Questões sobre História da Arte no Brasil

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Qual artista teria cruzado as fronteiras entre a cultura branca e rica de seus familiares e a da cultura negra retratada em suas obras e que foi comparada a Gauguin pela mesma difícil tarefa no livro Tópicos Utópicos

  • A.

    Anita Malfatti

  • B.

    Cândido Portinari

  • C.

    Tarsila do Amaral

  • D.

    Mário de Andrade

  • E.

    N.d.a.

Com relação às danças e às manifestações artísticas populares da região Centro-Oeste, julgue os itens que se seguem.

A cavalhada de Pirenópolis, uma festa popular da região, não apresenta estruturas coreográficas definidas nem possui características competitivas; é marcada, principalmente, por uma participação popular intensa e livre, sem a presença de cavalos na rua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às danças e às manifestações artísticas populares da região Centro-Oeste, julgue os itens que se seguem.

A maioria das manifestações artísticas populares da região Centro-Oeste é de origem religiosa, tais como a Festa de São João, em Corumbá, a Procissão do Fogaréu, na Semana Santa, na cidade de Goiás, e a Festa do Divino, em Pirenópolis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se

  • A. formas geometrizadas com base na esfera, textura háptica e ritmo ondulado.
  • B. formas concretas baseadas na natureza, textura lisa e ritmo curvilíneo.
  • C. formas naturalistas, textura estriada e ritmo uniforme das linhas de construção.
  • D. formas orgânicas, textura visual estriada e ritmo linear contínuo.

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

  • A. as tecnologias na sala de aula ressignificam o repertório visual na aprendizagem cultural dos alunos.
  • B. o uso das tecnologias de imagens gera impasses na aprendizagem textual.
  • C. o programa de ensino prioriza a edição de textos e bancos de dados.
  • D. os programas e softwares são explorados como ferramenta para a alfabetização visual.

Dois projetistas de valores conversavam sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desenvolvimento das artes no Brasil. Um dos profissionais afirmou que aquela semana foi um marco para a modernidade da pintura no país, pois rompeu com a tradição acadêmica e estimulou artistas tímidos e hesitantes. Foi um verdadeiro festival dadaísta que chocou o conservadorismo burguês. O outro projetista aquiesceu, complementando enfaticamente que, naquele acontecimento cultural, os seus idealizadores, na verdade, pretendiam

  • A.

    desprezar a arte europeia, principalmente as tendências que consideravam anacrônicas, como o cezanismo e o cubismo.

  • B.

    criar formas que pudessem ser consideradas brasileiras, em um surto de nacionalismo, resultado do desenvolvimento industrial do país.

  • C.

    enaltecer novos artistas, principalmente os proscritos como Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor moderno brasileiro por criar uma literatura infantil.

  • D.

    suplantar esteticamente dois outros eventos culturais que já tinham acontecido, o Pau Brasil e o Antropofágico, que não geraram nenhuma repercussão pública.

  • E.

    obliterar o interesse pelas artes indígenas e populares que o academismo tanto exultava em telas de Visconti, como "O bom índio" e "Luar sobre a favela".

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.

Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se

  • A.

    Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna.

  • B.

    Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX.

  • C.

    Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana.

  • D.

    Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo.

  • E.

    Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil.

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque

  • A. a tradição do “saber fazer” que predominava no contexto brasileiro desvalorizava outras habilidades como o saber ler e interpretar.
  • B. as concepções de alfabetização visual aceitas e utilizadas no Brasil eram as formuladas pelos autores espanhóis e portugueses.
  • C. as vivências pedagógicas existentes no contexto brasileiro possuíam uma sólida base de leitura de imagem, refutando um modelo estrangeiro.
  • D. o entendimento comum dos educadores era o da incapacidade natural das crianças brasileiras para a habilidade da leitura e descrição de imagens.

O relato dessa experiência permite afirmar que as ações desenvolvidas tiveram por base procedimentos metodológicos

  • A. intradisciplinares, que envolvem diversas linguagens artísticas.
  • B. transdisciplinares, que colocam a arte como eixo transversal.
  • C. multidisciplinares, que colocam a arte e os demais campos de conhecimento num mesmo projeto ambiental.
  • D. interdisciplinares, que buscam o diálogo entre linguagens da arte e meio ambiente.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 79 a 83, no que concerne à cultura do Rio Grande do Sul.

O gaúcho é originado da integração entre culturas distintas não totalmente identificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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