Questões sobre História da Arte no Brasil

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A arte indígena brasileira compreende a produção artística realizada pelos povos nativos do Brasil, um grande contingente de grupos étnicos diferentes, que fazem parte de um grupo maior, os povos ameríndios. Apesar dessa diversidade, existem meios artísticos e utilitários comuns à maioria dos povos nativos do Brasil. Assinale a opção que apresenta três desses meios.

  • A. escrita, escultura, monotipia
  • B. artefatos bélicos, cerâmica, escrita
  • C. arte plumária, escrita, pintura corporal
  • D. artefatos bélicos, escultura, pintura realista
  • E. arte plumária, cerâmica, pintura corporal

Um(a) compositor(a) erudito(a) brasileiro(a), do século XX, é considerado(a) principal responsável pela criação de uma linguagem musical de cunho peculiarmente brasileiro, por suas obras conterem nuances e tonalidades das culturas regionais brasileiras misturadas com elementos das canções indígenas e populares. Assinale a opção que apresenta o nome desse(a) compositor(a) e o movimento artístico ou ao gênero musical ao qual se filia.

  • A. Jos¨¦ Maur¨ªcio Nunes Garcia ¨D Classicismo
  • B. Heitor Villa-Lobos ¨D Nacionalismo
  • C. Chiquinha Gonzaga ¨D Samba
  • D. Carlos Gomes ¨D Romantismo
  • E. Chiquinha Gonzaga ¨D Choro

O folclore maranhense é marcado por uma grande pluralidade de danças e festividades. O Bumba Meu Boi, em seus variados sotaques, é considerado a típica dança maranhense, em decorrência de sua popularidade. O Bumba Meu Boi

  • A. é uma dança com ritmo musical marcado pela batida das mãos e pés dos dançarinos.
  • B. é uma dança em forma de desafio, praticada apenas por homens.
  • C. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda da morte e ressureição do boi.
  • D. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda de um jovem guerreiro que sozinho defendeu sua tribo de uma tribo rival.
  • E. é uma dança de roda de origem indígena e uma das principais fontes rítmicas da lambada.

O bumba meu boi do Maranhão, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, possui determinadas características regionais, denominadas de sotaques, que se constituem de ritmos, instrumentos, indumentárias e danças próprios. Entre esses sotaques, são reconhecidos aqueles relativos a

  • A. matraca, zabumba, orquestra, costa de mão e baixada.
  • B. matraca, cazumba, orquestra, Cururupu e Pindaré.
  • C. ilha, cazumba, orquestra, boi de mamão e Pindaré.
  • D. zabumba, Pindaré, Cururupu, pandeiro e ilha.
  • E. ilha, Guimarães, orquestra, boi de mamão e Pindaré.

O sotaque de bumba meu boi de que trata o texto apresentado e que também é reconhecido pelo pandeiro e pelo modo de tocá-lo é o

  • A. zabumba ou bumba meu boi de Guimarães.
  • B. bumba meu boi de Pindaré.
  • C. bumba meu boi da ilha ou matraca.
  • D. bumba meu boi de Cururupu.
  • E. bumba meu boi de orquestra.

A seguir, estão apresentados padrões de escrita de sons que representam duas matracas diferentes sendo tocadas. Nas linhas referentes às matracas 1 e 2, cada X representa um pulso acentuado e cada ponto (.), uma pausa.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o ritmo do som emitido pelas matracas 1 e 2 é de

  • A. 6 contra 5.
  • B. 4 contra 3.
  • C. 8 contra 7.
  • D. 3 contra 2.
  • E. 7 contra 6.

O emprego simultâneo de duas ou mais estruturas rítmicas diferentes é denominado

  • A. polirritmia.
  • B. polissomia.
  • C. polissemia.
  • D. politomia.
  • E. politonalidade.

O balé moderno de Jean Cocteau, Parade, tem como tema a festa popular parisiense, música de Éric Satie (da qual fazem parte sons de máquinas de escrever, sirene, garrafas de leite, pistola, piano), direção de Serge Diaghilev, coreografia de Léonide Massine e figurinos do pintor cubista Pablo Picasso. A obra, do ano de 1917, insere-se no contexto da expansão da sociedade de massa e no interesse crescente dos artistas pelos temas populares ou, ainda, por sua difusão nos espaços da elite.

Entrar em contato com uma obra como essa e seu contexto possibilita ao professor desenvolver nos estudantes as seguintes habilidades e competências:

  • A. criticar a divisão de classes no contexto artístico.
  • B. compreender a falta de rigor e os critérios artísticos do início do século XX.
  • C. compreender os aspectos de inovação e articulação de múltiplas linguagens.
  • D. criticar sujeitos sociais e sua produção equivocada.
  • E. valorizar a racionalidade como critério artístico.

O objetivo do Movimento Armorial era valorizar a cultura popular do Nordeste, buscando construir uma arte erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O movimento tinha interesse por diversas linguagens artísticas, como a música, a pintura, a literatura, a dança, o teatro, o cinema e a arquitetura. Um dos membros fundadores desse movimento, surgido em 1970, em Pernambuco, foi

  • A. Antonio Nobrega.
  • B. Antonio Madureira.
  • C. Ariano Suassuna.
  • D. Catulo da Paixão Cearense.
  • E. Gilvan Samico.

A forma artística que melhor traduziu a rejeição do dadaísmo pelo pensamento racionalista foi:

  • A. A pintura
  • B. A colagem
  • C. A fotografia
  • D. A instalação
  • E. A videoarte
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