Questões de Artes da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Sobre bordado, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. “São métodos de riscar desenhos no tecido...”

( ) através de papel carbono.

( ) traçá-lo sobre o próprio tecido.

( ) alinhavar o desenho no tecido.

 A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    V, F, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, V, F

A cidade de São Paulo é um verdadeiro museu a céu aberto com mais de 400 obras distribuídas em diferentes locais. O Monumento a Duque de Caxias, localizado na Praça Princesa Isabel, e o Monumento às bandeiras que se tornou símbolo da cidade paulista, são de autoria do artista

  • A.

    Eduardo Srur.

  • B.

    Francisco Leopoldo e Silva.

  • C.

    Regina Silveira.

  • D.

    Tomie Othake.

  • E.

    Victor Brecheret.

“Corrente artística surgida na década de 1960, que privilegia o conceito, a ideia (por oposição ao objeto em si) e que não se prende especificamente nem a pintura nem a escultura; o artista recorre a associações que convidam à reflexão.” Tal afirmação trata-se da arte

  • A.

    cinética.

  • B.

    concreta.

  • C.

    abstrata.

  • D.

    conceitual.

  • E.

    mágica.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação ao ensino da arte no currículo escolar nos anos 70 é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    A arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística e considerada disciplina.

  • B.

    Previlegia-se a execução de tarefas pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados na realidade da escola e do aluno.

  • C.

    Os Professores passam a atuar em todas as linguagens artísticas independentemente de sua formação e habilitação.

  • D.

    Em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início a meados do século XX.

  • E.

    Conhecer mais profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões curriculares.

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham. Os principais representantes deste estilo no Brasil são:

  • A.

    Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino e Djanira.

  • B.

    Mestre Vitalino, Élon Brasil e Anita Malfatti.

  • C.

    Cícero Dias, Djanira, Aldemir Martins e Carlos Scliar.

  • D.

    José Pancetti, Heitor dos Prazeres, Milton da Costa e Portinari.

  • E.

    Heitor dos Prazeres, Djanira, Milton da Costa e Zina Aita.

No século XVIII, Recife conheceu um grande crescimento econômico que provocou o desenvolvimento da cidade. São desta época as construções barrocas, que ainda hoje testemunham o período de riqueza da capital pernambucana. Contribuiu para este crescimento:

  • A.

    A grande produção de açúcar e a comercialização para Europa.

  • B.

    Ter sido sede da companhia comercial de Pernambuco e Paraíba, empresa que promoveu a produção e comercialização do açúcar, tabaco, algodão e da madeira de lei.

  • C.

    A grande exploração do ouro e da fundação de várias vilas.

  • D.

    A evolução da arquitetura e a vinda dos artistas da missão francesa.

  • E.

    A vinda de importantes escultores portugueses e o grande investimento da igreja e do governo português.

Na passagem do século XVIII para o XIX, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro, manifestaram-se nos retábulos de altar, na pintura e na escultura, as primeiras influências de uma tendência vinda da Europa. A vinda da família real portuguesa e do cenógrafo Manuel da Costa e de José da Costa e Silva consolidou no Brasil, o novo estilo chamado:

  • A.

    Barroco.

  • B.

    Neoclassicismo.

  • C.

    Realismo.

  • D.

    Rococó.

  • E.

    Romantismo.

O físico Isaac Newton foi o primeiro a explicar cientificamente a coloração dos corpos, denominando-a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências, observando o cinabre (vermelhão) e do azul-ultramarino, chegou-se a conclusão que:

  • A.

    A cor pura não apresenta gradações na ausência da luz.

  • B.

    Os corpos aparecem com diferentes cores que lhe são próprias, sob a luz branca porque refletem algumas de suas faixas coloridas mais fortemente do que outras.

  • C.

    Que a cor complementar formada de entrechoques de tonalidades de uma cor levadas ao paroxismo por opção de contraste é chamada cor cambiante.

  • D.

    Que a cor surge do interior de determinados corpos transparentes.

  • E.

    Podemos classificar as manifestações dos contrastes simultâneos de cores, das mutações cromáticas e do fenômeno da cor inexistente.

Nascido em 1864 na França, morreu em 1901 com apenas 37 anos. Sua pintura é caracterizada pela sua capacidade de síntese, o contorno expressivo das figuras e a dinâmica da realidade representada. Quanto à temática, seus quadros afastam-se da natureza e voltam-se para os ambientes interiores: o circo, o bar, o bordel, como nas obras O Moulin Rouge e no Salão da Rue des Moulins. Este artista representante dos pós-impressionistas é:

  • A.

    Van Gogh.

  • B.

    Césanne.

  • C.

    Picasso.

  • D.

    Toulouse-Lautrec.

  • E.

    Sourat.

São características do fenômeno artístico:

I. As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais ou de conjuntos de palavras).

II. O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando e criando novas realidades.

III. A arte representa e reflete apenas a realidade percebida.

IV. O artista desafia as coisas como são para revelar como poderiam ser.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e III

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    I, II, III e IV

  • E.

    I e II

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