Questões sobre História da Arte no Brasil

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Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente,

  • A. O bêbado e o equilibrista, Estado Novo.
  • B. Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar.
  • C. Alegria, alegria, Diretas já.
  • D. Cálice, Ditadura Militar.
  • E. Cálice, Estado Novo.

O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.

Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, res pectivamente:

  • A. Arte sacra, Aleijadinho.
  • B. Arte sincrética, Mestre Athaíde.
  • C. Sincretismo religioso, mestre Vitalino.
  • D. Arte Acadêmica, Francisco Vieira.
  • E. Ex-votos, Aleijadinho.

A produção artística designada genericamente de Barroco está historicamente associada à Contrarreforma, um movimento de iniciativa da Igreja Católica em reação à Reforma Protestante. Considerando a imagem um elemento estratégico neste contexto, é correto dizer que a Contrarreforma

  • A. reabilita a tradição iconoclasta judaica em reação à iconolatria protestante.
  • B. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconoclastia protestante.
  • C. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconolatria protestante.
  • D. reabilita a tradição iconoclasta pagã em reação à iconolatria protestante.
  • E. investe no poder dialógico da imagem em reação à iconolatria protestante, de tradição judaica.

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.

Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.

A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

  • A. desistir de fazer arte e passar a traficar escravos.
  • B. compreender que apenas a escrita pode descrever a situação política do país, e passa a relatar aos jornais franceses a desigualdade social entre brancos e negros.
  • C. abandonar a forma neoclássica, retornando ao clássico em sua origem, retratando figuras de modo idealizado no estilo românico, ignorando o tema da escravidão.
  • D. abandonar a forma neoclássica por um desenho mais solto, incorporando o gingado típico do carioca, passando a representar apenas os escravos, que em seu tempo livre, perambulavam pela cidade do Rio de Janeiro.
  • E. um meio menos sisudo do que a pintura, optar por manter um vínculo com a realidade do país, retratando cenas quotidianas da cidade do Rio de Janeiro do qual o trabalho escravo era parte indissociável, apesar da escolha pela aquarela.

A viagem feita pelos Modernistas Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 foi sugestivamente intitulada “Viagem de descoberta do Brasil”. Um dos principais objetivos da viagem foi

  • A. visitar o passado brasileiro, naquilo que ele possuía de mais genuíno, com a finalidade de descobrir as origens da nacionalidade para se construir um país moderno.
  • B. elaborarem conjuntamente as obras de caráter jocoso sobre o descobrimento do Brasil.
  • C. produzir obras (poemas, textos e pinturas) de inspiração romântica, afastados do agito da cidade de São Paulo.
  • D. ir de encontro a arte Barroca presente tanto nas esculturas como nas construções arquitetônicas mineiras, fortalecendo, desta maneira a expressão religiosa do Modernismo.
  • E. visitar o interior brasileiro, atraídos por suas personagens consideradas caricatas e espontâneas, opostas as das grandes cidades.

Sobre “Tropicália”, é correto afirmar:

  • A. Foi um movimento cultural multidisciplinar, que teve seu auge na década de 1980, e que contava com a participação ativa de diversos artistas populares, incluindo Cartola e Zé Ketti.
  • B. É o nome de um LP, lançado em 1959 e com participação de músicos como Paulinho da Viola, Caetano Veloso e José Ramos Tinhorão.
  • C. Foi uma moda comportamental com aplicações nos figurinos teatrais.
  • D. É um trabalho de Hélio Oiticica, parte da série Penetráveis, que inclusive deu nome ao importante movimento musical brasileiro.
  • E. É uma instalação de Tunga, artista e performer, pertencente ao acervo do Instituto Inhotim.

Em 1931, Flávio de Carvalho realiza sua Experiência no 2, que consistiu em andar em sentido contrário a uma procissão de Corpus Christi pelas ruas de São Paulo, com um boné de veludo verde na cabeça. Posteriormente, publica livro de igual título, narrando sua experiência. Sobre esta performance, é correto afirmar que o ato

  • A. foi rapidamente assimilado pelo público como uma situação cômica, visto que Flávio já era figura ligada ao humor e com boa aceitação nos círculos religiosos de São Paulo.
  • B. foi seguido, em 1956, pela Experiência no 3, em que Flávio desfila pelas ruas de São Paulo usando um traje, de sua autoria, do ‘novo homem’ dos trópicos.
  • C. não deve ser relacionado, nem mesmo no campo teórico, ao conceito de Deriva, elaborado pelos Situacionistas se-diados na França, o que demandaria um encontro presencial nunca ocorrido com Guy Débord.
  • D. não tem implicações para a História da Arte propriamente dita, e seu estudo está restrito à um campo de atuação denominado “estudos culturais”.
  • E. fez parte, declaradamente, do movimento cultural a que se chamou de Tropicália, embora sem o devido reconhecimento por parte dos historiadores da música brasileira, como José Ramos Tinhorão.

Em 1967, Augusto Boal encena Arena Conta Tiradentes, montagem teatral importante para a História do Teatro Brasileiro, em que utiliza o sistema coringa de atuação. Sobre este espetáculo, é correto afirmar:

  • A. A encenação dispõe sempre um dos atores travestido de palhaço, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Guerra do Paraguai.
  • B. Há a intenção de se criar uma empatia da platéia com a personagem de Teseu, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta em Portugal, a Revolta dos Cravos.
  • C. A encenação dispensa a participação de atores profissionais, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Revolta dos Farrapos.
  • D. Há a intenção de se criar uma empatia da plateia com a personagem de Carlos Lacerda, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta, a Revolução Bolchevique.
  • E. Nesta encenação atores se revezam entre as personagens, enquanto um deles tem a função de conduzir a narrativa. O tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Inconfidência Mineira.

Em maio de 2015, militantes do movimento negro e ativistas feministas se uniram para convocar um ato de protesto contra a companhia de teatro Os Fofos Encenam, que realizaria apresentação da peça A mulher do trem.

O protesto de repúdio dos grupos de militantes a realização da peça se deve

  • A. ao uso do black face que serve tanto como estereótipo racista como forma de exclusão do ator negro representando a sí mesmo.
  • B. ao uso do black face que só se justifica quando utilizado conjuntamente com a white face por atores afro descendentes.
  • C. a pouca familiaridade da maior parte da população com a tradição de máscaras africanas e seus usos dramáticos.
  • D. ao fato de não compreenderem a temática transversal de pluralidade cultural inserida na miscigenação cênica.
  • E. ao desconhecimento da tradição do black face na cultura teatral norte americana oriunda dos shows de menestréis.

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

  • A. As pinturas de paisagem do Maranhão, roda de samba do Rio de Janeiro, cantigas de ninar de Minas Gerais.
  • B. O ofício das baianas de acarajé, a festa do Divino Espirito Santo em Pirenópoles-GO, roda de capoeira.
  • C. O ofício de ator de teatro de rua, o Frevo pernambucano, a Floresta amazônica.
  • D. A Bossa nova, as esculturas de Aleijadinho em Minas Gerais, o tambor de Criola no Maranhão.
  • E. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a celebração do natal, a cultura indígena.
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