Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o emérito Sigmund Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. Concomitante a essas idéias, um movimento artístico foi amplamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Trata-se do seguinte movimento artístico:

  • A. Futurismo.
  • B. Surrealismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.

O gestualismo, também chamado de “action painting”, permitiu aos artistas adeptos a observação do gesto pictórico e liberar emoções por meio do automatismo. Este movimento artístico teve como principal expoente:

  • A. Tarsila do Amaral.
  • B. Jackson Pollock.
  • C. Tristan Tzara.
  • D. Marcel Duchamp.

Observe as imagens abaixo:

Considerando a História da Arte, as obras acima representam uma rica oportunidade para que o Professor de Arte possa explorar a seguinte temática com os alunos:

  • A. Arte bizantina.
  • B. Concretismo.
  • C. Arte grega.
  • D. Abstracionismo.

Considerando a importância e a necessidade do trabalho com a poesia na escola, identifique a alternativa que contradiz a formulação em destaque no quadro.

  • A. Ensinar poesia (em todos os seus subgêneros) é trabalhar o texto como resposta a uma necessidade, a alguém (o leitor), a um tempo definido. A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
  • B. Podemos dizer que a forma de ensinar a Literatura, especialmente a poesia, deve ser vista como um sistema de obras e autores, história literária ou conjunto de textos e poemas consagrados de grandes autores. Uma didática de transmissão de informações diversificadas acerca da literatura, a exemplo de biografias dos autores e títulos de obras, das datas e periodização, resumos e trechos de obras com suas respectivas características, prescindindo do exercício original da leitura da obra, envolvendo sempre sua análise linguística.
  • C. Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
  • D. É importante que o professor estimule os seus alunos a escutar essa linguagem (poética), despertando assim seus ouvidos para os versos, e que a criança descubra em si mesma esses versos e neles se encontre, refaça-se e se reencontre. O objetivo não é transformar os alunos em grandes escritores de poesias, até por que não se faz poetas, só estimulam-se a ler e escrever desde cedo. O objetivo é transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir através dos versos.
  • E. É muito importante trabalhar a poesia no contexto escolar com o apoio do professor, visto que a sala de aula deve ser, antes de tudo, território da inventividade e também um lugar onde se instiguem as possibilidades de criação e inovação. A poesia encanta principalmente os adolescentes, crianças e jovens por ser imaginosa, fantasiosa, além de ter o poder de despertar para algo que já é seu: a alegria de viver, a espontaneidade, a graça, a inventividade e a criatividade.

A feira mais importante do mundo para arte moderna e contemporânea – a Art Basel, em 2014 – realizou sua 45ª edição, na Suíça. Entre as principais peças vendidas estavam obras de Andy Warhol (1928‐1987), Damien Hirst (1965) e Jeff Koons (1955). A feira foi marcada pelas vendas milionárias, sendo o autorretrato de um Andy Warhol magro, com uma peruca, datado de 1986, vendido por US$ 35 milhões. Assinale a alternativa correta que indica a nacionalidade e o movimento artístico a que pertenceu o artista Andy Warhol.

  • A. Francês – Dadaísmo.
  • B. Inglês – Expressionismo.
  • C. Norte‐Americano – Pop Art.
  • D. Norte‐Americano – Action Painting.

A Art Déco é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração. Sobre as características da Art Déco, analise.

I. Sofreu influência do Neoclassicismo, Maneirismo e Expressionismo.

II. Uso de linhas circulares ou retas estilizadas.

III. Trabalha com imagens de animais e esboços femininos.

IV. Uso de figuras geométricas e do desenho de natureza abstrata.

Estão corretas as características

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Durante sua estada de quatro anos em Florença, Michelangelo realizou, entre outras, duas obras em baixo relevo, contendo ambas o tema da Virgem com o Menino. São chamadas Tondo Pitti e Tondo Taddei. Por volta de 1504, Michelangelo pinta o Tondo Doni – Sagrada Família, que passaria a ser a primeira obra pictórica conservada do artista. A Tondo é uma obra com formato

  • A. quadrangular.
  • B. losangular.
  • C. retangular.
  • D. circular.

Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural, surgiu outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade industrial. Representa a Pop Art

  • A. Pablo Picasso.
  • B. Cândido Portinari.
  • C. Andy Warhol.
  • D. Salvador Dali.

Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. Não fazia parte deste grupo o artista:

  • A. Di Cavalcanti.
  • B. Victor Brecheret.
  • C. Cildo Meirelis.
  • D. Tarsilla do Amaral.

“A imagem mais famosa e mais marcante do filósofo está materializada na obra em bronze intitulada O Pensador (1881)”. O autor desta escultura é o artista francês

  • A. Michelangelo.
  • B. Auguste Rodin.
  • C. Aleijadinho.
  • D. Victor Brecheret.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...