Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Esse movimento se caracterizou pelo uso de cores puras e simplificação das formas, tendo no francês Henri Matisse um dos seus principais expoentes.

  • A. Impressionismo
  • B. Fauvismo
  • C. Colorismo
  • D. Abstracionismo
  • E. Art Nouveau

Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:

  • A. Mestre Didi
  • B. Agnaldo dos Santos
  • C. Wuelyton Ferreiro
  • D. Junior de Odé
  • E. Cícero Dias

Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?

  • A. Todos tiveram seu auge no princípio da década de 1920.
  • B. Todos foram realizados a partir de investimento governamental.
  • C. Todos buscam aproximar o campo das artes plásticas e das artes aplicadas.
  • D. Nenhum teve grande expressividade no contexto brasileiro.
  • E. Nenhum foi bem-sucedido.

Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Os artistas Impressionistas visavam à criação de uma réplica ainda mais perfeita da impressão visual. De fato, somente com o impressionismo que a conquista da natureza se completou, que tudo o que se apresentava aos olhos do pintor pôde converter-se em motivo de um quadro e que o mundo real, em todos os seus aspectos, passou a ser um objeto digno de estudo do artista.
  • B. São representantes do movimento impressionista os pintores Claude Monet, Paul Cèzanne e Pierre Auguste Renoir.
  • C. Os pintores Impressionistas renunciaram à mistura de pigmentos na paleta e passaram a aplicá-los separadamente na tela em pequenas pinceladas que reproduziam os reflexos oscilantes de uma cena ao “ar livre”.
  • D. Os Impressionistas, apesar de desafiarem as regras da pintura ensinadas na Academia, não divergiram, em seus propósitos, das tradições de Arte que se desenvolvia desde a descoberta da natureza, na Renascença.
  • E. Nas pinturas impressionistas, as principais características eram o contorno das figuras e a aplicação da técnica do esfumato.

Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?

  • A. O pintor emprega cores quentes no vestuário, contrabalanceando a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
  • B. Há uma predominância de tons deliberadamente artificiais, evocando uma atmosfera de sonho ou alucinação.
  • C. O que chama a nossa atenção é a forma como as sombras são constituídas a partir de cores primárias intensas.
  • D. Todas as afirmativas acima estão corretas.
  • E. Nenhuma das afirmativas acima está correta.

“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:

  • A. Vincent Van Gogh
  • B. Georges Seurat
  • C. Henri de Toulouse-Lautrec
  • D. Jackson Pollock
  • E. Edgar Degas

As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:

  • A. Leveza
  • B. Apreensão
  • C. Realidade
  • D. Tédio
  • E. Movimento

Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.

As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:

  • A. Surrealismo
  • B. Dadaísmo
  • C. Expressionismo
  • D. Futurismo
  • E. Pop Art

O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?

  • A. George Braque
  • B. Wassily Kandinsky
  • C. Gustave Flaubert
  • D. Piet Mondrian
  • E. Luigi Russolo

Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa “seiscentista” (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado “Poder e Glória” pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:

  • A. os reis e príncipes europeus, atuantes no século XVII, queriam se afirmar como criaturas superiores ao homem comum, alegando que eram investidos de Poder Divino para isso.
  • B. o Palácio de Versalhes, construído entre 1800-1880, pode ser considerado uma construção eclética.
  • C. os Palácios e as Igrejas não eram projetados como simples edifícios. Todos os detalhes tinham que contribuir para a concretização do efeito de um mundo fantástico e artificial.
  • D. os artistas receberam trânsito livre para planejar seus trabalhos, gerando um surto de criação extravagante, responsável pela transformação de muitas cidades e paisagens da Europa católica.
  • E. foi especialmente na Áustria, na Boêmia e no Sul da Alemanha que as ideias do Barroco Italiano e Francês se fundiram no mais audacioso e consistente estilo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...