encarnada pelo ator;
  • B. tanto Artaud quanto Fuller exploraram a iluminação elétrica no sentido de construir novas relações no espaço cênico, produzindo efeitos de fluidez e mobilidade, para a primeira, e agindo sobre a sensibilidade, para o segundo;
  • C. para Fuller, luz e vestuário compunham uma linguagem única, por sua função ornamental na composição do espetáculo, capturando a atenção do público por seus efeitos de ilusionismo;
  • D. tanto para Artaud quanto para Fuller o espaço cênico desempenhou o papel de espelho da natureza, no sentido da exploração dos ritmos físicos do movimento para produzir familiaridade no expectador e suscitar seu encantamento;
  • E. para Artaud, o efeito de aparelhos luminosos no espaço cenográfico implicava situar com mais realidade não apenas o local da ação dramática, distinguindo-o da plateia, como também a movimentação mais livre dos atores no palco.

Em Estudos sobre teatro, Bertold Brecht propõe diferenças entre o teatro dramático e o épico coerentes com suas opções dramatúrgicas. Conforme a visada de Brecht, a diferença entre essas duas formas de teatro é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

  • A. evidenciar as condições fundantes da representação teatral, como a busca da plausibilidade mimética da ação e a ilusão de realidade na moldura cênica;
  • B. mostrar que o espaço cênico é distinto do lugar teatral, e que o palco é explorado a partir dos princípios de distância e simetria, dando suporte intelectual ao personagem;
  • C. explorar cenograficamente o tablado como lugar de criação de uma outra realidade, propiciada pelo uso intensivo de maquinarias, cenários e aparatos cênicos;
  • D. prolongar a estrutura estabelecida pelo palco italiano entre cena e plateia, como, por exemplo, a relação frontal, a distância e a imobilidade no espectador em relação ao palco;
  • E. incluir na encenação a arquitetura teatral, integrando o espaço físico ao espetáculo e elegendo espaços alternativos como antigos cinemas, fábricas e galpões, adaptáveis às necessidades de cada evento.

Na segunda metade do século XX as experiências teatrais se intensificaram e alguns grupos investiram em novas formas de espacialização do espetáculo. É o caso do grupo paulista Teatro da Vertigem que, na peça, O Livro de Jó (1995), optou por utilizar como lugar teatral um hospital. Em São Paulo, em 1995, escolheu o Hospital Humberto Primo, então desativado; em Belo Horizonte, em 2006, elegeu o Hospital Júlia ubitschek. O grupo realizou as cenas em diferentes espaços e em pavimentos distintos do edifício, obrigando o público a se deslocar continuamente. Com relação à concepção de lugar teatral do grupo, analise as afirmativas a seguir.

I. No trabalho do grupo Vertigem, a constituição do lugar teatral se baseia em recriar e ressignificar espaços que já possuem uma forte carga semântica, transformando-os em elementos significativos da peça.

II. O público é levado a percorrer os caminhos definidos pela montagem da peça, obtendo, em cada cena, um ponto de vista particular e tornando-se um elemento ativo e presente no espetáculo.

III. O teatro do grupo ertigem situa-se na conjunção de várias correntes das artes visuais, como os happenings, o site specific e a environmental art, adaptando esses recursos à linguagem teatral.

Assinale se:

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.

  • A. O cenógrafo usa o claro-escuro para achatar os volumes e criar o efeito de um cenário unidimensional;
  • B. Uma luz difusa, que permite "ver" o espetáculo, é combinada com uma luz ativa, que interage com o cenário e o ator;
  • C. A luz e as cores são considerados elementos coadjuvantes do espetáculo, focando a carga expressiva no ator;
  • D. A luz difusa serve para criar uma atmosfera de época e é apropriada para os dramas históricos e épicos;
  • E. A iluminação das rampas e escadarias serve para definir planos sequenciais para a ação em cena.

O médico romeno Jacob Levi Moreno foi o criador de um método terapêutico de grupo por ele definido como "psicodrama". A essência desta terapia consiste em usar o jogo dramático livre e incentivar o desenvolvimento da espontaneidade dos indivíduos do grupo, através de improvisações cênicas que resultem em momentos catárticos, cuidadosamente dirigidas por um "diretor do jogo". Moreno inspirou-se no modelo teatral para elaborar a cena psicodramática.

A alternativa que caracteriza corretamente os elementos da cena do psicodrama é:

  • A. cenário - o consultório do terapeuta, transformado em palco;
  • B. protagonista - aquele(s) que protagoniza(m) o seu próprio drama, representando a si mesmo;
  • C. diretor - um ator que interpreta o terapeuta e coordena a sessão;
  • D. egos auxiliares - os que encenam episódios da vida do protagonista para ajudá-lo a rememorar fatos traumáticos;
  • E. plateia - estudantes de psicologia em fase de estágio profissional.

Espetáculo de humor realizado por apenas um ator que geralmente se apresenta ao vivo, em pé, sem acessórios, cenários, caracterização do personagem ou o recurso da quarta parede". A descrição acima corresponde a uma tradição da cultura teatral conhecida como:

  • A. Butô;
  • B. Teatro de sombras;
  • C. Stand-up comedy;
  • D. Teatro de marionetes;
  • E. Clown.

  • A. como meio de educação popular mais penetrante e persuasivo do que a propaganda escrita;
  • B. para criar um apreço sentimental e emocional em relação ao antigo regime;
  • C. como canal de comunicação da mensagem moral edificante da cultura cristã;
  • D. para imortalizar os heróis do século de ouro francês e manter a tradição da Comédie de France;
  • E. como escola de regeneração dos costumes e de crítica à violência revolucionária.
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