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Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
Na obra considerada, percebe-se que a representação da realidade não é feita a partir da pintura de um esboço, ou desenho, mas construída diretamente por meio da justaposição de cores em pinceladas rápidas e vibrantes.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
As linhas de contorno das figuras nessa pintura de Monet definem nitidamente a paisagem do nascer do sol.
O Barroco, estilo que sucedeu ao Renascimento, representou a quebra de uma série de regras tradicionais da composição clássica e, por isso, sofreu forte oposição quando surgiu. Artistas como Tintoretto e El Greco tiveram de enfrentar o preconceito advindo da visão conservadora de arte que predominava à época. No que concerne à arte barroca europeia, julgue os itens subsecutivos.
As linhas retas, predominantes nas esculturas barrocas, não apenas conferem às obras maior dinamismo como também intensificam as expressões de emoção nos personagens retratados.
A natureza-morta é um gênero de pintura ou fotografia, que surgiu como um gênero de importância inferior, com menor preço no mercado. No século XIX, com o artista francês, Paul Cézanne, o gênero ganha novas dimensões pelas composições com maçãs produzidas em 187. Em uma obra onde o artista escolheu o gênero da natureza-morta será representado
lugares devastados pela fúria da natureza, como por exemplo, os terremotos.
cenas de guerra como na obra Guernica de Pablo Picasso.
cenas de sofrimento e seca como na obra Os imigrantes de Cândido Portinari.
seres inanimados como frutas, flores, livros, taças, vidros, dentre outros objetos.
ossos e esqueletos de pessoas e animais, em meio a natureza devastada.
São conceitos básicos desenvolvidos pelo agente/artista na execução do desenho de observação:
domínio artístico, estudo espacial, traçado e escala.
conceitos espaciais, estado de espírito, tenuidade e transcendência.
arte visual, espaçamento, repetitividade e precisão.
enquadramento, composição, perspectiva e proporções.
observação, cotagem, luz e geometria.
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus
priorizou o ensino da arte concreta aplicada, que fundiria o processo artesanal com o conceito de concretismo, movimento artístico do início dos anos de 1920.
enfatizou o trabalho manual nas oficinas com a finalidade de familiarizar o aluno com materiais e processos de fabricação, por meio de uma experiência concreta, rompendo com a "contatofobia".
preteriu o artesanato em função de novos materiais usados no processo industrial, inovando o design mediante incentivo na formação de professores, artistas e técnicos.
determinou que os integrantes da escola deveriam se ocupar menos em aprender desenho técnico, matemática e física e se dedicar mais ao desenho artístico, à prática artesanal e à pesquisa de novas formas e materiais.
estabeleceu o conteúdo básico do curso, que consistia em projetos estético-formais, excluindo deliberadamente a primazia do treinamento da sensibilidade na exploração das leis geradoras da forma.
Os instrumentos artísticos vão desde o lápis ao computador, passando por uma infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a trabalhar. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os materiais associados às artes visuais são variadíssimos e vão desde os ligados ao domínio bidimensional do desenho e pintura, como riscadores, tintas, solventes etc., aos ligados às técnicas de impressão como chapas, linóleos, madeiras e suportes variados ― papéis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como os associados ao domínio tridimensional ― barro, gesso, metais, madeira, etc.
No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Mesmo assim, o corpo humano não pode ser considerado "material" e "suporte", como na "body Art".
Objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, não podem ser exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material.
Em "instalações", "happenings" e performances", atuações e intervenções artísticas, o uso de materiais e suportes obedece a uma regra única: não estão condicionados pelo caráter original da ideia expressiva.
Os materiais "clássicos", cerâmica, madeira, metal, vidro, etc. foram usados durante séculos sem grandes alterações na sua composição. No nosso século seu uso continua inalterado.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 79 a 83, no que concerne à cultura do Rio Grande do Sul.
As literaturas de fronteira, visualizadas como conjuntos supranacionais, possibilitam a integração cultural do Rio Grande do Sul com os países fronteiros ao estado.
As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas
Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e
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