Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Leia o fragmento a seguir.

Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.

  • A. O movimento da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras matérias.
  • B. No Estado Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação polivalente do professor.
  • C. Na década de 1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao desvincular arte e natureza.
  • D. A Reforma Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com base na capacidade criadora
  • E. A Abordagem Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula, aliada à expressividade do aluno.

A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi

  • A. uma experiência pioneira extraescola, que se desenvolveu em várias capitais do país, como espaço de educação formal e estética da criança, cujos trabalhos finais eram selecionados para participar de concursos nacionais.
  • B. uma iniciativa de artistas e pedagogos críticos do novo expressionismo como orientação teórica prevalecente em arte educação no pós-segunda guerra, propondo, em seu lugar, um ensino de arte voltado para a consciência social.
  • C. um espaço onde se realizavam atividades voltadas para a liberação da criança por meio de técnicas de arte, como o desenho e a pintura, de modo a estimulá-la a ter um comportamento mais criativo e harmonioso.
  • D. um local voltado tanto para o acolhimento de crianças e sua orientação artística, por meio de várias técnicas de desenho, quanto para a qualificação de professores de Educação Artística, visando formar mão de obra para as escolas secundárias.
  • E. uma instituição representativa de artistas, estudantes de arte, psicólogos e pedagogos, unidos com o objetivo de ocupar museus e galerias de arte para tornar públicas as bases do movimento da educação pela arte.

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.

O objetivo desta atividade era

  • A. exercitar o desenho de observação.
  • B. incentivar a apreciação e contextualização da pintura de Tarsila.
  • C. desenvolver a criatividade espontânea.
  • D. promover a libertação do plano geométrico-espacial
  • E. decodificar o simbolismo da arte modernista.

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.

 Essa abordagem

  • A. propõe a análise e a apreciação artística como um jogo de perguntas e respostas, que fragmentam o olhar, a partir de uma listagem de questões para analisar a obra de arte
  • B. combina trabalho prático com história da arte e leitura de obras de arte, considerando que, nessa última, a metodologia utilizada é variada, podendo ser, por exemplo, estética, semiológica ou iconológica.
  • C. constrói uma metalinguagem da imagem, de modo a isolar as condições de emergência da obra de arte e, assim, decodificar seus elementos autônomos de significação.
  • D. enfatiza a história da arte, a crítica e a estética, como conhecimentos necessários ao juízo e à interpretação, que antecedem e orientam o fazer artístico.
  • E. analisa imagens e artefatos, mediante uso de vocabulário apropriado, para identificar como as ideias, os sentimentos e os significados são articulados em diferentes estilos e tradições, ao longo do tempo.

A visualidade no mundo contemporâneo é um processo extremamente complexo, que mostra, cada vez mais, a intertextualidade de diversas manifestações artísticas, ocupando espaços que, há muito, extrapolam a moldura tradicional do que se entende por “obra de arte” e invadem a cultura visual urbana.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

  • A. A educação em cultura visual busca fornecer uma definição do que é arte, distinguindo-a dos artefatos que não almejam expressar o belo.
  • B. O ensino e aprendizagem da cultura visual deslocam seu foco de interesse para o estudo formal da obra, seu estilo o e estrutura de composição.
  • C. Em função do caráter transdisciplinar do campo da cultura visual, a arte deixa de ter natureza ou valor distintivo, reduzindo-se a artefato cultural.
  • D. Os currículos da cultura visual a apresentam como construção social, abordável a partir de perspectivas inclusivas.
  • E. A cultura visual deve ser extraída do contexto geral da cultura, e, ao fazê-lo, evidencia as qualidades essenciais da arte e do objeto estético.

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV,apenas.

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.

As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A análise intertextual apresenta aos alunos obras diferentes em diálogo recíproco, para que aprendam a reconhecer o que é belo e o que não é belo.
  • B. o preparo dos alunos para ler imagens produzidas por artistas significa igualmente prepará-los para ler as imagens que os cercam.
  • C. a análise intertextual de imagens mostra que a percepção é sempre informada, sendo oportuno desenvolver habilidades para descobrir as questões que uma obra de arte revela.
  • D. o aprendizado artístico se apoia na ideia de mimese entendida no sentido grego da procura pela similaridade, e não como cópia ou reprodução fidedigna do original.
  • E. o procedimento adotado sensibiliza a percepção estética do aluno, contribuindo para sua alfabetização estética a partir da abordagem triangular.
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