Questões sobre Artes Cênicas

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Este espaço resulta do estudo e da aplicação da perspectiva, com a opção pela frontalidade e pelo emolduramento da cena, conforme parece ser natural dentro de uma tradição pictórica ilusionista.

Assinale a alternativa que identifica a qual tipologia espacial histórica esta caracterização corresponde:

  • A. espaço grego;
  • B. espaço romano;
  • C. espaço medieval;
  • D. espaço elisabetano;
  • E. espaço italiano.

Shakespeare se inspirou em uma história muito antiga para escrever Romeu e Julieta, caso de dois adolescentes apaixonados que não podiam ficar juntos porque pertenciam a famílias inimigas. O gênero teatral de Romeu e Julieta é um(a)

  • A. tragédia.
  • B. comédia.
  • C. romance.
  • D. tragicomédia.
  • E. comédia romântica.

Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os “times” (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória dos “times”, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento do curso, exceto:

  • A. a mudança de salas
  • B. o uso de palcos circulares
  • C. o recurso de marcação por área do espaço cênico
  • D. a improvisação diante de câmeras e microfones
  • E. a utilização do proscênio

Ao interpretar algo, traduz-se um pensamento em outro. Atua-se no mundo lendo e produzindo linguagens. Operando e manejando a linguagem das cores, dos sons, do movimento e dos cheiros, para fins artístico-estéticos, realizando a linguagem da arte. O pensamento traduz ativamente as experiências em

  • A. signos.
  • B. êxtases.
  • C. euforias.
  • D. sofrimentos.
  • E. sentimentos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, o Teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança tanto no plano individual como coletivo. No plano individual, favorece o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, por ser uma atividade essencialmente grupal, o teatro oferece, entre outros, o exercício:

  • A. de técnicas de atuação em grupo
  • B. das relações de cooperação e diálogo
  • C. dos diferentes modelos estético-teatrais
  • D. dos métodos e procedimentos relacionais
  • E. de liberação emocional e confl itos

  • A. A solução cenográfica de Ratto, ao criar dois espaços concomitantes para abrigar a cena urbana e rural, positivava a dinâmica social da grande cidade, em contraste com os valores ultrapassados do campo, que o personagem Joaquim rejeita;
  • B. O sucesso da peça, em São Paulo, em 1955, foi um exemplo da força do teatro amador, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) à frente, e das pesquisas de Andrade e Ratto, comprometidos com a investigação dramatúrgica de temas regionalistas;
  • C. O texto da peça, organizado em duas linhas temporais, o presente situado na cidade, em 1932, e o passado, situado no campo, em 1929, junto com a encenação concomitante dos dois momentos, mantêm o público sem saber o desfecho do drama, acrescentando-lhe suspense e comicidade;
  • D. A máquina de costura, disposta no limiar dos dois ambientes, representa a chance de uma vida melhor para os personagens do núcleo familiar da peça e dos novos valores sociais que abraçam, como o trabalho feminino no contexto da produção industrial;
  • E. A dramaturgia tchekhoviana e o realismo psicológico de Arthur Miller são duas influências na obra de Jorge Andrade, mobilizadas para compor a moldura dramática do impacto da crise econômica na vida dos personagens e das diversas percepções que elaboram sobre a mudança enfrentada.

Um dos critérios de avaliação em Teatro proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte para o ensino fundamental é “Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática.” Com este critério, pretende-se avaliar se os alunos desenvolveram, entre outras, a capacidade de:

  • A. expressar-se com adequação ao processo de comunicação
  • B. organizar-se em grupo, para ampliação das capacidades de ver e ouvir
  • C. observar diversas formas de teatro em espaços cênicos distintos
  • D. enfrentar as situações emergentes dos jogos dramatizados
  • E. apreciar as diversas formas de teatro presentes em sua região

Sobre as origens da forma moderna do circo, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

O circo moderno, com seu espaço circular delimitado pelas lonas e seu tablado central, assemelha-se, em função, ao espaço que abrigava as práticas institucionais dos guerreiros helênicos, onde se realizava a distribuição da pilhagem entre os nobres.

Os jogos romanos constituíram um modelo para o circo moderno, pois, à semelhança dos espetáculos circenses do século XVIII, o circo-hipódromo romano simbolizava o espaço ritualístico de celebração cívica e religiosa.

As iniciativas de Philip Astley e Antonio Franconi, na virada do século XVIII para o XIX, trouxeram alguns dos elementos característicos do circo moderno, como os mimodramas e as pantomimas equestres para grande espetáculo.

A sequência correta é:

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

Augusto Boal sistematizou procedimentos que, em seu conjunto, definem uma metodologia para o exercício do teatro cujo principal objetivo é transformar o povo “espectador”, ser passivo no fenômeno teatral, em improvisador, em revolucionário, em cidadão político. O autor denominou esse conjunto de procedimentos metodológicos de Teatro:

  • A. de Anônimo
  • B. da Crueldade
  • C. do Distanciamento
  • D. do Oprimido
  • E. do Absurdo

  • A. Vestido de Noiva; Nelson Rodrigues
  • B. Macunaíma; Mário de Andrade
  • C. A Moratória; Jorge Andrade
  • D. O Pagador de Promessas; Dias Gomes
  • E. O Rei da Vela; Oswald de Andrade
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