Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação e estimula a criatividade por meio da análise e do estudo da cultura e das obras de valor. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A escola deve, na educação artística, limitar-se a desenvolver, tecnicamente, a mente dos jovens para a vida profissional, oferecendo-lhes uma visão unilateral da vida.
A primeira fase do ensino da técnica musical deve contemplar a sensibilização por meio de jogos e da audição da música popular, excluindo-se a música erudita.
Uma pintura mural da Pré-história deve ser apreciada, dentro de seu contexto ambiental, com o mesmo respeito com que se aprecia um afresco da Capela Sistina, elaborado na Renascença.
O professor deve iniciar as atividades de dança expondo as técnicas para, depois, de forma gradual, tornar o processo espontâneo.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
Apesar de apresentarem a produção cultural mais livre de todos os povos da Antiguidade, a rigidez de estrutura da escultura grega teve sua inspiração na escultura egípcia, cuja preferência era pela simetria do corpo humano, que se traduzia em esculturas de nus masculinos na posição frontal, com peso distribuído igualmente sobre ambas as pernas. E assim se manteve no decorrer dos períodos arcaico e clássico.
As danças folclóricas são importantes componentes culturais que, por meio de seus ritmos, coreografias, figurinos e cenários, representam as tradições e a cultura de determinada região. Com relação às danças folclóricas brasileiras que representam a morte e a ressurreição de um boi, julgue os itens subsequentes.
O boi-bumbá, dança folclórica oriunda da região Norte do Brasil, é caracterizada, entre outros aspectos, como uma dança dramática, uma vez que possui trama, conflitos e personagens.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os tipos de linhas para uso em desenho técnico diferenciam os elementos de um desenho. Acerca desses tipos de linhas, julgue os itens que se seguem.
A linha contínua em ziguezague e estreita é empregada para representar a localização de plano de corte.
A partir do texto acima, assinale a opção correta, com relação à presença da imagem em sala de aula.
A utilização de imagens como modelo para produção de arte era aceita, sem preconceito, até meados do século XIX.
A forma como as crianças eram educadas na escola ao final do século XIX preparava-nas para a vida futura respeitando a livre expressão.
O professor de arte que protege a criança do contato com as imagens preserva a ingenuidade expressiva da criança.
A intervenção do professor e o incentivo à imitação de modelos foram considerados, durante os anos do Modernismo, como respeito à natureza da criança.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
A melhor realização do mosaico se deu com a arte bizantina, pois esta técnica, com a aplicação de cores intensas e de materiais refletores de luz em reflexos dourados, traduziu, perfeitamente, o espírito de suntuosidade da época.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.
A escala é uma razão de semelhança entre as medidas do desenho e as medidas do objeto. Na escala 5:1, uma unidade do desenho corresponde a cinco unidades do objeto.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
A leitura de uma obra de arte em sala de aula só se processa no diálogo entre o professor e o aluno, em que predominará a leitura dessa obra pelo professor.
Na leitura e apreciação de uma obra de arte, o aluno passa a compreendê-la e, conseqüentemente, a interpretá-la.
Compreender uma obra de arte implica olhar essa obra de forma simplista para encontrar uma maneira de desvendar a complexidade da arte.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
O Renascimento, emergido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, foi uma tentativa de rompimento com o período clássico grego, cujos valores eram a racionalidade e a dignidade do ser humano.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.
Um metro reduzido 20 vezes, com dez subdivisões que obedecem a 10 cm, divididas em 5 partes cada, resultando em divisões de 2 cm, corresponde à escala 1:20.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...