Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada do filósofo norte-americano John Dewey, foi

  • A. a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
  • B. a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
  • C. a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
  • D. a arte como experiência.
  • E. o desenvolvimento das técnicas artísticas.

Neste período:

I. O ensino era baseado na aprendizagem reprodutiva e no fazer expressivo dos alunos.

II. Os professores passaram a atuar em todas as áreas artísticas, independentemente de sua formação e habilitação.

III. A arte foi incluída na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade.

IV. Fazia parte da prática educativa conhecer profundamente uma das modalidades artísticas, artistas, objetos artísticos e suas histórias.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

O trecho explicita a valorização de processos da criatividade na educação contemporânea – elaboração e flexibilidade. No Modernismo, essa valorização recai sobre o processo da

  • A. fluência.
  • B. capacidade de citação.
  • C. originalidade.
  • D. capacidade de análise.
  • E. flexibilidade.

O excerto demonstra a concepção de Mario de Andrade, para quem o museu

  • A. deveria se dedicar às demonstrações de avanços tecnológicos.
  • B. teria como objetivo um projeto de afirmação nacionalista.
  • C. compreenderia uma demonstração exaustiva de processos industriais, portanto, culturais.
  • D. é um agente educacional.
  • E. seria um apoiador da indústria brasileira.

A obra apresentada anteriormente pertence à série “As Quatro Estações”, de Giuseppe Arcimboldo, em que o artista utilizou em cada tela elementos que correspondem ao tema retratado. Sendo “A Primavera” composta basicamente de flores. Considerado o precursor da arte surrealista do século XX, Giuseppe Arcimboldo foi um dos grandes representantes do movimento artístico do século XVI, denominado:

  • A. Rococó.
  • B. Barroco.
  • C. Realismo.
  • D. Maneirismo.

Essa abordagem que cruza arte e ciência está historicamente situada no Período

  • A. da Antiguidade Clássica.
  • B. do Renascimento.
  • C. Medieval.
  • D. Moderno.
  • E. Pós-Moderno.

“Depois do século XIX alguns artistas, desiludidos com a vida moderna, começaram a explorar a arte tribal nos museus ou a olhar para culturas não ocidentais como a africana ou a dos povos da Oceania. Paul Gauguin (1848-1903) foi um desses artistas que, desencantado com a França, se mudou para o Taiti, onde se dedicou a produzir obras de arte sem demonstrações de virtuosismo ou complexidade técnica. Ao rejeitar a sofisticação ocidental e olhar para outras culturas, acreditava-se que a arte podia se revigorar. Com isso surgiu uma tendência cujas ideias influenciaram boa parte da arte do século XX.” Este movimento foi denominado:

  • A. Cubismo.
  • B. Primitivismo.
  • C. Suprematismo.
  • D. Impressionismo.

“Conhecido como ‘A casa onde tudo começou’, o primeiro grande projeto de Antoni Gaudí, em Barcelona, será convertido em um museu e abrirá suas portas ao público pela primeira vez logo após a Páscoa de 2017. É a Casa Vicens, construída entre 1883 e 1888 na Calle les Carolines e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005.” Em relação às características apresentadas pela obra de Antoni Gaudí, assinale a alternativa correta.

  • A. Uso de linhas retas e elementos da arquitetura grega.
  • B. Apresenta formas regulares, geométricas e simétricas, uso de materiais nobres, com cores neutras e dourado.
  • C. Apresenta liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas, e unidade orgânica influenciada pela arquitetura moura.
  • D. Uso de frontões triangulares, o mármore é um elemento bastante frequente na decoração de ambientes internos e fachadas.

Jacques-Louis David (1748-1825) foi um pintor francês e, possivelmente, o mais característico representante do estilo neoclássico. Em relação ao pintor, assinale a afirmativa correta.

  • A. Pintou, principalmente, temas religiosos.
  • B. Pintou temas históricos como o quadro “Os fuzilamentos do 3 de maio”.
  • C. Depois da revolução, David foi nomeado pintor oficial de Napoleão, recebendo importantes encomendas do novo regime.
  • D. David se opunha à revolução francesa, mantendo seu prestígio junto ao novo regime e recebendo importantes encomendas.

“Estilo artístico que em geral envolve exagero e algum tipo de estranhamento principalmente nas cores fortes, tendo como característica essencial o alongamento intencional dos corpos e das proporções, em que as obras divergem dos valores renascentistas da época, sendo classificadas como esquisitas; de certa forma, foi uma reação ao naturalismo relativo da Alta Renascença. A obra Laocoonte (c. 1610-1614) de El Greco é exemplo deste estilo.” Trata-se do estilo:

  • A. Gótico.
  • B. Barroco.
  • C. Realismo.
  • D. Maneirismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...