Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa

  • B.

    contínua

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:

  • A.

    a arte estudadaempaíses europeus.

  • B.

    assuntos desenvolvidos por outras escolas.

  • C.

    organização de atividades de ensino – aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • D.

    conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.

  • E.

    a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.

A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:

  • A.

    livre expressão dos alunos.

  • B.

    manter a divisão social existente na sociedade.

  • C.

    criação e criatividade.

  • D.

    sociedade mais justa e igualitária.

  • E.

    experiência cognitiva dos alunos.

O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:

  • A.

    performances assemblages

  • B.

    happenings e grafite.

  • C.

    teatro de rua e gestualismo.

  • D.

    performances happenings

  • E.

    happenings action painting

Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:

  • A.

    seu próprio processo, sendo ele criador.

  • B.

    meta da educação.

  • C.

    processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.

  • D.

    transformação da realidade social.

  • E.

    elaborações intelectuais, com baseemmodelos.

De acordo com a arteterapeuta Claudia Colagrande, “o olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais.” São consideradas cores primárias:

  • A.

    vermelho, cinza e branco.

  • B.

    preto, branco e azul.

  • C.

    amarelo, preto e cinza.

  • D.

    azul, vermelho e amarelo.

  • E.

    branco, vermelho e amarelo.

Segundo a arteterapeuta Márcia Victorio, “a música estimula o cérebro por meio do tálamo, que é sede de todas as emoções e sensações e de todos os sentimentos. É por meio dele que o centro cerebral é automaticamente invadido sem bloqueio algum, possibilitando o sentir e o criar.” A teoria psicológica que faz referência direta ao trecho acima é a:

  • A.

    neurocientífica.

  • B.

    gestáltica

  • C.

    junguiana

  • D.

    psicanalítica.

  • E.

    reichiana

Em um setting arteterapêutico, algumas das experiências musicais possíveis na prática de trabalho são:

  • A.

    recriação, respiração e composição.

  • B.

    composição, improvisação e recriação.

  • C.

    improvisação, percepção e respiração.

  • D.

    percepção, composição e improvisação.

  • E.

    recriação, respiração e percepção.

Um mesmo comprimento de onda eletromagnética pode ser percebido de maneira diferente por pessoas diversas, revelando a cor como um fenômeno fisiológico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a cor é um fenômeno de caráter:

  • A.

    superficial e analógico.

  • B.

    digital e pictórico.

  • C.

    artificial e seletivo.

  • D.

    subjetivo e individual.

  • E. ingênuo e inerente.

O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:

  • A.

    secundárias.

  • B.

    análogas.

  • C.

    suplementares.

  • D.

    complementares.

  • E.

    terciárias.

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