Lista completa de Questões sobre Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Este espaço resulta do estudo e da aplicação da perspectiva, com a opção pela frontalidade e pelo emolduramento da cena, conforme parece ser natural dentro de uma tradição pictórica ilusionista.
Assinale a alternativa que identifica a qual tipologia espacial histórica esta caracterização corresponde:Shakespeare se inspirou em uma história muito antiga para escrever Romeu e Julieta, caso de dois adolescentes apaixonados que não podiam ficar juntos porque pertenciam a famílias inimigas. O gênero teatral de Romeu e Julieta é um(a)
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os times (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória dos times, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento do curso, exceto:
Ao interpretar algo, traduz-se um pensamento em outro. Atua-se no mundo lendo e produzindo linguagens. Operando e manejando a linguagem das cores, dos sons, do movimento e dos cheiros, para fins artístico-estéticos, realizando a linguagem da arte. O pensamento traduz ativamente as experiências em
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte, o Teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança tanto no plano individual como coletivo. No plano individual, favorece o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, por ser uma atividade essencialmente grupal, o teatro oferece, entre outros, o exercício:
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Um dos critérios de avaliação em Teatro proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais Arte para o ensino fundamental é Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática. Com este critério, pretende-se avaliar se os alunos desenvolveram, entre outras, a capacidade de:
Sobre as origens da forma moderna do circo, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
O circo moderno, com seu espaço circular delimitado pelas lonas e seu tablado central, assemelha-se, em função, ao espaço que abrigava as práticas institucionais dos guerreiros helênicos, onde se realizava a distribuição da pilhagem entre os nobres.
Os jogos romanos constituíram um modelo para o circo moderno, pois, à semelhança dos espetáculos circenses do século XVIII, o circo-hipódromo romano simbolizava o espaço ritualístico de celebração cívica e religiosa.
As iniciativas de Philip Astley e Antonio Franconi, na virada do século XVIII para o XIX, trouxeram alguns dos elementos característicos do circo moderno, como os mimodramas e as pantomimas equestres para grande espetáculo.
A sequência correta é:
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Augusto Boal sistematizou procedimentos que, em seu conjunto, definem uma metodologia para o exercício do teatro cujo principal objetivo é transformar o povo espectador, ser passivo no fenômeno teatral, em improvisador, em revolucionário, em cidadão político. O autor denominou esse conjunto de procedimentos metodológicos de Teatro:
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...