Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É característica da avaliação formativa ser:
quantitativa
contínua
classificatória.
somativa.
genérica.
Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:
a arte estudadaempaíses europeus.
assuntos desenvolvidos por outras escolas.
organização de atividades de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares.
conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.
a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.
A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:
livre expressão dos alunos.
manter a divisão social existente na sociedade.
criação e criatividade.
sociedade mais justa e igualitária.
experiência cognitiva dos alunos.
O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:
performances assemblages
happenings e grafite.
teatro de rua e gestualismo.
performances happenings
happenings action painting
Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:
seu próprio processo, sendo ele criador.
meta da educação.
processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.
transformação da realidade social.
elaborações intelectuais, com baseemmodelos.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a arteterapeuta Claudia Colagrande, o olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais. São consideradas cores primárias:
vermelho, cinza e branco.
preto, branco e azul.
amarelo, preto e cinza.
azul, vermelho e amarelo.
branco, vermelho e amarelo.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a arteterapeuta Márcia Victorio, a música estimula o cérebro por meio do tálamo, que é sede de todas as emoções e sensações e de todos os sentimentos. É por meio dele que o centro cerebral é automaticamente invadido sem bloqueio algum, possibilitando o sentir e o criar. A teoria psicológica que faz referência direta ao trecho acima é a:
neurocientífica.
gestáltica
junguiana
psicanalítica.
reichiana
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em um setting arteterapêutico, algumas das experiências musicais possíveis na prática de trabalho são:
recriação, respiração e composição.
composição, improvisação e recriação.
improvisação, percepção e respiração.
percepção, composição e improvisação.
recriação, respiração e percepção.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um mesmo comprimento de onda eletromagnética pode ser percebido de maneira diferente por pessoas diversas, revelando a cor como um fenômeno fisiológico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a cor é um fenômeno de caráter:
superficial e analógico.
digital e pictórico.
artificial e seletivo.
subjetivo e individual.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:
secundárias.
análogas.
suplementares.
complementares.
terciárias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...