Questões sobre Teoria em Arte

Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a arteterapeuta Lígia Diniz, existem diferentes operações alquímicas na Arteterapia. Entre elas, aquela ligada ao elemento água é nomeada como:

  • A.

    Coagulatio.

  • B.

    Calcinatio.

  • C.

    Solutio.

  • D.

    Sublimatio.

  • E.

    Separatio.

De acordo com a arteterapeuta Lígia Diniz, o processo do desenvolvimento infantil centra-se em três fases:

  • A.

    a ourobórica, a dinâmica matriarcal e a dinâmica patriarcal.

  • B.

    a dinâmica social, a individuação e a ourobórica.

  • C.

    a dinâmica matriarcal, a dinâmica social e a dinâmica familiar.

  • D.

    a dinâmica patriarcal, a ourobórica e a individuação.

  • E. a dinâmica social, a dinâmica matriarcal e a individuação.

O homem participa de diversas maneiras das manifestações socioculturais, artísticas, estéticas e comunicacionais . Participando dessas manifestações, ele torna-se capaz de:

  • A.

    superar obstáculos.

  • B.

    esquecer uns dos outros.

  • C.

    expressá-las em ações.

  • D.

    aceitar as respostas prontas.

  • E.

    ter a incerteza do vazio.

Em qualquer idade, a criança e os jovens têm capacidade para vislumbrar as variantes formais, estruturais e cromáticas existentes no mundo no qual eles convivem.A interação dessas nuances favorece:

  • A.

    os aspectos perceptivos.

  • B.

    a erradicação das formas.

  • C.

    a rigidez das estruturas.

  • D.

    as ações mundanas.

  • E.

    a falta de consenso.

Assinale a alternativa correta quanto aos elementos da visualidade e suas relações compositivas:

  • A.

    A textura não costuma colaborar para a criação de contrastes.

  • B.

    As linhas estruturais são percursos lineares vistos nas superfície

  • C.

    A luz é essencialmente usada como um meio de modelar o volume.

  • D.

    Uma mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes, independendo das relações colorísticas.

  • E.

    O volume pictórico é produzido bidimensionalmente, mas reflete características tridimensionais.

Acriatividade é considerada um potencial inerente ao homem; e a realização desse potencial, uma de suas necessidades. O criar pode ser visto num sentido global e não apenas restrito às artes e ao artesanato. Diante do exposto, pode-se concluir que:

  • A.

    criar e viver se interligam.

  • B.

    a vida imita a arte.

  • C.

    criar só serve para objetos.

  • D.

    a criatividade é ignorada.

  • E. a atitude é o que importa.

Ao refletir sobre o conceito artístico do artesanato, deve-se considerar a importância dos processos de criação e os procedimentos utilizados pelo artista/artesão. A arte e o artesanato são produtos culturais que contribuem para a transmissão de:

  • A.

    vídeos técnicos e políticos.

  • B.

    movimentos do natural.

  • C.

    análise dos teoremas.

  • D.

    exploração do trabalho humano.

  • E.

    variadas experiências perceptivas.

O livro Gesto Inacabado: processo de criação artística, de Cecília Almeida Salles (2007), apresenta diferentes propostas de conceitos auxiliares à reflexão sobre o processo de criação. A proposta de compreender o ato criador em Gesto Inacabado leva à constatação de que

  • A.

    o ato criador é uma ação conduzida pelo projeto do artista adequado à tendência de mercado.

  • B.

    a criação é uma descoberta que surge de modo espontâneo na mente criativa do artista.

  • C.

    o artista lida com sua obra em estado permanente de busca por formas acabadas e conteúdos novos.

  • D.

    a criação livre refere-se a poder fazer qualquer coisa, a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias e de qualquer maneira.

  • E.

    a obra de arte não nasce pronta; é fruto de um processo que envolve uma rede complexa de acontecimentos.

O resultado de um trabalho artístico passa por transformações progressivas, nas quais o artista investe

  • A.

    tempo, disciplina e dedicação.

  • B.

    materiais, técnica e postura criativa.

  • C.

    inspiração, excitação e paciência.

  • D.

    método, inspiração e transpiração.

  • E.

    matéria, artisticidade e artesania.

Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do

  • A.

    pensamento intuitivo intelectual.

  • B.

    pensamento formalizado.

  • C.

    pensamento criativo.

  • D.

    planejamento, execução e erros da obra.

  • E.

    planejamento, execução e avaliação posterior da obra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...