Questões de Artes da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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  • A. I – 3; II – 5; III – 6; IV – 1; V – 2; VI – 4.
  • B. I – 3; II – 2; III – 6; IV – 5; V – 4; VI – 1.
  • C. I – 4; II – 5; III – 6; IV – 3; V – 2; VI – 1.
  • D. I – 4; II – 3; III – 1; IV – 6; V – 2; VI – 5.
  • E. I – 3; II – 5; III – 6; IV – 2; V – 1; VI – 4.

O componedor é um dos recursos técnicos mais antigos utilizados em artes gráficas e se destina a montagens manuais de matrizes tipográficas. Indique o conjunto de elementos mecânicos utilizados no componedor.

  • A. Tipos móveis; rama de montagem; quadratins; e cunhos e chave.
  • B. Tipos móveis; tirantes de fixação; barramentos; tirantes; e espaçadores.
  • C. Tipos móveis; pinça; esquadro; clichê de imagem; e espaçadores.
  • D. Tipos móveis; lingote e entrelinhas; quadratins; esquadro.
  • E. Tipos móveis; guarnições; barramentos; e cunhos e chave.

  • A. A inscrição de número 1.
  • B. A inscrição de número 2.
  • C. A inscrição de número 3.
  • D. A inscrição de número 4.
  • E. A inscrição de número 5.

Observe a seguinte sequência de atividades:

I - Impressão dos cadernos (miolo) e da capa em cartão plastificado;

II - Corte e refilamento dos cadernos e da capa;

III - Montagem dos cadernos;

IV - Junção dos cadernos por costura;

V - Fixação dos cadernos por goma e tela;

VI - Colagem da capa – Livro pronto.

Ela corresponde a que técnica de encadernação?

  • A. Goma e cola.
  • B. Brochura reta.
  • C. Capa dura.
  • D. Mecânica - Espiral.
  • E. Grampo canoa (a cavalo).

Comparando-se as técnicas de impressão tipográfica Plana (ou Platina), Plano-cilíndrica e Rotativa e considerando-se o aspecto da produtividade em relação aos mecanismos de entintamento e alimentação de papel, pode-se fazer a seguinte afirmação:

  • A. Em decorrência dos mecanismos apresentados nas técnicas de impressão tipográfica Plana (ou Platina), a Planocilíndrica e a Rotativa, todas apresentam baixo índice de produtividade, não havendo variações significativas em sua estrutura, ocorrendo apenas variações no âmbito da qualidade gráfica.
  • B. No que tange à produtividade das técnicas tipográficas, o aspecto mais importantes refere-se à quantidade de cores no impresso e, consequentemente, o número de entrada em máquina. Logo, impressos com mais de duas cores acarretam baixos índices de produtividade, independente dos sistemas mecânicos empregados nos equipamentos tipográficos.
  • C. Os equipamentos de tipografia que utilizam sistemas manuais de impressão tendem a ter desempenho inferior às técnicas que empregam sistemas automáticos. Porém, os ganhos de produtividade poderão ser obtidos com um projeto gráfico adequado aos equipamentos.
  • D. As máquinas tipográficas Planas (ou Platina) apresentam índices de produtividade mais baixos, pois seus sistemas de entintamento e alimentação de papéis são manuais ou semiautomáticos, enquanto as técnicas Plano-cilíndricas e Rotativas apresentam maior produtividade em decorrência do uso de sistemas automatizados.
  • E. A técnica tipográfica Plana (ou Platina) apresenta estrutura mecânica mais simples ocasionando maiores índices de produtividade, já as técnicas Plano-cilíndrica e a Rotativa, apesar de possuírem estruturas mecânicas automatizadas ou semi-automatizadas, necessitam de maiores investimentos na produção de clichês, reduzindo a taxa de produtividade.

Qual o nome do problema (efeito gráfico) derivado da sobreposição de ângulos incorretos nos padrões de retículas?

  • A. Efeito fantasma.
  • B. Efeito dublagem.
  • C. Efeito moiré.
  • D. Efeito de espalhamento.
  • E. Efeito halo.

“O processo tipográfico ressentiu-se durante muitos anos do entrave causado na demora da produção de clichês metálicos. Os mencionados clichês tomam na sua sequência de operações muito tempo, exigem equipamentos de difícil manuseio, mão de obra especializada e uma variedade enorme de ácidos, produtos químicos etc.” (NETO, Mário Carramillo. Produção Gráfica. São Paulo: Global, 1987, p. 134).

A fim de reduzir o tempo de produção de clichês, foi desenvolvida a técnica de

  • A. fundição de cobre por gravação direta.
  • B. hot stamping.
  • C. gravação pantográfica em metal.
  • D. processo digisetter de composição.
  • E. polímero foto sensível.

Considerando os recursos informatizados aplicados ao planejamento gráfico e a preparação da “arte-final”, indique o tipo de arquivo digital que deverá ser encaminhado à gráfica para a pré-impressão.

  • A. Arquivo aberto no formato *.CDR (Corel Draw).
  • B. Arquivo fechado nos formatos *.IGES (IGS).
  • C. Arquivo aberto no formato *.JPG ou *. JPEG.
  • D. Arquivo fechado no formato *. PDF/X-1a.
  • E. Arquivo aberto no formato DWG1.

  • A. Técnica de seleção direta – processo que aplica filme reticulado na área selecionada, sendo em seguida é realizado o traço para a montagem do positivo e gravação da chapa.
  • B. Técnica de recorte – corresponde à subtração do valor tonal referente às janelas do título e da figura para depois aplicarse o traço e montagem no negativo e geração do positivo.
  • C. Técnica de sobreimpresso – o texto é sobreposto nos valores tonais e o traço é aplicado sobre o reticulado a fim de gerar o negativo e o filme positivo.
  • D. Técnica de vazado – a janela e o texto são retirados do valor tonal, gerando-se em seguida o filme do autocontraste, e depois a montagem do filme em negativo.
  • E. Técnica de autocontraste – a exposição é feita diretamente com o kodalite para rebaixamento da imagem gerando o traço para em seguida ser aplicada a retífica para montagem do filme em negativo.

Qual a técnica de obtenção de provas que oferece plenas condições de teste do filme, da tinta e do papel que será utilizado no impresso?

  • A. Prova Press Match.
  • B. Provas de prelo.
  • C. Provas Cromalin.
  • D. Provas digitais.
  • E. Provas heliográficas.
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