Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São características da Pop Art, EXCETO:

  • A. A ambiguidade discursiva no que tange às apropriações da cultura de massa.
  • B. O uso de técnicas de reprodução automática.
  • C. O diálogo com a linguagem publicitária e a cultura das celebridades.
  • D. Uso de materiais sintéticos como vinil, aço e espelhos em esculturas geométricas.
  • E. A adoção de uma visualidade mais gráfica do que pictórica.

Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:

I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.

II. ( ) O pintor Jacques–Louis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista “oficial” do governo revolucionário francês.

III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação de superioridade.

IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, F, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, F, V
  • E. F, V, V, F

A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:

I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.

II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.

III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.

IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.

V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.

  • A. As alternativas II, III, IV e V
  • B. As alternativas II, III, IV e V
  • C. As alternativas III, IV e V
  • D. As alternativas I, III e IV
  • E. As alternativas I, II e V

Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.

I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista.

II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta.

III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.

  • A. I. Van Gogh; II. Gaugin; III. Cèzanne
  • B. I. Cèzanne; II. Gauguin; III. Van Gogh
  • C. I. Gaugin; II. Van Gogh; III. Cèzanne
  • D. I. Cèzanne; II. Van Gogh; III. Gaugin
  • E. I. Gaugin; II. Cèzanne; III. Van Gogh

Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:

  • A. O Grupo Rex surgiu nesse período cujos princípios estéticos, marcados pelos happenings, ligavam-se às novas figurações e ao Grupo Fluxus, com uma atitude marcada pela irreverência, sobretudo em relação ao circuito de galerias.
  • B. Carlos Scliar cria o clube de gravura, destinado à tomada de posição ideológica por uma arte que desejava ser destinada ao povo, em um regionalismo contestador das manifestações antinacionais do abstracionismo.
  • C. A exposição Nova Objetividade marca o período, sendo considerada uma das mais significativas para o entendimento das vanguardas brasileiras. Foram expostos trabalhos que rompiam com a bidimensionalidade da pintura e em que a narrativa era comprometida com o tempo presente.
  • D. Na busca por um estado típico brasileiro, retornam ao cenário artístico as ideias antropofágicas de Oswald de Andrade, onde muitos artistas passaram a transcrever a aura político-social em suas representações abordando uma temática local.
  • E. O período é marcado pela precariedade de recursos materiais explorados na obra de arte. A perenidade dos objetos cedia à valoração da mensagem confinada.

“Surrealismo” foi um termo cunhado em 1924 para expressar os anseios de muitos jovens artistas de criar algo mais real que a realidade em si. Sobre o movimento artístico intitulado Surrealismo, marque a opção INCORRETA.

  • A. O pintor espanhol Salvador Dali (1904-1989), considerado um dos maiores nomes do Surrealismo, passou muitos anos de sua vida nos Estados Unidos.
  • B. O pintor belga René Magritte (1898-1967) representava em suas pinturas uma completa ruptura com os hábitos mentais dos artistas que são prisioneiros do talento, do virtuosismo e de todas as pequenas especialidades técnicas. Em seus trabalhos encontramos imagens oníricas, precisas e com títulos confusos.
  • C. Muitos dos surrealistas, impressionados com os escritos de Freud, afirmavam: quando nossos pensamentos ficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a nos dominar.
  • D. Alberto Giacometti (1901-1966) é considerado um dos maiores representantes da escultura surrealista.
  • E. Os artistas surrealistas discordavam das ideias de Paul Klee quando este afirmava que um artista não deve planejar o seu trabalho, e sim deixá-lo crescer.

Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: “... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência”. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:

  • A. À produção do artista Daniel Acosta sobre o não congelamento do tempo e do espaço real na escultura de relevo. (210 a 212)
  • B. Às gravuras de Laurita Salles, carregadas de história da gravura e da arte, que caminham na fenda entre a pintura e a escultura, ampliando assim o debate da arte no país. (217 e 218)
  • C. À obra de instalação e escultura da artista Iole de Freitas, cujas peças, expostas no gabinete de Arte SP, expandem os limites de tensão entre o corpo no tempo e no espaço na arte. (219 e 220)
  • D. À desconstrução dos postulados construtivos do desenho de Antônio Lizárragga, com o qual o artista, por meio dos espelhamentos que realiza, enfatiza a presença do fluxo do tempo na apreciação de suas obras.
  • E. À arte de Georgia Kyryakakis, que, ao incendiar seus objetos (considerados nem desenhos, nem esculturas, nem pintura), subtrai qualquer definição e conceito tradicional entre as modalidades artísticas, radicalizando sua obra, que se transforma em uma metáfora da arte.

Os artistas Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Andy Warhol são representantes do movimento artístico intitulado:

  • A. Op Art
  • B. Pop Art
  • C. Body Art
  • D. Fauvismo
  • E. Dadaísmo

A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.

( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.

( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.

( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.

( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.

( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.

A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V, V, V, F, V
  • B. F, F, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, V, F, F
  • E. V, F, V, V, V

Segundo Archer, “O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna – Impressionismo, Fauvismo, Cubismo –, o rótulo “Minimalismo” foi aplicado por críticos aos trabalhos de [...]” (2012, p. 42).

Assinale a alternativa CORRETA, considerando a opção que contém apenas nomes de artistas ligados ao Movimento Minimalista.

  • A. Donald Judd; Robert Morris; Dan Flavin; Carl Andre.
  • B. Pablo Picasso; Juan Miró; Rebecca Horn; Susan Hiller.
  • C. Jackson Pollock; Anselm Kiefer; Eric Fischl; Julian Schnabel.
  • D. Susana Solano; Malcolm Morley; Howard Hodgkin; Philip Guston.
  • E. Leon Kossoff; Keith Haring; Frank Moore; David Wojnarowicz.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...