Questões sobre História da Arte no Brasil

Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Iniciada na década de 20 do século XX, a coleção de Mário de Andrade ignora uma questão da contemporaneidade: a diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Ao coletar obras da arte colonial e da arte popular, utensílios domésticos, peças de indumentária de manifestações culturais em viagens a diferentes regiões do país, Mário de Andrade problematizou categorias e hierarquias da compreensão artística da época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

A constituição dessa coleção evidencia o contexto histórico e ideológico que levou ao surgimento de um órgão nacional voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado em 1937.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura popular brasileira é marcada por um processo de mistura de tradições, ritos e práticas de diferentes origens que formaram um todo híbrido, com características variadas. A fusão desses elementos culturais diversos denomina-se

  • A. carnavalização.
  • B. cosmovisão dialógica.
  • C. politização.
  • D. sincretismo.
  • E. mimetismo antropológico.

Assinale a opção que apresenta manifestações populares típicas da cultura maranhense.

  • A. fogaréu, cavalhada e dança portuguesa
  • B. catira, frevo e terno dos reis
  • C. carnaval, cacuriá e ticumbi
  • D. festas juninas, festa da bruxa e coco
  • E. tambor de crioula, festa do divino e boi de matraca

Tendo como referência a obra Bumba meu boi, assinale a opção correta.

  • A. A composição segue cânones da perspectiva acadêmica (cônica e isométrica).
  • B. A temática/contexto, bem como os símbolos representados na pintura, é de identificação global.
  • C. A artista utiliza uma paleta com baixas tonalidades para retratar um ambiente melancólico.
  • D. A artista utiliza uma paleta de tonalidades contrastantes para enfatizar o teor comemorativo da festividade retratada.
  • E. Os elementos e figuras de destaque a obra estão organizados em planos entrecruzados, o que causa sensação de desequilíbrio.

Recentemente, o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, condenou um hotel e o Município de São Luís a procederem aos serviços de restauração da estátua da Mãe D’água Amazonense, localizada na Praça Dom Pedro II. A obra é de autoria do artista plástico maranhense Newton Sá, nascido em Colinas – MA, no ano de 1908.

A escultura Mãe D’água Amazonense

  • A. representa o movimento construtivista.
  • B. tem influência da antropofagia modernista.
  • C. compartilha das características das esculturas brasileiras contemporâneas.
  • D. representa o neoclassicismo maranhense.
  • E. tem formas que fazem referência ao barroco mineiro.

A arte pré-histórica brasileira é um campo de pesquisa a ser explorado. Desde a década de 70 do século passado, têm sido realizados estudos de aprofundamento no que diz respeito à arte e aos registros de nossos antepassados. Na categorização dos vestígios da arte rupestre, como os mostrados na figura 2A2AAA, as representações são classificadas como

  • A. antropomorfas, geométricas e zoomorfas.
  • B. antropomorfas, botânicas e topológicas.
  • C. amorfas, geométricas e realistas.
  • D. abstratas, geográficas e naturalistas.
  • E. animistas, deístas, zoomorfas.

Assinale a opção que apresenta os três importantes sítios arqueológicos no que diz respeito à arte rupestre brasileira, como a ilustrada na figura 2A2AAA.

  • A. Parque Nacional de Jericoacoara – CE, Parque Nacional de Sete Cidades – PI, Sítio Arqueológico São João Batista – RS
  • B. Parque Nacional Serra da Capivara – PI, Sítio Arqueológico Lapa Vermelha – MG, Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RR
  • C. Parque Nacional das Araucárias – SC, Parque Nacional do Iguaçu – PR, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA
  • D. Parque Nacional da Chapada das Mesas – MA, Parque Estadual do Ibitipoca – MG, Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RR
  • E. Parque Nacional das Emas – GO, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA, Parque Nacional Serra da Capivara – PI

A arte contemporânea brasileira tem um espaço garantido na história da arte contemporânea mundial. Muito desse reconhecimento deve-se à conhecida Geração 80 e à icônica exposição Como vai você, Geração 80?, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) / Parque Lage, Jardim Botânico – RJ, com curadoria de Marcus de Lontra Costa, Paulo Roberto Leal e Sandra Magger, e aberta em julho de 1984. Entre os artistas desse grupo, destacam-se

  • A. Alfredo Ceschiatti, Hélio Oiticica e Leda Catunda.
  • B. Beatriz Milhazes, Cildo Meireles, José Leonilson.
  • C. Aldemir Martins, Lygia Clark e Nuno Ramos.
  • D. Anita Malfatti, Cândido Portinari e Tomie Ohtake.
  • E. Daniel Senise, Djanira da Motta e Silva e Farnese de Andrade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...