Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.
Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida.
O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista.
A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade.
O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
Junto à industrialização, surgiu a tendência estética realista, que, além de retratar situações cotidianas, também abordava os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Projetar constitui representar graficamente, em um plano, um desenho ou uma figura localizada no espaço. Acerca dos sistemas de projeção, julgue os itens que se seguem.
A projeção cilíndrica ortogonal representa vistas ortográficas, pois os raios projetantes formam com o plano de projeção um ângulo de 90º.
De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.
O desenvolvimento intuitivo da criança ocorre à maneira de um jogo em que o real e o imaginário funcionam separadamente.
Ao imaginar ou ao criar suas primeiras ficções, a criança prepara-se para dialogar, constrói um pensamento lógicoverbal preciso constituído em sua cultura.
O mito tecnológico, representado pelos heróis e personagens comerciais, exerce pouca influência na formação das imagens cada vez mais complexas e singulares, pela criança.
Para a criança as imagens e as palavras não são simples símbolos no sentido comum, provocam, sem limitação conceitual, todo o imaginário, como uma pedra que, ao ser lançada à água, desenha círculos.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
Foi no Impressionismo que a tendência da pintura de Gauguin, de geometrização dos elementos naturais, influenciou posteriormente os artistas que criaram a arte moderna.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Projetar constitui representar graficamente, em um plano, um desenho ou uma figura localizada no espaço. Acerca dos sistemas de projeção, julgue os itens que se seguem.
A representação gráfica abaixo, reproduzida de Maria Miceli (Desenho Técnico Básico. Livro Técnico, 2008, p. 21), exemplifica o sistema de projeção cônica.
Quanto aos fatores que interagem no processo de ensino das artes visuais, assinale a opção correta.
O contexto em que o aluno vive influencia seus interesses e limita suas escolhas, sendo a sala de aula o lugar onde certas carências culturais podem ser sanadas.
A tarefa do professor é estimular seu aluno a ser autônomo em seus projetos de arte, agindo apenas racionalmente em detrimento da criatividade.
O ensino das artes acontece dentro do contexto histórico, sendo, portanto, alguns conteúdos verdades eternas no mundo do conhecimento.
O ensino das artes acontece dentro do contexto histórico, sendo, portanto, alguns conteúdos verdades eternas no mundo do conhecimento.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
A fragmentação é uma das principais características do Cubismo, que, apesar disso, manteve a fidelidade à aparência real das coisas e à ilusão da perspectiva.A fragmentação é uma das principais características do Cubismo, que, apesar disso, manteve a fidelidade à aparência real das coisas e à ilusão da perspectiva.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Projetar constitui representar graficamente, em um plano, um desenho ou uma figura localizada no espaço. Acerca dos sistemas de projeção, julgue os itens que se seguem.
Em vista ortográfica, um segmento de reta perpendicular ao plano de projeção será representado por um ponto.
Em alguns casos, no ensino das artes visuais, os resultados positivos e negativos são muitas vezes conseqüências da utilização pelo aluno de mecanismos de defesa contra o que o professor lhe pretende impor. Com relação a esse assunto e ao ensino das artes visuais, assinale a opção correta.
Um clima permissivo e compreensivo em sala de aula restringe o sentimento de liberdade e a criatividade do aluno.
A espontaneidade existe de forma latente em uma pessoa, surge pela ação simples da vontade cognitiva.
O conceito de liberdade no ensino das artes refere-se fundamentalmente à criação de um clima de aceitação, de tolerância e de abertura às iniciativas do aluno.
No ensino das artes visuais, o professor deve direcionar a atividade artística passando instruções técnicas vagas, deixando o aluno livre para ultrapassar seus limites de autosuficiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...