Questões sobre Teoria em Arte

Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na primeira metade do século XX, o ensino da Arte nas escolas primárias e secundárias brasileiras, utilizava práticas pedagógicas diretivas, que valorizavam principalmente as habilidades manuais, os dons artísticos, os hábitos de organização e precisão. Essa perspectiva evidencia, ao mesmo tempo, uma visão do ensino da arte:

  • A. contextualista e culturalista
  • B. utilitarista e imediatista
  • C. conteudista e tecnicista
  • D. linear e cartesiana
  • E. reticular e progressista

Para que a produção artística do aluno ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte propõem que: “Além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana.” Para tanto, o referido documento delimita o fenômeno artístico não só como estrutura formal mas, também, como:

  • A. desenvolvimento da criatividade e liberação emocional
  • B. resultado do treino e reprodução de obras de arte
  • C. processo de sensibilização e criação singular
  • D. conhecimento dos estilos e sondagem de talentos
  • E. produto das culturas e parte da história

Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), o trabalho com projetos possibilita sintonizar os conteúdos que queremos ensinar com aqueles trazidos pelos aprendizes (...) ampliando e aprofundando o conhecimento em arte, alimentando o questionamento, a dúvida as possíveis soluções e o prazer de estar vivo no processo de aprender e ensinar.

Com isto, as autoras propõem um processo de ensino-aprendizagem em Arte sob a ótica de projetos em ação e, como tal trabalho caracteriza-se como um “vir-a-ser”, ele permite o desenvolvimento, entre outras, das seguintes habilidades:

  • A. simplificar, sistematizar e justificar
  • B. classificar, ordenar e valorar
  • C. teorizar, coordenar e liderar
  • D. propor, discutir e decidir
  • E. relacionar, identificar e conceituar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte apresentam princípios para nortear o trabalho do professor nas aulas de dança. Um desses princípios é o da “dança como expressão humana”. Um dos conceitos propostos pelo referido princípio é a:

  • A. integração na criação de sequência de movimentos
  • B. identificação das qualidades de movimento de outros alunos
  • C. pesquisa de grupos de dança e manifestações culturais
  • D. experimentação de movimentação com mudança de ritmo
  • E. diversidade na produção das modalidades e estilos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As cores primárias aditivas são o amarelo, o ciano e o magenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

  • A.

    linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • B.

    arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • C.

    texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

  • D.

    estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • E.

    sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e

  • A.

    Criação e Produção Cultural.

  • B.

    Representação e Comunicação.

  • C.

    Interpretação e Transformação.

  • D.

    Historicização Patrimonial.

  • E.

    Socialização e Transversalização.

A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:

  • A.

    espaço.

  • B.

    volume.

  • C.

    superfície.

  • D.

    luminosidade.

  • E.

    textura.

São obras bidimensionais:

  • A.

    desenhos, gravuras e esculturas.

  • B.

    pinturas, vídeos e fotografias.

  • C.

    gravuras, desenhos e pinturas.

  • D.

    fotografias, pinturas e instalações.

Para fazer suas esculturas, Michelangelo pesquisava diversas áreas do conhecimento. Para esculpir a obra David ele estudou

  • A.

    botânica e história da civilização.

  • B.

    geologia e educação física.

  • C.

    filosofia e biologia humana.

  • D.

    anatomia e cálculos matemáticos de proporção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...