Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o depoimento do artista brasileiro Hélio Oiticica sobre o esquema geral da Nova Objetividade, originalmente publicado no catálogo da mostra Nova Objetividade Brasileira, em 1967, para a produção da arte atual, era preciso que a obra obedecesse a alguns critérios em sua formação (FERREIRA, 2006). Analisando os critérios abaixo, assinale aquele que NÃO corresponde ao proposto pela Nova Objetividade:
A escola de Platão teorizou o conhecimento dos babilônios sobre a propagação retilínea da luz. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Ao falar do emprego das cores no Brasil, temos que lembrar que foi a partir do confronto dos europeus, indígenas e africanos da população brasileira que surgiu um gosto estético. Diante disso, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Elizeu introduziu no Brasil as conquistas do impressionismo. Vários outros pintores seguiram abrindo caminho para a compreensão das correntes modernas europeias. Leia as afirmativas abaixo:
I) O quadro nove notas, pintado para o saguão do auditório da escola nacional de música de Antônio Parreiras, foi o único que destoava do conjunto dos pintores modernos do início do séc. XX.
II) Tarsila do Amaral construiu uma nova visão na pintura brasileira, com um colorido agressivo e abordando várias temáticas.
III) Na arte de Di Cavalcante, as cores são condicionadas pelo sensualismo das formas.
IV) Guignard e Diego Rivera marcam uma fase importante da pintura brasileira com o uso das cores veladas, com conteúdo poético de clima psicodélico.
V) Cândido Portinari realiza em suas obras a síntese de vários caminhos da evolução brasileira na aplicação da cor, em que contrastes francos e a crepitação cromática atingem os mais altos níveis de mestria.
A alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS é:
Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.
Conforme o texto de Arnheim, intelecto e intuição são processos cognitivos diferenciados e, portanto, necessariamente excludentes.Alguns movimentos modernistas como o cubismo, o dadaísmo e a performance futurista já haviam começado a desafiar o Duopólio da pintura e escultura. E a partir dos anos 70, não era possível pensar nas obras de arte como pertencentes a uma das duas categorias: pintura e escultura. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:
I) A Op Art surgiu e foi reconhecida como movimento na Inglaterra, em 1962, com o artista James Rosenquist.
II) A Pop Art foi um fenômeno norte-americano. Os artistas desse movimento eram provenientes das grandes cidades americanas.
III) A arte conceitual propunha que as imagens podiam ser lidas. Um representante desse movimento foi Magritte.
IV) Arte Povera foi uma expressão criada pelo crítico italiano Germano Celant, em 1969, para descrever o trabalho de seus patrícios.
V) Todos os movimentos da arte contemporânea têm suas raízes no abismo e nas várias ramificações da OP Art.
Assinale alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS:
Na década de 1990, o impacto da AIDS no mundo artístico foi profundo. Diante disso, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
É na relação dialética que a arte moderna se mostra e na antítese entre dois conceitos: o clássico e o romântico. Diante disso, é INCORRETO afirmar:
Pablo Picasso foi um dos maiores pintores do período modernista. Todas as obras abaixo foram produzidas por ele, EXCETO:
A revolução mexicana de 1910 foi um momento de revolução popular em que os grandes latifundiários eram os herdeiros dos dominadores espanhóis e os trabalhadores eram duramente explorados. A heroica vitória dos camponeses vai ser temática inspiradora de muitos artistas mexicanos. Diante disso, é CORRETO afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...