Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Davi é uma das esculturas mais famosas do mundo. Esculpida no período Renascentista, o trabalho retrata o herói bíblico no exato momento anterior à sua batalha com o gigante Golias. Seu realismo anatômico é impressionante, sendo considerada um ícone de perfeição. A estátua de mármore mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros) e, segundo a história, levou cerca de três anos para ser concluída (de 1501 a 1504). À que grande mestre das artes podemos atribuir a escultura?
Michelangelo.
Donatello.
Leonardo da Vinci.
Rafael Sanzio.
Botticelli.
Grande parte das ideias do movimento tropicalista possui relação com as propostas do movimento:
naturalista.
antropofágico
itinerante.
simbolista.
O pintor mexicano Diego Rivera foi apresentado à arte renascentista numa viagem à Itália, em 1920. Ele admirou, especialmente, os afrescos de Giotto, que o inspirou:
na capacidade de explorar a psicologia humana.
na compreensão das arenas naturais e artesanais.
na proporção e no drama de seus próprios murais.
na busca do conhecimento, da beleza e da perfeição.
na facilidade com que suas figuras se movem no espaço.
As linguagens se desenvolvem em função de projetos. As linguagens artísticas, por serem mais flexíveis, podem se estruturar e reestruturar com base em projetos específicos. No caso das artes visuais, as regras da perspectiva só foram descobertas e usadas na pintura porque o projeto do Renascimento era:
o princípio da tensão e do relaxamento.
a tradicional preferência pela alegoria.
a deformação do que seria o natural.
o afastamento dos arranjos simétricos.
o de retratar o mundo como ele é visto.
Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo.Omovimento descrito diz respeito à:
Escola Montessoriana.
Escola Nova.
Escola de Frankfurt.
Educação Religiosa.
Pedagogia da Contrarreforma.
Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:
cultura de massas.
cultura popular.
classe operária.
cultura erudita.
empresa social.
Com o método dos jogos teatrais, Viola Spolin tinha a intenção de atingir professores ou leigos no teatro para a promoção dos jogos em qualquer circunstância de aprendizagem. Sugere como peças fundamentais para o uso do jogo na educação teatral: o foco, a instrução contínua e elaborada durante o processo, a plateia constituída por parte do grupo e o(a):
espaço cênico.
indumentária.
dramatização
avaliação coletiva.
elementos cênicos.
A alternativa que apresenta os três nomes mais expressivos, como referência em pedagogia teatral brasileira:
Ana Mae Barbosa, Augusto Rodrigues e Paulo Coelho.
Augusto Boal, Ingrid Koudela e Olga Reverbel.
Ingrid Koudela,Ana Mae Barbosa e Joana Fomm.
Paulo Coelho,Ana Mae Barbosa e Olga Reverbel.
Arthur Miller,Augusto Rodrigues eAugusto Boal.
O Batik rompe os padrões estéticos da pintura convencionalemtecidos por meio de:
sombras representativas de animais.
utilização correta do lápis pastel.
marcas com dimensões definidas.
umjogo de sobreposições cromáticas.
detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.
domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.
possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.
crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.
trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...