Questões sobre Teoria em Arte

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A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino das artes não se relaciona à dimensão social das manifestações artísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Aprender a perceber, a sentir e a articular a arte dissocia-se das funções das escolas e da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A arte pode ter função criadora na construção do devir humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, somente a partir da atual LDB (Lei n.º 9.394/1996), a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. Os rituais, as tradições e os saberes de uma comunidade, um povo ou um grupo podem ser fonte de conteúdos para o ensino de artes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às mudanças ocorridas no ensino da Arte, pode-se afirmar que, até o início do ano 1980, o compromisso que sustentava o referido ensino era apenas com o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno (livre expressão), ideia claramente influenciada pelo movimento Modernista. Para os adeptos do referido movimento, entre os fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a:

  • A. desconstrução
  • B. elaboração
  • C. contextualização
  • D. originalidade
  • E. flexibilidade

Nas afirmativas:

“O que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza”, “Aprender a fazer, fazendo” e “A arte adulta deve ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da influência que pode macular a genuína e espontânea expressão infantil”, a concepção de ensino da Arte evidenciada refere-se à tendência:

  • A. renovadora
  • B. tecnicista
  • C. escolanovista
  • D. tradicional
  • E. libertária

No livro “Arte na Educação Escolar”, as autoras propõem algumas orientações metodológicas para um planejamento da atuação profissional docente preocupado com a experiência e o crescimento cultural/artístico do estudante. “Conhecer a prática social e cultural vivida pelos alunos com relação aos aspectos artísticos, estéticos e históricos abordados nas unidades do programa; identificar ao mesmo tempo o que lhes falta saber sobre o assunto” são diretrizes ou objetivos considerados pelas autoras como:

  • A. sínteses de cada etapa do programa
  • B. processo de desenvolvimento das aulas
  • C. pontos de partida do planejamento
  • D. objetivos gerais da metodologia
  • E. questões qualitativas de cada unidade

“Se a Arte é tratada somente como um ‘grito da alma’, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.”

(Ana Mae Barbosa)

Uma prática pedagógica que articule a criação, a análise e o conhecimento da produção artística e estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente, pressupõe uma concepção da Arte, sobretudo, como:

  • A. conhecimento
  • B. técnica
  • C. sensibilização
  • D. disciplina
  • E. atividade

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte para o ensino fundamental definem objetivos gerais para o ensino da Arte. Um dos objetivos gerais definidos pelo referido documento, é:

  • A. identificar as principais características artístico-estéticas presentes nos diferentes períodos históricos, com ênfase no renascimento e na modernidade, bem como as marcas produzidas pelos referidos períodos na arte contemporânea
  • B. reconhecer e classificar os diversos estilos de época nas diferentes modalidades de Arte, identificando os aspectos técnicos que dominam cada um desses estilos, bem como o contexto histórico
  • C. compreender os fundamentos teórico-filosóficos da Arte no período clássico, bem como as marcas técnicas e estéticas que caracterizam as principais obras produzidas nas artes visuais, no teatro e na dança
  • D. desenvolver parâmetros de apreciação estética a partir da produção de um quadro de referências sustentando por princípios de qualidade artística, como parâmetro de julgamento de obras nas diferentes linguagens da arte
  • E. observar as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível
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