Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As comemorações pelos 250 anos de São José incluíram a inauguração do Memorial da Colonização Açoriana, idealizado por um(a) artista da terra.
Assinale a alternativa que corresponde à leitura e autoria desse memorial.
O monumento traz o lado místico dos desbravadores sendo representado por uma bruxa e foi idealizado pela artista Cléa Espindola.
O monumento simboliza o respeito a terra, a religiosidade e arte e foi idealizado pelo artista Gelcy Coelho dito Peninha.
O monumento representa as nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores e foi idealizado pelo artista plástico Geraldo Mazzi.
O monumento tem nove figuras na proa de um barco, sendo uma delas uma rendeira e foi idealizado pelo artista plástico Plínio Verani Júnior.
Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:
cultura de massas.
cultura popular.
classe operária.
cultura erudita.
empresa social.
A Missão Francesa foi um grupo de artistas franceses que vieram ao Brasil no século XIX, apoiados pelo governo de Dom João VI. Sobre esse grupo de artistas, assinale a alternativa incorreta.
Foram responsáveis por estabelecer o sistema de ensino acadêmico no Brasil.
Seguiam o estilo Neoclássico na pintura, escultura e arquitetura.
Vieram ao Brasil fugindo do governo opressor de Napoleão Bonaparte.
Contribuíram com a disseminação da cultura europeia no Brasil.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a arte dos indígenas brasileiros, assinale a alternativa incorreta.
Embora tenham existido muitas e diferentes culturas indígenas, pode-se identificar ainda hoje duas grandes modalidades culturais: a dos silvícolas, que vivem nas áreas florestais, e a dos campineiros, que vivem nos serrados e nas savanas.
Os silvícolas praticam uma agricultura desenvolvida e diversificada que, associada às atividades de caça e pesca, lhes permite ter moradia fixa. Suas atividades de produção de objetos para uso da comunidade também são diversificadas: cerâmica, tecelagem, trançado de cestos e balaios, entre outras.
Os campineiros têm uma cultura mais complexa e uma agricultura mais variada que a dos silvícolas, pois seus cestos e esteiras estão entre os mais cuidadosamente trançados entre os indígenas.
Duas expressões da arte indígena merecem destaque: a arte plumária e a pintura corporal.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.º 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.
Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.
Os elementos e temas de cultura popular devem ser explorados, estritamente, na produção do artesanato.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...