Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as imagens a seguir.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção da tatuagem em imagens consagradas na visualidade plástica estimula a percepção visual.
  • B. A abordagem culturalista da tatuagem embasa a pesquisa das artes plásticas.
  • C. A tatuagem pode ser entendida como uma prática de body art.
  • D. A presença da tatuagem em museus de história e de artes mostra o caráter transversal de seu tratamento.
  • E. A pele humana é um suporte de inscrição artística como outro qualquer.

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.

Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

  • A. Contribuir para a erudição do público a partir da fruição estética do patrimônio cultural.
  • B. Despertar em crianças e adultos o respeito pelas criações do passado custodiadas pelos museus.
  • C. Dar visibilidade ao trabalho de coleta, conservação e pesquisa realizado pela instituição museológica.
  • D. Instruir o público sobre a história e os conceitos da arte moderna.
  • E. Envolver o público em um processo ativo de conhecimento, apropriação e criação cultural.

As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Esse movimento é identificado como

  • A. Neoconcretismo.
  • B. Expressionismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Dadaísmo.
  • E. Futurismo.

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção urbana ressignifica o olhar sobre o cotidiano.
  • B. A instalação é um tipo de arte que conta com a interação do público.
  • C. A escala da imagem se relaciona com a arquitetura a seu redor.
  • D. A gigantografia é um exemplo de arte popular espontânea.
  • E. O espaço da instalação incentiva a percepção da desigualdade social.

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

  • A. ferramentas da atividade dramatúrgica, que iniciam os alunos na arte da representação de forma lúdica.
  • B. procedimentos teatrais aptos a incentivar a imaginação e a introduzir os jovens no palco.
  • C. atividades teatrais em que o participante estabelece com seus pares uma relação de trabalho, que combina imaginação dramática e observação de regras.
  • D. exercícios próprios da formação técnica do ator que enfatizam o uso de textos poéticos.
  • E. técnicas de improvisação e de faz-de-conta, em que todos são fazedores de situações imaginárias espontâneas.

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.

II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

  • A. complemento das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
  • B. forma de integração e expressão individual e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
  • C. conteúdo da Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
  • D. aprendizado de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
  • E. oportunidade de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.

Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.

Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.

  • A. Modernista.
  • B. Neoclássica
  • C. Acadêmica.
  • D. Eclética.
  • E. Simbolista.

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.

Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.

  • A. Hierarquia.
  • B. Ornamento.
  • C. Função.
  • D. Assimetria.
  • E. Individualidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...