Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O desenho é uma das formas de expressão dos sentimentos inconscientes do ser humano. Para desenvolver esta prática, é necessário que o Cuidador estimule o contato do aluno com:
artes visuais.
teatro.
dança
livros.
música.
O acesso aos bens culturais é livre para toda a sociedade; por isso, estimular o conhecimento artístico e cultural dos abrigados é extremamente importante, pois possibilita, com objetivo de uma sensibilização pessoal:
a transformação do aluno para o artista.
o conhecimento contextualizado.
a inserção na elite cultural.
a negação à arte.
a separação social.
Modelagem é fazer o molde ou dar forma a algo. Para aplicar a modelagem com crianças, podem-se utilizar alguns materiais: argila, papel machê, massinha. A técnica da modelagem é sensorial, utilizando principalmente o sentido:
paladar.
audição.
tato.
visão
mãos.
Contemporaneamente, para compreender os significados atribuídos ao ensino de arte se faz necessário observar as transformações que ocorreram no entendimento de estética e da passagem da arte moderna para a pós-moderna. No contemporâneo, há uma ampliação das significações do entendimento de arte, não mais vinculada ao ideal de beleza, e sim de:
procura por temas glorificadores da elite.
contextualização do objeto artístico.
reconstituição do traço da pureza.
cristalização e reafirmação do estilo pessoal.
dramatização dos fenômenos da vida.
O Folclore é a ciência, sabedoria, o estudo da cultura espontânea do pensar, sentir, agir, reagir dos membros de uma sociedade. A aplicação do Folclore em atividades recreativas possibilita a expressão da estética do movimento, da música e da cultura como um todo. O folguedo é um exemplo de manifestação folclórica que constitui:
danças religiosas do folclore brasileiro.
representações teatrais de origem africana.
festas populares com a presença de dança, dramatização e música.
danças populares do Nordeste.
teatro com bonecos gigantes que desfilam nas ruas do Recife, no carnaval.
Segundo Ana Mae Barbosa é preciso levar a Arte, que está circunscrita a um mundo socialmente limitado, a expandir-se, tornando-se patrimônio cultural da maioria. Com base nessa afirmação, pode-se concluir que a presença da arte nas escolas contribui para:
favorecer o acesso aos códigos artísticos e às possibilidades de expressão desses códigos.
uma atitude de sublime aceitação, concordância e serenidade diante das obras de arte.
o entendimento do supremo poder idealístico e crescente do que é sagrado artisticamente.
perceber a condição espiritual que se manifesta nas imagens que enaltecem a eternidade.
compreender a contenção estrutural das imagens, sua economia e o rigor de suas formas.
A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:
espaço.
volume.
superfície.
luminosidade.
textura.
Em toda obra, de qualquer gênero artístico, existe uma marca semântica e cultural registrada no modo de fazer do artista. Diante dessa constatação, pode-se afirmar que é possível por meio da leitura e interpretação da obra:
unir as várias curvas num só percurso visual que vai de margem a margem.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
subdividir as áreas desiguais, ocupando uma fração mínima do espaço.
compreender o contexto espacial e o temporal em que o autor está inserido.
No Brasil, tem-se uma enorme gama de ritmos, danças folclóricas , apropriadas para o desenvolvimento psicofisicossocial da criança e do adolescente. Escolha a alternativa que traz um exemplo claro de uma atividade folclórica que promova esse tipo de desenvolvimento ao indivíduo.
Solfejo.
Percussão corporal.
Rondó
Variação de andamento.
Ciranda
Uma das preocupações da Educação Musical no âmbito escolar é a busca da musicalização do estudante. Portanto, o Professor de Arte deve procurar:
priorizar a genialidade dos que têm dotes artísticos, exigindo-lhes maior autonomia.
a ênfase na exterioridade material e na ostentação dos signos relacionados com a avaliação.
dar ao aluno as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical.
uma aparente neutralidade com o discurso de igualdade de posições entre as artes.
o excesso de informações e elementos para o possível desenvolvimento pleno do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...