Questões sobre História da Arte no Brasil

Lista completa de Questões sobre História da Arte no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.

Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.

As máscaras, produzidas com os mais variados materiais, tais como argila, entrecascas, penas, fibras vegetais, são utilizadas pelos indígenas em seus rituais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

Zoomorfos e antropomorfos são termos utilizados para designar objetos que, respectivamente, reproduzam formas de animais e formas humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

A figura I mostra um vaso em cerâmica, moldado em desenhos e apliques zoomorfos cuidadosamente elaborados, que estão harmonicamente dispostos, sustentando e circundando o vaso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

As peças mostradas nas figuras I e II possuem formas imaginárias atestadoras de que os povos indígenas que as executaram não possuíam habilidade técnica para realizar esculturas bem feitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Moacir Andrade (Manaus,1927) é um pintor, desenhista e escritor amazonense que com paixão retrata em suas obras temas amazônicos. Assim, Thiago de Melo fala sobre o artista: “O coração de Moacir não é vermelho, é, sobretudo verde. Porque é banhado por todos os verdes, os verdes de todas as cores, que os seus olhos de grande artista sabem ver na floresta que ele ama.”

A respeito da pintura mostrada na figura acima, julgue os seguintes itens.

Os principais elementos da pintura em apreço são evidenciados por meio das formas retratadas, que dão ritmo à cena e descrevem as ações e o cenário da paisagem representada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Moacir Andrade (Manaus,1927) é um pintor, desenhista e escritor amazonense que com paixão retrata em suas obras temas amazônicos. Assim, Thiago de Melo fala sobre o artista: “O coração de Moacir não é vermelho, é, sobretudo verde. Porque é banhado por todos os verdes, os verdes de todas as cores, que os seus olhos de grande artista sabem ver na floresta que ele ama.”

A respeito da pintura mostrada na figura acima, julgue os seguintes itens.

Na pintura mostrada, a disposição em círculo pode ser uma forma simbólica para a designação da dinâmica da criação no contexto dos ciclos de vida do mundo natural da floresta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens — de uma perfeição realista idealizada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...