Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Esse movimento se caracterizou pelo uso de cores puras e simplificação das formas, tendo no francês Henri Matisse um dos seus principais expoentes.
Segundo Roberto Conduru (2007), As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades orixás, voduns, inquices, encantados e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:
Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?
Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.
Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?
Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:
As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:
Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos nus e crus da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.
As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?
Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa seiscentista (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado Poder e Glória pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...