Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmações:
I. A tendência de associar o Ensino da Arte com a Cultura Visual é forte.
II. O compromisso com a diversidade cultural é enfatizado pela Arte-Educação Pós-Moderna.
III. O conhecimento da imagem é de fundamental importância tanto para o desenvolvimento da subjetividade quanto para o desenvolvimento profissional.
IV. A originalidade é um fator da criatividade extremamente valorizado.
Sobre o pensamento de Ana Mae Barbosa em relação à Arte na escola, atualmente, está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
Na história da arte brasileira, dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras são
Regina Silveira e Tunga.
Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Iole de Freitas e Nuno Ramos.
Carmela Gross e Cildo Meireles.
Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro.
O projeto de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan −, em 1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto elaborado por
Mário de Andrade.
Tarsila do Amaral.
Oswald de Andrade.
Menotti del Picchia.
Graça Aranha.
Observe a reprodução da obra Lavadeiras, de Candido Portinari, e leia o comentário de Fayga Ostrower (2004) sobre a obra.
Com base na imagem e no comentário, está correto afirmar que
a forma e o conteúdo são independentes.
o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma.
o conteúdo e a forma são visíveis exclusivamente na pintura.
o conteúdo como mensagem do artista é independente da forma.
a forma é a expressividade de um conteúdo como mensagem.
O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.
O tipo de pintura de teto retratada na figura IX, geralmente encontrado em igrejas e capelas, com imagens de santos ou de Jesus, tem como objetivo sugerir ausência de cobertura, como se o templo estivesse a céu aberto.
O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.
A figura X apresenta uma das principais características da escultura barroca: a riqueza de detalhes, que confere maior expressividade à figura retratada.
O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.
O barroco brasileiro pode ser dividido, regionalmente, em alto Barroco do Rio de Janeiro até o Nordeste e baixo Barroco de Minas Gerais até a região de Santa Catarina.
O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.
Dada a atuação de artistas profissionais na criação das obras de arte barroca em Minas Gerais, o barroco mineiro é mais rico e cheio de detalhes que o produzido no estado de São Paulo.
Considerando a citação acima e a figura XII, julgue os itens seguintes.
O uso de diferentes materiais na arquitetura, na pintura, na talha e na escultura resultou na ausência de unidade plástica na obra de Aleijadinho.
Considerando a citação acima e a figura XII, julgue os itens seguintes.
A simplicidade geométrica da obra mostrada na figura reflete as origens neoclássicas das igrejas do período colonial brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...