Questões sobre História da Arte no Brasil

Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As manifestações culturais brasileiras expressam características herdadas, principalmente, dos indígenas nativos, dos colonizadores europeus e dos negros africanos trazidos como escravos.

Identifique a manifestação popular mais diretamente vinculada à herança cultural dos negros africanos.

  • A.

    Bonecos Gigantes, em Pernambuco.

  • B.

    Farra do Boi, em Santa Catarina.

  • C.

    Afoxé Filhos de Gandhi, na Bahia.

  • D.

    Folia de Reis, em Minas Gerais.

O que justifica a inserção da arte no currículo escolar é:

  • A.

    Seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos.

  • B.

    A escolha de cada escola pela implantação da disciplina de arte no currículo.

  • C.

    O desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a organização de eventos na escola.

  • D.

    Realização de um trabalho de qualidade por parte dos educadores na formação de artistas.

O bumba-meu-boi é um folguedo popular que ocorre em várias regiões do Brasil, e, portanto, merece a atenção do professor. Elementos de seu enredo, vestuário, instrumentos musicais e a figura do boi são encontrados em manifestações similares em Portugal. Sua divisão em episódios, com temas profanos e religiosos, indica sua categorização como

  • A.

    pastoril.

  • B.

    cirandinha.

  • C.

    caboclinho.

  • D.

    catira.

  • E.

    reisado.

Do ponto de vista da arte contemporânea, as disciplinas não podem ser consideradas estanques. Como exemplo, Oliveira (apud: Barbosa, 2007) cita as experiências brasileiras dos anos 60, com “enfoque plural do sensitivo que tem no tato a origem de toda a sensibilidade”: Bichos; Superfície modulada; Planos em superfície modulada, entre outros. Essas experiências evidenciam as relações entre obra e participador-construtor na própria construção da obra e desmontam o conceito que se tem de obra e de fruição estanques.

Como exemplo dessa produção, no qual o corpo se apresenta de forma ativa, têm-se:

  • A.

    Alfredo Volpi e Emílio Goeldi.

  • B.

    Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

  • C.

    Hélio Oiticica e Lygia Clark.

  • D.

    Ricardo Basbaum e Renina Katz.

  • E.

    Maria Martins e Evandro Jardim.

Segundo Diana Domingues (apud: Pillar, 1999), arte tecnológica é toda

  • A.

    prática artística que se serve das novas tecnologias como meio.

  • B.

    produção de imagens, a partir de softwares de computador.

  • C.

    produção de imagens e sons, a partir de softwares de computador.

  • D.

    produção de imagens e sons, com vídeo e cinema.

  • E.

    prática artística realizada a partir da invenção do computador.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari (SP) em 1886 e faleceu em 1973, sua fonte de inspiração é o Brasil, é da fase antropofagia e é atualmente o quadro de maior valor comercial; a obra de 1928:

  • A.

    A negra.

  • B.

    Abaporu.

  • C.

    Petrópolis.

  • D.

    Os sertanejos.

É uma estratégia utilizada pelas empresas pra que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas:

  • A.

    PRONAC.

  • B.

    COPEL.

  • C.

    MARKETING CULTURAL.

  • D.

    INSS.

Antes do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve seu primeiro contato com a arte que estava sendo produzida na Europa, através da exposição, em 1913, de características expressionistas, realizada pelo pintor:

  • A.

    Di Cavalcanti.

  • B.

    Lasar Segall.

  • C.

    John Graz.

  • D.

    Cândido Portinari.

  • E.

    Cícero Dias.

Grande parte das ideias do movimento tropicalista possui relação com as propostas do movimento:

  • A.

    naturalista.

  • B.

    antropofágico

  • C.

    itinerante.

  • D.

    simbolista.

  • E. raionista.

A designação atribuída por Lygia Clark a todos os elementos que utilizava em seus trabalhos praticados de 1976 a 1988, que evocam o receptor e convocam sua experiência corporal como condição de realização da obra, denomina-se:

  • A.

    Corpo Coletivo.

  • B.

    Objeto Relacional.

  • C.

    Objeto de Semente.

  • D.

    Estruturação da Self.

  • E.

    Fantasmática do Corpo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...