Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para

  • a.

    organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.

  • b.

    enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.

  • c.

    preparar uma seqüência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.

  • d.

    exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.

  • e.

    fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.

Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.

O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da

  • a.

    Seletividade no processo criador.

  • b.

    Intuição.

  • c.

    Imaginação criativa.

  • d.

    Percepção

  • e.

    Materialidade.

Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é

  • a.

    afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação.

  • b.

    gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação.

  • c.

    um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação.

  • d.

    movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação.

  • e.

    um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza.

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  • a.

    visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • b.

    despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista.

  • c.

    visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • d.

    provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem.

  • e.

    necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra.

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

  • a.

    As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial.

  • b.

    Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias.

  • c.

    A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência.

  • d.

    O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta.

  • e.

    Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.

O estudo das músicas de diferentes povos é denominado

  • a.

    musicologia.

  • b.

    música de raiz.

  • c.

    música folclórica.

  • d.

    etnomusicologia.

  • e.

    história da música.

Considere as representações gráficas dos instrumentos brasileiros de origem africana.

a. Ganzá

b. Caxixi

c. Agogô

d. Reco-reco

A correta relação entre instrumentos e nomes é

  • a.

    c a b d

  • b.

    b d c a

  • c.

    c b a d

  • d.

    a c d b

  • e.

    a b c d

Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  • a.

    III e IV, apenas.

  • b.

    II, III e IV, apenas.

  • c.

    I, II e IV, apenas.

  • d.

    I, II e III, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Considere as afirmações abaixo.

I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.

II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.

III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.

IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.

Trata-se de:

  • a.

    escala musical.

  • b.

    pauta musical.

  • c.

    notação musical.

  • d.

    partitura musical tradicional.

  • e.

    notas musicais.

"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:

  • a.

    apresentar modelos para serem seguidos contribui para a ação de realizar signos visuais nas crianças.

  • b.

    as atividades de releitura de obras de arte com ênfase na cópia potencializam o ato de desenhar nas crianças.

  • c.

    oferecer desenho mimeografado é o modo mais adequado de levar a criança a imitar signos visuais.

  • d.

    as aulas de desenho devem se iniciar nos modelos acadêmicos pela aproximação espontânea com o desenho figurativo das crianças.

  • e.

    trabalhar com signos não figurativos é um procedimento metodológico adequado para alunos que tem dificuldades para construir signos visuais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...