Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São características da Pop Art, EXCETO:
Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:
I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.
II. ( ) O pintor JacquesLouis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista oficial do governo revolucionário francês.
III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação de superioridade.
IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:
A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:
I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.
II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.
III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.
IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.
V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.
Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.
Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.
I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista.
II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta.
III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.
Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:
Surrealismo foi um termo cunhado em 1924 para expressar os anseios de muitos jovens artistas de criar algo mais real que a realidade em si. Sobre o movimento artístico intitulado Surrealismo, marque a opção INCORRETA.
Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: ... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:
Os artistas Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Andy Warhol são representantes do movimento artístico intitulado:
A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.
( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.
( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.
( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.
( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.
( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.
A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Archer, O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna Impressionismo, Fauvismo, Cubismo , o rótulo Minimalismo foi aplicado por críticos aos trabalhos de [...] (2012, p. 42).
Assinale a alternativa CORRETA, considerando a opção que contém apenas nomes de artistas ligados ao Movimento Minimalista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...