Questões sobre Práticas Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Práticas Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à sistematização da prática de Jogos Teatrais proposta por Viola Spolin, podese dizer que:

I) uma das instâncias fundamentais é o FOCO ou PONTO DE CONCENTRAÇÃO;

II) com o FOCO dividido a espontaneidade acontece;

III) o ator deve estar livre para improvisar, sem regras;

IV) muitas vezes os jogadores trabalham um DUPLO PROBLEMA A RESOLVER.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Com o método dos jogos teatrais, Viola Spolin tinha a intenção de atingir professores ou leigos no teatro para a promoção dos jogos em qualquer circunstância de aprendizagem. Sugere como peças fundamentais para o uso do jogo na educação teatral: o foco, a instrução contínua e elaborada durante o processo, a plateia constituída por parte do grupo e o(a):

  • A.

    espaço cênico.

  • B.

    indumentária.

  • C.

    dramatização

  • D.

    avaliação coletiva.

  • E.

    elementos cênicos.

A alternativa que apresenta os três nomes mais expressivos, como referência em pedagogia teatral brasileira:

  • A.

    Ana Mae Barbosa, Augusto Rodrigues e Paulo Coelho.

  • B.

    Augusto Boal, Ingrid Koudela e Olga Reverbel.

  • C.

    Ingrid Koudela,Ana Mae Barbosa e Joana Fomm.

  • D.

    Paulo Coelho,Ana Mae Barbosa e Olga Reverbel.

  • E.

    Arthur Miller,Augusto Rodrigues eAugusto Boal.

Para propiciar aos alunos momentos que favoreçam a expressão musical sem a utilização de instrumentos musicais convencionais, o professor deve promover

  • A.

    sessões de percussão com bateria.

  • B.

    aulas de técnicas de improvisação com gaita.

  • C.

    experimentação de possibilidades de sons corporais e vocais.

  • D.

    encontros para ouvir peças musicais em DVD.

Ao proporcionar atividades de experimentação e reinvenção de brincadeiras e danças trazidas pelos alunos, a ação complementar mais adequada é o aproveitamento da ocasião para que o professor

  • A.

    converse sobre seus sentidos e significados no processo de apropriação e diálogo corporal entre os diferentes repertórios culturais.

  • B.

    determine a hierarquia existente entre as diferentes culturas a fim de que o aluno compreenda e se aproprie da noção de alta e baixa cultura.

  • C.

    demonstre as diferenças entre uma produção erudita, portanto, de maior qualidade, e a produção popular, produzida de forma intuitiva.

  • D.

    converse sobre as qualidades corporais intrínsecas às criações de caráter popular e compare-as com as produções estrangeiras.

  • E.

    demonstre a impossibilidade de reinventar as brincadeiras de caráter popular, devido à sua forte conexão contextual e histórica.

Na preparação do professor para desenvolvimento de oficinas sob a perspectiva de Jogos Teatrais, sugere-se que

  • A.

    prepare um número menor de jogos que o tempo permite e jogos com os quais o professor se sinta à vontade e atendam às necessidades dos alunos.

  • B.

    prepare o número exato para o tempo da oficina e jogos que apresentem dificuldade mesmo para o professor.

  • C.

    deixe para escolher os jogos no instante do contato com os alunos e sempre aqueles com os quais se sinta mais à vontade.

  • D.

    prepare um número maior de jogos com os quais se sinta mais à vontade.

  • E.

    compartilhe com os alunos sua percepção sobre o grupo e eles ajudarão na escolha e no desenvolvimento dos jogos.

A ida ao teatro é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada em todos os seus aspectos. Nessa visita, a preparação começa muito antes do espetáculo, e a observação do caminho – ainda no ônibus – ou mesmo a circulação no edifício do teatro podem ser proveitosas.

Essa preparação colabora para que os alunos

  • A.

    aprendam como se comportar em situações sociais e em eventos culturais: o momento de silêncio e de aplauso; os tipos de vestimenta e atitudes.

  • B.

    compreendam a diferença entre a situação de encontro que o teatro proporciona, diferente de outras atividades do cotidiano como assistir televisão ou navegar na internet.

  • C.

    treinem comportamentos de aprendizado fora do âmbito familiar ou escolar e possam retornar aos eventos sozinhos ou em outras ocasiões.

  • D.

    estabeleçam contato ao vivo com os atores que só conhecem por meio da televisão e, portanto, decidir que tipo de atuação podem vir a desenvolver profissionalmente.

  • E.

    possam tomar contato com um tipo de produção teatral de alto nível que, em geral, ocorre fora dos espaços periféricos.

Considerado como uma forma ideal para trabalhar em sala de aula, graças às suas necessidades mínimas, incorpora a narração do contador de estórias em cenas dramáticas. Tem, como característica, a forma simples de apresentar mitos, lendas e contos de fadas sem adereços ou cenários, utilizando-se de movimento corporal ou de objetos no espaço para encenar a estória.

A descrição trata do

  • A.

    teatro de sombras.

  • B.

    teatro de marionetes.

  • C.

    jogo do onde.

  • D.

    teatro de estórias.

  • E.

    jogo de bola.

A concepção moderna do ensino de Arte na escola propõe que o Teatro seja encarado como uma

  • A.

    atividade para atender momentos sociais da escola.

  • B.

    atividade para atender momentos de lazer da escola.

  • C.

    área específica do conhecimento humano.

  • D.

    disciplina que dá apoio estético aos projetos interdisciplinares.

  • E.

    atividade que dá suporte aos processos de socialização dos estudantes.

A autora Maria Lúcia Pupo, em Entre o Mediterrâneo e o Atlântico (2005), apresenta sua experiência de pedagogia teatral realizada com jovens marroquinos combinando o aspecto lúdico do fazer teatral com a visão contemporânea do trabalho em teatro a partir de textos

  • A.

    de língua estrangeira.

  • B.

    dramáticos.

  • C.

    não dramáticos.

  • D.

    de peças teatrais.

  • E.

    de outras etnias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...