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Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para
organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.
enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.
preparar uma seqüência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.
exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.
fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.
Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.
O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da
Seletividade no processo criador.
Intuição.
Imaginação criativa.
Percepção
Materialidade.
Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é
afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação.
gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação.
um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação.
movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação.
um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza.
Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que
visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.
despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista.
visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.
provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem.
necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra.
Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:
As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial.
Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias.
A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência.
O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta.
Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.
O estudo das músicas de diferentes povos é denominado
musicologia.
música de raiz.
música folclórica.
etnomusicologia.
história da música.
Considere as representações gráficas dos instrumentos brasileiros de origem africana.
a. Ganzá
b. Caxixi
c. Agogô
d. Reco-reco
A correta relação entre instrumentos e nomes é
c a b d
b d c a
c b a d
a c d b
a b c d
Considere as afirmações abaixo.
I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.
II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.
III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.
IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Considere as afirmações abaixo.
I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.
II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.
III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.
IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.
Trata-se de:
escala musical.
pauta musical.
notação musical.
partitura musical tradicional.
notas musicais.
"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:
apresentar modelos para serem seguidos contribui para a ação de realizar signos visuais nas crianças.
as atividades de releitura de obras de arte com ênfase na cópia potencializam o ato de desenhar nas crianças.
oferecer desenho mimeografado é o modo mais adequado de levar a criança a imitar signos visuais.
as aulas de desenho devem se iniciar nos modelos acadêmicos pela aproximação espontânea com o desenho figurativo das crianças.
trabalhar com signos não figurativos é um procedimento metodológico adequado para alunos que tem dificuldades para construir signos visuais.
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