Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa

  • B.

    contínua

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:

  • A.

    a arte estudadaempaíses europeus.

  • B.

    assuntos desenvolvidos por outras escolas.

  • C.

    organização de atividades de ensino – aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • D.

    conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.

  • E.

    a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.

A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:

  • A.

    livre expressão dos alunos.

  • B.

    manter a divisão social existente na sociedade.

  • C.

    criação e criatividade.

  • D.

    sociedade mais justa e igualitária.

  • E.

    experiência cognitiva dos alunos.

O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:

  • A.

    performances assemblages

  • B.

    happenings e grafite.

  • C.

    teatro de rua e gestualismo.

  • D.

    performances happenings

  • E.

    happenings action painting

Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:

  • A.

    seu próprio processo, sendo ele criador.

  • B.

    meta da educação.

  • C.

    processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.

  • D.

    transformação da realidade social.

  • E.

    elaborações intelectuais, com baseemmodelos.

De acordo com a arteterapeuta Claudia Colagrande, “o olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais.” São consideradas cores primárias:

  • A.

    vermelho, cinza e branco.

  • B.

    preto, branco e azul.

  • C.

    amarelo, preto e cinza.

  • D.

    azul, vermelho e amarelo.

  • E.

    branco, vermelho e amarelo.

Segundo a arteterapeuta Márcia Victorio, “a música estimula o cérebro por meio do tálamo, que é sede de todas as emoções e sensações e de todos os sentimentos. É por meio dele que o centro cerebral é automaticamente invadido sem bloqueio algum, possibilitando o sentir e o criar.” A teoria psicológica que faz referência direta ao trecho acima é a:

  • A.

    neurocientífica.

  • B.

    gestáltica

  • C.

    junguiana

  • D.

    psicanalítica.

  • E.

    reichiana

Em um setting arteterapêutico, algumas das experiências musicais possíveis na prática de trabalho são:

  • A.

    recriação, respiração e composição.

  • B.

    composição, improvisação e recriação.

  • C.

    improvisação, percepção e respiração.

  • D.

    percepção, composição e improvisação.

  • E.

    recriação, respiração e percepção.

Um mesmo comprimento de onda eletromagnética pode ser percebido de maneira diferente por pessoas diversas, revelando a cor como um fenômeno fisiológico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a cor é um fenômeno de caráter:

  • A.

    superficial e analógico.

  • B.

    digital e pictórico.

  • C.

    artificial e seletivo.

  • D.

    subjetivo e individual.

  • E. ingênuo e inerente.

O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:

  • A.

    secundárias.

  • B.

    análogas.

  • C.

    suplementares.

  • D.

    complementares.

  • E.

    terciárias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...