Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Na primeira metade do século XX, o ensino da Arte nas escolas primárias e secundárias brasileiras, utilizava práticas pedagógicas diretivas, que valorizavam principalmente as habilidades manuais, os dons artísticos, os hábitos de organização e precisão. Essa perspectiva evidencia, ao mesmo tempo, uma visão do ensino da arte:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Para que a produção artística do aluno ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte propõem que: Além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana. Para tanto, o referido documento delimita o fenômeno artístico não só como estrutura formal mas, também, como:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), o trabalho com projetos possibilita sintonizar os conteúdos que queremos ensinar com aqueles trazidos pelos aprendizes (...) ampliando e aprofundando o conhecimento em arte, alimentando o questionamento, a dúvida as possíveis soluções e o prazer de estar vivo no processo de aprender e ensinar.
Com isto, as autoras propõem um processo de ensino-aprendizagem em Arte sob a ótica de projetos em ação e, como tal trabalho caracteriza-se como um vir-a-ser, ele permite o desenvolvimento, entre outras, das seguintes habilidades:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte apresentam princípios para nortear o trabalho do professor nas aulas de dança. Um desses princípios é o da dança como expressão humana. Um dos conceitos propostos pelo referido princípio é a:
O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As cores primárias aditivas são o amarelo, o ciano e o magenta.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em
linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e
Criação e Produção Cultural.
Representação e Comunicação.
Interpretação e Transformação.
Historicização Patrimonial.
Socialização e Transversalização.
A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:
espaço.
volume.
superfície.
luminosidade.
textura.
São obras bidimensionais:
desenhos, gravuras e esculturas.
pinturas, vídeos e fotografias.
gravuras, desenhos e pinturas.
fotografias, pinturas e instalações.
Para fazer suas esculturas, Michelangelo pesquisava diversas áreas do conhecimento. Para esculpir a obra David ele estudou
botânica e história da civilização.
geologia e educação física.
filosofia e biologia humana.
anatomia e cálculos matemáticos de proporção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...