Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que contenha erro na indicação da abreviatura bibliológica e seu significado.

  • A.

    br. = brochura

  • B.

    cf. = confira, confronte

  • C.

    fs. = fac-símile

  • D.

    v.g. = verbi gratia: isto é

  • E.

    viz. = videlicet: convém ver, vale conhecer

Com base no Manual de normalização de trabalhos técnicos, científicos e culturais, de Elisabeth Schneider de Sá, assinale a alternativa incorreta quanto à entrada de nomes artísticos em referências bibliográficas de gravações de som.

  • A. ZECA PAGODINHO
  • B. MARIA BETHÂNIA
  • C. GILBERTO GIL
  • D. FAFÁ DE BELÉM
  • E. BUARQUE, Chico

Assinale a alternativa incorreta quanto à normalização de referências bibliográficas.

  • A.

    A entrada para entrevista é dada pelo nome do entrevistado. Caso o entrevistador tenha maior destaque, entrar por este.

  • B.

    A entrada para reprodução de arte é dada pelo autor do original da obra, seguida, no espaço destinado à indicação de responsabilidade, do autor da reprodução.

  • C.

    A entrada para gravuras é dada pelo autor. No espaço destinado à imprenta, deverão ser registrados o local e a data.

  • D.

    As fotografias inéditas e de obras de arte têm entrada pelo autor, sendo que, para fotos de obras de arte, a entrada é dada pelo autor do original, seguida, no espaço destinado à indicação de responsabilidade, de nome do fotógrafo.

  • E.

    Para referenciar partes de microformas, devem-se seguir as regras de referenciação do documento original (no todo ou em partes).

Correlacione as colunas a seguir:

 

 Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a correlação correta da aplicação do conceito market mix na cultura.

  • A.

    I - V - VI - II - IV - III

  • B.

    I - VI - IV - II - V - III

  • C.

    III - II - IV - V - VI - I

  • D.

    III - V - VI - II - I - IV

  • E.

    IV - I - VI - III - II - V

O sistema de classificação decimal do conhecimento representado por algarismos arábicos e pontos é conhecido como:

  • A.

    chamada.

  • B.

    CDD.

  • C.

    CDU.

  • D.

    código de nomenclatura.

  • E.

    sistema de chamada de citação.

Assinale a alternativa correta quanto às notações tradicionalmente usadas, no processo de revisão, para a seguinte frase: Esta é a porva para o ministério da Culyura.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Papel esponjoso (...), não calandrado, que recebe elevada percentagem de carga mineral em sua pasta química branqueada. É, portanto, um papel não-acetinado, e se usa com bom resultado na impressão tipográfica, principalmente devido à sua capacidade de absorção. (Emanuel Araújo. A construção do livro.)

A definição acima se refere ao papel:

  • A.

    bufon.

  • B.

    cuchê.

  • C.

    de ilustração.

  • D.

    velino.

  • E.

    vergê.

A estratégia para a elaboração de uma imagem turística é um processo que envolve o conhecimento das potencialidades turísticas, dos recursos disponíveis e da relevância cultural dos destinos existentes. Devemos estabelecer paralelos entre as variáveis descritas e buscar a adequação do que oferecemos como os interesses do público que pretendemos atingir. Para isso, devemos levar em conta as seguintes recomendações:

I. Só devemos divulgar aquilo que efetivamente podemos oferecer.

II. A divulgação do destino turístico deve ser simplificada, devemos evitar a ênfase em diversos atrativos ao mesmo tempo, pois isso pode confundir e frustrar as expectativas do consumidor.

III. A divulgação deve sugerir imagens e destinos que motivem o visitante.

IV. A divulgação deve fixar seu foco no diferencial que pode ser oferecido como atrativo visando à competição com outros destinos turísticos.

O tratamento da imagem do bem cultural é parte integrante de que "P" do market mix?

  • A.

    Preço

  • B.

    Produto

  • C.

    Praça

  • D.

    Políticas

  • E.

    Promoção

O óbelo foi concebido por:

  • A.

    Aristarco de Samotrácia.

  • B.

    Aristófanes de Bizâncio.

  • C.

    Bartolomeu de Leão.

  • D.

    José de Anchieta.

  • E.

    Zenódoto de Éfeso.

As estratégias de marketing adotadas pelas empresas muitas vezes contemplam o investimento em patrocínios e/ou apoio a projetos socioculturais.

Muitas empresas já reconhecem as vantagens de associar seu nome à cultura. A justificativa é que tal prática, além de ajudar a melhorar a imagem institucional, se traduz em oportunidades de negócios, ganho de mercado e de diferencial competitivo. O público que freqüenta ou se relaciona no meio cultural tem características socioeconômicas diferenciadas. O perfil do consumidor de bens culturais, o gosto por viagens, a atração pela história e pelo novo, o gosto pela leitura e o paladar especializado ou diferenciado podem representar oportunidades comerciais inimagináveis.

Ao "patrocinar" um evento cultural, a empresa tem a possibilidade de realizar ações promocionais aproveitando o potencial do público.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa uma oportunidade de promoção.

  • A.

    realização de pesquisas de mercado no local antes, durante e depois do evento, assim como a composição de um mailing list por meio da coleta de dados cadastrais e do perfil dos participantes

  • B.

    participar ativamente da elaboração do regulamento, legalização e organização do evento

  • C.

    praticar merchandising: colocação de faixas, cartazes, display, estandes demonstrativos, etc.

  • D.

    promoção de vendas: distribuição de brindes/amostras grátis, degustação, mídia compartilhada, etc.

  • E.

    comercialização de produtos de fabricação própria no local do evento, como, por exemplo, carros, eletrodomésticos, alimentos, bebidas, entre outros

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...