Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Davi” é uma das esculturas mais famosas do mundo. Esculpida no período Renascentista, o trabalho retrata o herói bíblico no exato momento anterior à sua batalha com o gigante Golias. Seu realismo anatômico é impressionante, sendo considerada um ícone de perfeição. A estátua de mármore mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros) e, segundo a história, levou cerca de três anos para ser concluída (de 1501 a 1504). À que grande mestre das artes podemos atribuir a escultura?

  • A.

    Michelangelo.

  • B.

    Donatello.

  • C.

    Leonardo da Vinci.

  • D.

    Rafael Sanzio.

  • E.

    Botticelli.

Grande parte das ideias do movimento tropicalista possui relação com as propostas do movimento:

  • A.

    naturalista.

  • B.

    antropofágico

  • C.

    itinerante.

  • D.

    simbolista.

  • E. raionista.

O pintor mexicano Diego Rivera foi apresentado à arte renascentista numa viagem à Itália, em 1920. Ele admirou, especialmente, os afrescos de Giotto, que o inspirou:

  • A.

    na capacidade de explorar a psicologia humana.

  • B.

    na compreensão das arenas naturais e artesanais.

  • C.

    na proporção e no drama de seus próprios murais.

  • D.

    na busca do conhecimento, da beleza e da perfeição.

  • E.

    na facilidade com que suas figuras se movem no espaço.

As linguagens se desenvolvem em função de projetos. As linguagens artísticas, por serem mais flexíveis, podem se estruturar e reestruturar com base em projetos específicos. No caso das artes visuais, as regras da perspectiva só foram descobertas e usadas na pintura porque o projeto do Renascimento era:

  • A.

    o princípio da tensão e do relaxamento.

  • B.

    a tradicional preferência pela alegoria.

  • C.

    a deformação do que seria o natural.

  • D.

    o afastamento dos arranjos simétricos.

  • E.

    o de retratar o mundo como ele é visto.

Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo.Omovimento descrito diz respeito à:

  • A.

    Escola Montessoriana.

  • B.

    Escola Nova.

  • C.

    Escola de Frankfurt.

  • D.

    Educação Religiosa.

  • E.

    Pedagogia da Contrarreforma.

Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:

  • A.

    cultura de massas.

  • B.

    cultura popular.

  • C.

    classe operária.

  • D.

    cultura erudita.

  • E.

    empresa social.

Com o método dos jogos teatrais, Viola Spolin tinha a intenção de atingir professores ou leigos no teatro para a promoção dos jogos em qualquer circunstância de aprendizagem. Sugere como peças fundamentais para o uso do jogo na educação teatral: o foco, a instrução contínua e elaborada durante o processo, a plateia constituída por parte do grupo e o(a):

  • A.

    espaço cênico.

  • B.

    indumentária.

  • C.

    dramatização

  • D.

    avaliação coletiva.

  • E.

    elementos cênicos.

A alternativa que apresenta os três nomes mais expressivos, como referência em pedagogia teatral brasileira:

  • A.

    Ana Mae Barbosa, Augusto Rodrigues e Paulo Coelho.

  • B.

    Augusto Boal, Ingrid Koudela e Olga Reverbel.

  • C.

    Ingrid Koudela,Ana Mae Barbosa e Joana Fomm.

  • D.

    Paulo Coelho,Ana Mae Barbosa e Olga Reverbel.

  • E.

    Arthur Miller,Augusto Rodrigues eAugusto Boal.

O Batik rompe os padrões estéticos da pintura convencionalemtecidos por meio de:

  • A.

    sombras representativas de animais.

  • B.

    utilização correta do lápis pastel.

  • C.

    marcas com dimensões definidas.

  • D.

    umjogo de sobreposições cromáticas.

  • E. definições de imagens figurativas.

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...