Questões sobre História da Arte

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Em relação ao fauvismo, tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, assinale a afirmativa correta.

  • A. Prioriza a geometrização das formas.
  • B. Surgiu com um grupo de pintores na Itália.
  • C. Foi o mais duradouro e definido de todos os movimentos artísticos.
  • D. As obras apresentavam cores puras, exagero no desenho e da perspectiva.
  • E. O ano de 1925 foi o mais triunfal para os fauves, pois o movimento atingiu o clímax nas exposições.

Analise os itens abaixo sobre o Renascimento:

I – O Renascimento foi um conjunto de mudanças baseadas nos ideais humanistas que repercutiram nos campos da ciência, das artes plásticas e da política.

II – São características do Renascimento: o naturalismo, o classicismo, o hedonismo e o antropocentrismo.

III – Os mecenas eram indivíduos ricos que protegiam e financiavam artistas, filósofos e atores. A prática do mecenato garantia as condições materiais para os artistas e pensadores criarem suas obras e, em contrapartida, proporcionava prestígio e destaque social aos mecenas.

IV - Fillipo Brunelleschi, Donato Bramante, Veronese e Ticiano são alguns dos grandes nomes do período renascentista.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A. I, II e III
  • B. I e III
  • C. I, II, III e IV
  • D. I

  • A. o museu grego;
  • B. a galeria de coleções principescas;
  • C. o gabinete de curiosidades;
  • D. o museu público;
  • E. a exposição universal.

  • A. ciberinstalação;
  • B. museu virtual;
  • C. ciberecologia;
  • D. exposição interativa;
  • E. cibermuseu.

  • A. somente I está correta;
  • B. somente II está correta;
  • C. somente III está correta;
  • D. somente I e II estão corretas;
  • E. todas estão corretas.

  • A. cria uma analogia antropomórfica com o personagem histórico Sansão, aludindo à sua força descomunal;
  • B. enaltece a combinação entre arte e tecnologia, valorizando o ferro e as engrenagens mecânicas do macaco;
  • C. protesta contra as barreiras que a sociedade impõe, criticando as "catracas" espaciais, culturais e sociais existentes;
  • D. separa escultura de arquitetura, em uma situação em que a primeira destrói a segunda;
  • E. envolve o visitante como observador e participante da eventual destruição da obra e do espaço da galeria.

O diálogo entre as artes contemporâneas e a mídia digital tem redefinido a noção de espaço físico artístico e imposto novas concepções curatoriais.

O curador envolvido com a interação entre arte, ciência e tecnologia digital deve levar em consideração:

  • A. a luminosidade do espaço e a dimensão das salas;
  • B. os recursos para isolamento ou integração de ambientes;
  • C. a arquitetura do local expositivo;
  • D. as partes sequenciais da trajetória expositiva;
  • E. a interatividade, a instantaneidade, a não linearidade e a ubiquidade.

A instalação é uma modalidade da arte contemporânea, constituída pela combinação de diversos elementos, organizados em uma estrutura complexa. Entre suas características, pode-se identificar:

  • A. o uso de materiais próprios para a produção artística, como mármore, gesso e pigmentos;
  • B. a função mimética, que permite à arte espelhar o mundo da natureza;
  • C. a interação com o espaço e com os observadores da obra, demandados a usarem seus sentidos;
  • D. a estrutura monumental e bidimensional das obras, que em geral ocupam espaços amplos;
  • E. a afetação sensível do espectador, receptor do belo que emana da obra.

Em seu estudo sobre a concepção, montagem e execução de exposições, Marília Xavier Cury trata das estratégias de planejamento e analisa o processo de concepção e montagem de exposições do ponto de vista das decisões fundamentais a serem tomadas, por parte do museu e seus curadores, em parceria com o autor e o público. A respeito das decisões a serem tomadas, analise a caracterização abaixo.

I. As decisões são tomadas tendo como referência o princípio da Qualidade Total aplicado ao contexto museológico e são avaliadas tendo em vista sua funcionalidade. O conceito norteador dessa abordagem é o de qualidade.

II. As decisões fundamentais (nível estratégico) e incrementais (táticas) que fazem parte da concepção e do planejamento de uma exposição são tomadas de modo interativo pela equipe que irá realizá-las. O conceito norteador dessa abordagem é o de sistema.

III. As decisões são tomadas e atribuídas em função de um fluxograma que estabelece os papéis dos profissionais envolvidos em cada fase de montagem de uma exposição. O conceito norteador dessa abordagem é o de planejamento.

As caracterizações acima correspondem, respectivamente, à abordagem:

  • A. administrativa, técnica e política;
  • B. administrativa, política e técnica;
  • C. política, administrativa e técnica;
  • D. técnica, política e administrativa;
  • E. política, técnica e administrativa.

  • A. 1 e 2;
  • B. 1 e 3;
  • C. 2 e 4;
  • D. 3 e 4;
  • E. 2 e 3
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