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A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.
Com base na tira Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme 300, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.
II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.
III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.
Assinale:
Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que escutamos é música? O que vimos é obra de arte? A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo uma reflexão sobre o que é música.
( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão, criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma vez iniciado, funciona por si mesma.
( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida permite novas leituras do mundo, o que enriquece a capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em sociedade.
As afirmativas são, respectivamente,
As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:
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